Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Pedido de ajuda identificar transistor.


Posts em destaque

@nunofc com o modelo do equipamento podemos pesquisar se tem algum esquema para facilitar na identificação do componente. Muito provavelmente vai ser um transistor NPN. Só com essa imagem fica ruim de dizer qual canal ou modelo é esse componente! 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Leonildo disse:

@nunofc com o modelo do equipamento podemos pesquisar se tem algum esquema para facilitar na identificação do componente. Muito provavelmente vai ser um transistor NPN. Só com essa imagem fica ruim de dizer qual canal ou modelo é esse componente! 

A placa é uma controladora de um volante logitech. Envio imagem da placa em causa.

 

Muito obrigado pela ajuda.

IMG_20201002_215839_054.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, nunofc disse:

Boa noite,

Venho pedir a vossa ajuda para tentar descobrir qual é a referencia comercial deste transistor ou se me sabem indicar um transistor equivalente a este?

 

Grato pela vossa ajuda...

Atenciosamente.

 

A+ Gallery_4.jpg

Parece um transistor de efeito de campo 0.1 amper 9 v. Referência ao3401 a19t sot-23. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

Acessórios desse tipo são complicado esquema.

 

@nunofc  a  foto da placa ficou desfocada. Nao consegui seguir as trilhas para tentar deduzir alguma informação. E com esse código também sem sucesso. 

 

Entretanto temos um fator positivo. Veja que do lado existe outro com o mesmo código. Tire ele da placa e veja se é um mosfet ou transistor.  Com essas informações te falo algum compatível. Esta com cara de drive para acionar carga maior sem drenar corrente do circuito integrado ao lado.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ohm disse:

Olá, 

 

Acessórios desse tipo são complicado esquema.

 

@nunofc  a  foto da placa ficou desfocada. Nao consegui seguir as trilhas para tentar deduzir alguma informação. E com esse código também sem sucesso. 

 

Entretanto temos um fator positivo. Veja que do lado existe outro com o mesmo código. Tire ele da placa e veja se é um mosfet ou transistor.  Com essas informações te falo algum compatível. Esta com cara de drive para acionar carga maior sem drenar corrente do circuito integrado ao lado.

 

Boa noite Ohm, grato por toda atenção disponibilizada.

 

O meu problema em concreto é que o transístor Q1, queimou como mostra na imagem.

 

e ampliando a placa dá para perceber que o Q1 começa em 01, como o Q2 e Q3 o que será igual.

 

Daí precisava de encontrar um transístor equivalente ao Q2 ou Q3 para substituir o que Q1 que está queimado.

 

E desta placa não encontro esquema em lado nenhum. 

 

Será que me conseguem ajudar.

 

Abraço forte

 

 

IMG_20201002_143443_046.jpg

main board.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, nunofc disse:

Boa noite Ohm, grato por toda atenção disponibilizada.

 

O meu problema em concreto é que o transístor Q1, queimou como mostra na imagem.

 

e ampliando a placa dá para perceber que o Q1 começa em 01, como o Q2 e Q3 o que será igual.

 

Daí precisava de encontrar um transístor equivalente ao Q2 ou Q3 para substituir o que Q1 que está queimado.

 

E desta placa não encontro esquema em lado nenhum. 

 

Será que me conseguem ajudar.

 

Abraço forte

 

 

IMG_20201002_143443_046.jpg

main board.jpg

Amigo, a forma mais fácil é rápida de saber se é um mosfet (N ou p), ou, transistor npn ou pnp será removendo um da placa e testar com o multímetro. 

 

Com essa informação iremos passar um substituto. 

 

Já lhe adianto que o circuito trabalha com baixa tensão, não visualizei indutores. As trilhas são finas, indica baixa corrente. 

 

Enfim, também com valores de tensão nos terminais da pra ter uma ideia. Ainda existe a possibilidade de ser circuito integrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2020 às 21:13, nunofc disse:

Boa noite,

Venho pedir a vossa ajuda para tentar descobrir qual é a referencia comercial deste transistor ou se me sabem indicar um transistor equivalente a este?

 

Grato pela vossa ajuda...

Atenciosamente.

 

A+ Gallery_4.jpg

Bom dia! Teste o componente para verificar se ele é NPN ou PNP.

