Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Amplificador CCE AX-4 - Não liga,

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia / boa tarde / boa noite a todos.

Estou com esse amplificador na bancada que não liga, ao abrir e fazer as analises iniciais constatei 1 fusível de 10a aberto junto com os diodos de retificação.

Porem também tenho um zener (D13) em curto que chegou a partir ao meio e não consegui identificar seu valor.

Alguém teria o esquema desse aparelho pra me enviar ou teria o valor desse zener? esse zener está ligado a base de um transistor c4381.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

IMG_20201006_092422.jpg

IMG_20201006_092444.jpg

Editado: por brlacerda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei o zener no lugar, mas infelizmente não "resolveu" meu problema.

Por falta de atenção minha, que não verifiquei antes, o transformador desse aparelho está em curto.

Soltei todos os fios do secundário dele e ele acende na lampada em série. Acho que o que fez esse transformador queimar foi o fusível de valor errado (10a), onde pelo que consegui analisar teria de ser um de no 1a. 

Infelizmente acho que não consigo um trafo desses. Alguém sobe me informar as tensões do secundário dele?

Creio ser algo próximo dos 12v e 18v mas não tenho certeza.

Editado: por brlacerda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Dei uma olhada na internet e não achei o esquema dele.  Se a saída do transformados for só de 3 fios da pra calcular aproximadamente a tensão e a corrente dele pela tensão dos eletrolíticos da fonte. Digamos que sejam de 35 V.  Provavelmente a tensão de alimentação deve ser de 30+30v. A tensão do transformador pode ser calculada dividindo 30 volts pela raiz quadrada de 2 , aproximadamente 1,4142. Isso daria aproximadamente 21,2 V Portanto no exemplo que dei provavelmente um transformador de 20+20V funcionaria. Se a saída do amplificador for de 4 ohms por canal podemos calcular aproximadamente a corrente dividindo 20 V por 2 ohms o que daria 10 amperes total ou 5 amperes por enrolamento de 20 volts, um total de 200 watts.  Lembre -se que sempre transformadores sempre tem uma tensão um pouco maior do que a especificada quando estão sem carga , um transformador de 20 volts geralmente tem uns 22, 23 V. 
As etapas de potência quase nunca são estabilizadas e  portanto o zener citado de 13 volts e o transistor devem ser para alimentar o pré amplificador. Com a queda da junção base emissor  do transistor é de aproximadamente 0,6 a 0,7 volts vai sair um pouco mais de 12 volts. A tensão no coletor deve superior aos 13 volts portanto 16 volts ou mais. Se transformador tiver 5 ou seis fios na saída os 2 ou 3 excedentes são pra alimentar o pré, deve ser uma saída de 13 a 15 volts (5 fios) ou 15+15 (6 fios).   Os diodos retificadores da sua foto parecem ser de 5 amperes, alias os dois próximos do eletrolítico parecem trincados. A capacidade de corrente de uma ponte com 4 diodos é o dobro da capacidade individual dos diodos portanto 10 amperes. Respeitadas as folgas deve ser pra suportar em torno de 8 amperes. 8 amperes a uma carga de 2 ohms = 8 ao quadrado *2 = 128 watts total 64 por canal. O transformador teria que ter a raiz quadrada de  128 watts * 2 ohms ou seja uns 16+16 volts.  Depois de retificado os capacitores devem se carregar com 16*1,4142 = 22,6. Portanto acredito que seus eletrolíticos  devem ser de 25 ou 30 volts. Agora com transformador em curto, zener trincado e diodos provavelmente também é quase certeza que os transistores de saída já eram e mais alguns da placa.  Na verdade o amplificador  deve ter sido ligado no 220 com a chave em 110 volts ou foi vítima de um raio. Para fazer testes você não precisa ter um transformador igual, um transformador de 12+12 de uns 2 amperes deve ser o suficiente para você testar os canais com alto falantes de 8 ohms. Se a tensão antes do transistor com o zener for menor que 14 volts o pré vai produzir um "ronco" de 120 hz mas não costuma queimar. Boa sorte

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brlacerda o fusível f501 é de 1.5A, o f502 é de 0.5A. 