 Existem basicamente dois tipos de transistores: os bipolares e os MOS. O teste sugerido aqui vale para os transistores bipolares com junção NPN e PNP.

Screenshot_2020-10-07-10-04-16-1.png

Screenshot_2020-10-07-10-03-15-1.png

Screenshot_2020-10-07-10-03-02-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ohm disse:

Amigo, a forma mais fácil é rápida de saber se é um mosfet (N ou p), ou, transistor npn ou pnp será removendo um da placa e testar com o multímetro. 

 

Com essa informação iremos passar um substituto. 

 

Já lhe adianto que o circuito trabalha com baixa tensão, não visualizei indutores. As trilhas são finas, indica baixa corrente. 

 

Enfim, também com valores de tensão nos terminais da pra ter uma ideia. Ainda existe a possibilidade de ser circuito integrado. 

 

Boa noite Ohm,

 

Envio uma foto dos dados que consegui obter do transistor. 

 

Será que me consegue ajudar com estes dados e indicar um transistor equivalente.

 

Abraço forte

IMG_20201007_144952_759.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Leonildo disse:

@nunofc transistor mosfet canal p! Procura nas suas sucatas um que tenha a referência e que você possa baixar a folha de dados dele e comparar as especificações desse com outro.  Achando um que seja igual ou superior nesses especificações creio que vai ser vir! 

Será que me consegue indicar algumas referencias de transistors equivalentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nunofc veja esse -> 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
! Desculpas a minha ignorância mas não sei bem o que significa as numerações mostrada no seu equipamento se puder me dizer seria bom para o meu entendimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@nunofc veja esse -> 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
! Desculpas a minha ignorância mas não sei bem o que significa as numerações mostrada no seu equipamento se puder me dizer seria bom para o meu entendimento. 

1 hora atrás, Leonildo disse:

@nunofc veja esse -> ! Desculpas a minha ignorância mas não sei bem o que significa as numerações mostrada no seu equipamento se puder me dizer seria bom para o meu entendimento. 

Espero que ajude!

 

Screenshot_2020-10-06-09-59-14.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, nunofc disse:

 

Boa noite Ohm,

 

Envio uma foto dos dados que consegui obter do transistor. 

 

Será que me consegue ajudar com estes dados e indicar um transistor equivalente.

 

Abraço forte

IMG_20201007_144952_759.jpg

Perfeito.

 

O mais fácil de encontrar em sucata ou comprá-lo em lojas é o ao3401, a qual está escrito em seu invólucro at9. Também ao3407a, escrito em seu invólucro a79t.

 

Enfim, para finalizar, remova o mosfet danificado e liga a placa sem ele para conferir se a tensão no pino source é superior à 30v, limite dos dois componentes apresentados. Se estiver dentro desse valor, coloque sem receio.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ohm disse:

Perfeito.

 

O mais fácil de encontrar em sucata ou comprá-lo em lojas é o ao3401, a qual está escrito em seu invólucro at9. Também ao3407a, escrito em seu invólucro a79t.

 

Enfim, para finalizar, remova o mosfet danificado e liga a placa sem ele para conferir se a tensão no pino source é superior à 30v, limite dos dois componentes apresentados. Se estiver dentro desse valor, coloque sem receio.

Boa noite  Ohm,

 

Muito grato pela sua ajuda. 

 

vou fazer o que me disse em testar a tensão, caso esteja dentro dos 30v vou colocar o mosfet, depois post aqui o resultado.

 

Muito obrigado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 08/10/2020 às 00:36, ohm disse:

Perfeito.

 

O mais fácil de encontrar em sucata ou comprá-lo em lojas é o ao3401, a qual está escrito em seu invólucro at9. Também ao3407a, escrito em seu invólucro a79t.

 

Enfim, para finalizar, remova o mosfet danificado e liga a placa sem ele para conferir se a tensão no pino source é superior à 30v, limite dos dois componentes apresentados. Se estiver dentro desse valor, coloque sem receio.

Boa noite ohm.

Acabei de substituir o transistor pelo at9 como me indicou, funciona perfeitamente :-). 

 

Muito muito obrigado.

Abraços e muita saúde...

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...