 

O secundário desse transformador possui 5 fios.  

Um é "center tap", dois da fonte simétrica do estágio do amplificador e outros dois dessa fonte de 12v que estava com zener em curto.

 

Existe empresas que "rebobina" transformadores. Não precisa preocupar com valores das tensões que ao fazerem o reparo e volta como estava. 

 

Vai tentar o reparo do trafo ou comprar um novo?

 

Adianto que é interessante conferir integridade do estágio de saída. 

Editado: por ohm
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Andreas Carl disse:

Olá. Dei uma olhada na internet e não achei o esquema dele.  Se a saída do transformados for só de 3 fios da pra calcular aproximadamente a tensão e a corrente dele pela tensão dos eletrolíticos da fonte. Digamos que sejam de 35 V.  Provavelmente a tensão de alimentação deve ser de 30+30v. A tensão do transformador pode ser calculada dividindo 30 volts pela raiz quadrada de 2 , aproximadamente 1,4142. Isso daria aproximadamente 21,2 V Portanto no exemplo que dei provavelmente um transformador de 20+20V funcionaria. Se a saída do amplificador for de 4 ohms por canal podemos calcular aproximadamente a corrente dividindo 20 V por 2 ohms o que daria 10 amperes total ou 5 amperes por enrolamento de 20 volts, um total de 200 watts.  Lembre -se que sempre transformadores sempre tem uma tensão um pouco maior do que a especificada quando estão sem carga , um transformador de 20 volts geralmente tem uns 22, 23 V. 
As etapas de potência quase nunca são estabilizadas e  portanto o zener citado de 13 volts e o transistor devem ser para alimentar o pré amplificador. Com a queda da junção base emissor  do transistor é de aproximadamente 0,6 a 0,7 volts vai sair um pouco mais de 12 volts. A tensão no coletor deve superior aos 13 volts portanto 16 volts ou mais. Se transformador tiver 5 ou seis fios na saída os 2 ou 3 excedentes são pra alimentar o pré, deve ser uma saída de 13 a 15 volts (5 fios) ou 15+15 (6 fios).   Os diodos retificadores da sua foto parecem ser de 5 amperes, alias os dois próximos do eletrolítico parecem trincados. A capacidade de corrente de uma ponte com 4 diodos é o dobro da capacidade individual dos diodos portanto 10 amperes. Respeitadas as folgas deve ser pra suportar em torno de 8 amperes. 8 amperes a uma carga de 2 ohms = 8 ao quadrado *2 = 128 watts total 64 por canal. O transformador teria que ter a raiz quadrada de  128 watts * 2 ohms ou seja uns 16+16 volts.  Depois de retificado os capacitores devem se carregar com 16*1,4142 = 22,6. Portanto acredito que seus eletrolíticos  devem ser de 25 ou 30 volts. Agora com transformador em curto, zener trincado e diodos provavelmente também é quase certeza que os transistores de saída já eram e mais alguns da placa.  Na verdade o amplificador  deve ter sido ligado no 220 com a chave em 110 volts ou foi vítima de um raio. Para fazer testes você não precisa ter um transformador igual, um transformador de 12+12 de uns 2 amperes deve ser o suficiente para você testar os canais com alto falantes de 8 ohms. Se a tensão antes do transistor com o zener for menor que 14 volts o pré vai produzir um "ronco" de 120 hz mas não costuma queimar. Boa sorte

Primeiramente gostaria de agradecer pelo tempo dedicado ao tópico e também pela "aula", foi de grande valia para mim.

O transformador desse amplificador é de 5 fios no secundário. Dei uma verificada básica em transistores inclusive nos da saída e não encontrei nada de anormal. Vou procurar um outro transformador aqui para realizar os testes e retorno.

Mais uma vez muito obrigado . 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ohm disse:

@brlacerda o fusível f501 é de 1.5A, o f502 é de 0.5A. 

 

O secundário desse transformador possui 5 fios.  

Um é "center tap", dois da fonte simétrica do estágio do amplificador e outros dois dessa fonte de 12v que estava com zener em curto.

 

Existe empresas que "rebobina" transformadores. Não precisa preocupar com valores das tensões que ao fazerem o reparo e volta como estava. 

 

Vai tentar o reparo do trafo ou comprar um novo?

 

Adianto que é interessante conferir integridade do estágio de saída. 

Não encontrei o transformador original para compra @ohm, vou explicar a situação ao cliente, deixar ele bem ciente das condições do aparelho. 

Poderia me informar alguém em MG que poderia rebobinar esse transformador para mim?

Do mais verei o que ficaria melhor para o cliente, um transformador novo com as mesmas características ou o conserto do transformador original do aparelho. 

Fiz a verificação do estagio da saída também e nada de anormal foi encontrado.

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @ohm  está certinho, eu joguei as sua fotos num editor de imagem pra poder sobrepor o lado cobreado ao lado dos componentes. Os dois fios azuis vão nos dois diodos bem em frente que alimentam o transistor com o zener. Eu achei na internet o circuito do Ax-10, provavelmente um circuito bem semelhante ao do seu Ax-4 mais "turbinado" digamos assim. Sou novato aqui e não sei se pode postar esquemas aqui, um outro esquema que eu estava interessado tinha que ter créditos pra baixar. Mas é só jogar no google esquema do ax-10. Ele tem capacitores de 6800 mF x 50 volts (pelas suas fotos os do seu são de 4700 mF , não dá pra ver a tensão) e apesar de não ter a tensão do transformador tem a tensão de alimentação que é de 35 volts, portanto calculando a tensão sem carga do transformador dá 24,75 volts, provavelmente a especificação deve ser algo como 23 + 23 V. Os diodos principais são GP25-D que são de decepcionantes 2,5A em encapsulamento DO 201 AD e medem mais ou menos 5 mm de diâmetro por 10 mm de comprimento o que aparentemente bate com os da sua foto. Colocando 4 falantes de 8 ohms e deixando o volume bem alto tenho até pena dos diodos. Provavelmente o transformador deve ter uma corrente baixa, já ouvi falar de transformadores enrolados com fio de alumínio em vez de fio de cobre, colocando carga a tensão despenca junto com a corrente. Por isso se você  for comprar um transformador com a corrente baseada nos cálculos do meu outro post provavelmente vai ser bem maior do que o que está no aparelho, são cálculos baseados na lei de ohm e não na lei do "vamos baratear o máximo possível". O circuito do AX-10  só tem pré amplificador para a entrada de phono, para as outras entradas o sinal é jogado diretamente no potenciômetro de volume o que é, digamos, anti técnico já que alterando o volume pode alterar a impedância de entrada.Cada canal é um circuito clássico de amplificador de potencia com par diferencial na entrada. O controle de tonalidade é feito com um circuito passivo baxandal que fica numa placa separada presa nos pots de graves e agudos no painel e é ligada em paralelo com o resistor de realimentação que vai da saída para a base de um dos transistores do par diferencial (nunca vi isso).   No YouTube tem um cara consertando um Ax-100 e dá pra ver uma plaquinha com resistores e capacitores presa nos potenciômetros, quase certeza é o mesmo sistema. O pré de phono usa  um operacional duplo 4558 e a alimentação é feita com dois resistores ligados no +35 e -35 V e dois zeners. Será que encareceria tanto colocar mais dois 4558 e fazer um pré normal? Bem, a  fonte principal tem um circuito semelhante ao do seu com zener na base do transistor, porem ao invés de zener usa resistores para polarizar a base e serve para abaixar a tensão de +35 para 30 V. Esses 30 V são usados para alimentar os pares  diferenciais na entrada dos dois canais. O transformador tem mais uma saída de dois fios mas, diferente do seu, não é conectada ao center tap e não tem relação com o circuito em si. Tem 4 diodos e um capacitor de 1000 mF x 16 V e serve somente para alimentar as lâmpadas do painel. Precisa ver se os 12 volts do seu é ligado através de um resistor (no circuito do ax-10 consta como resistor de segurança) nos transistores da entrada também. Existe a possibilidade do seu usar um pré para phono um circuito com 4 transistores, 2 para cada canal, na verdade todos os amplificadores e receivers da década de 70 e 80 que eu abri usam esse esquema, funciona muito bem e usa fonte simples, no seu caso os 12 volts. Os 12V também devem servir para as lâmpadas do painel. Portanto coloque uma fonte de bancada nos 12 volts e experimente um transformador de 15 + 15 se você tiver aí. Se funcionar tem sites que vendem transformadores e fornecem as dimensões físicas, acredito que um de tamanho compatível vai dar uns 4 ou 5 amperes. O chato é achar um que tenha aquela cinta de cobre pra não induzir ronco. Meça a corrente que ele puxa dos 12 volts, não deve ser muito. Você pode pensar em puxar do +VCC,, com trafo de 15+15 vai dar uns 21, 22 volts. Coloque  um dissipador no transistor e aumente o resistor R 80 que alimenta o zener ou calcule um resistor pra colocar em série com o coletor do transistor. Ou adapte um 7812 de uma vez, eles aguentam 1A e até 35 volts na entrada com o devido dissipador claro.  E avise o dono que se colocar quatro caixas e ouvir com volume alto pode queimar de novo...rsaaa.thumb.jpg.1ad9a3f6c8fc5093863cd5938b5069e2.jpgaad.thumb.jpg.6d05d276a6e0ca5f7b39e48ddb2e1d04.jpg@ohm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 às 08:52, brlacerda disse:

Poderia me informar alguém em MG que poderia rebobinar esse transformador para mim?

Infelizmente não tenho.  Ser não tiver em sua região... podemos tentar indicar um compatível para comprar. Imagino que o custo de transporte irá onerar bastante o reparo desse trafo, pois será dois fretes, ida e volta.

 

Você já tem diversos cálculos em seu poste, vou tentar ser objetivo.

Os diodos retificadores da fonte simétrica são Sk3-20 (suporta 3A, 200v).

Pelo fusível de entrada sabemos que a potência máxima permitida será em torno de 190w, caso contrario  o fusível vai romper.

Imagino que esse amplificador utiliza duas caixas com impedância de 8 ohns cada. Ou seja, vamos supor que terá disponível 6A e com a impedância de 4ohns (as duas caixas) terá próximo de 144w. Agora a tensão, será próxima de 24v dc.

 

Enfim, transformador de 18v ou 20v com center tap e corrente de 6A ( para duas caixas de 8 ohns). A questão da fonte auxiliar de 12v é para a iluminação do painel e acionamento de led's. Não passará de 150mA de consumo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Agradeço a ajuda do amigo  @Andreas Carl que me ensinou bastante nesse pequeno tópico e também do amigo @ohm que não é a primeira vez que me ajuda e muito em um aparelho.

Consegui o transformador com um amigo meu a preço de banana, repassei ao cliente a um valor melhor ainda, mas segundo ele, ele achou que era só o fusível que ele tinha trocado que tinha queimado novamente, achou que o valor da manutenção seria uns 50 mangos, haha. Enfim, não foi tempo perdido pelo conhecimento adquirido, mas da próxima vez antes de correr atras de tudo acho que vou perguntar quanto o cliente pretende gastar.

Obrigado a todos o envolvidos, mas não foi dessa vez. forte abraço.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...