Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido HDD Sansung Barracuda 1000Gb ST1000DM003 troca da placa lógica

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal, a um mês atrás, esse meu HD parou de funcionar.
Notei que ele simplesmente não deu mais sinal de vida e verifiquei que a placa lógica havia cumprido seu destino kk.
Não sobreviveu após 2 meses ininterruptos com meu computador ligado, evidente (Alias, não façam isso com esses modelos, eles não devem ficar ligados mais do que 7 hrs diárias).
Sendo assim, eu importei uma placa lógica da china exatamente igual, com os mesmos CIs e tudo mais, a mesma revisão, tudo identica.
Coloquei nele e ele, ele liga, faz tec tec tec, como se tivesse tentando ler, mas não é reconhecido pela bios.
Pesquisando descobri que eu não posso simplesmente substituir uma placa lógica, por mais igual que ela seja, pois a bios é própria para cada HD.
Eu joguei a antiga fora, achei que tinha salvado a bios dela , mas eu perdi... utilizei outra bios que achei aqui e também não funcionou, alias, com essa daqui do forum nem o tec tec tec, ele faz, fica totalmente inativo.
Há alguma solução ainda ? Queria arrumar ele por conta do conteúdo que tem nele , 700 gb que perco.
Obrigado

Editado: por lucasrc91
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o HD se quer aparece na bios, ele deveria aparecer, não deveria?
Ele estragou pelo que eu disse, deixei o computador ligado sem desligar, mas ele era um segundo HD, não usava, só quando acessava ele carregava, e fora isso, não bati nem fiz nada, só tirei a placa e deixei ele guardado até hoje. 
A placa lógica dele, realmente estava queimada. identifiquei que não tinha as tensões.
 

Editado: por lucasrc91
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasrc91 Boa tarde, eu mesmo já consertei vários hds com problema de placa simplesmente trocando a placa por outra igual.

Esse barulho que você se refere é problema da agulha batendo dentro, neste caso dificilmente terá salvação, infelizmente.

Abrir o hd pode piorar ainda mais a situação dele, mas como parece que já está perdido mesmo, eu tentaria abrir ele e ver se alguma mexida na agulha poderia ajudar a resolver o problema.

Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, elias.girardi disse:

@lucasrc91 Boa tarde, eu mesmo já consertei vários hds com problema de placa simplesmente trocando a placa por outra igual.

Esse barulho que você se refere é problema da agulha batendo dentro, neste caso dificilmente terá salvação, infelizmente.

Abrir o hd pode piorar ainda mais a situação dele, mas como parece que já está perdido mesmo, eu tentaria abrir ele e ver se alguma mexida na agulha poderia ajudar a resolver o problema.

Boa sorte aí!


Mesmo ele não aparecendo na Bios? Ele não deveria aparecer primeiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você conectar apenas uma placa lógica de hd na placa mãe o hd não será reconhecido. Então não creio que ele deveria ser reconhecido se o disco interno dele está batendo agulha.

Agora, elias.girardi disse:

@lucasrc91 Se logo ao ligar ele começa a fazer o tec tec e não para, então nem na bios vai ser reconhecido.

Mas se o barulho acontece de vez em quando ou começa depois de um tempo, acho que daí sim, ele deveria ser reconhecido.

Concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu até coloquei outra bios, como eu disse. E com a outra ele realmente nem liga, então creio que esteja com a bios certa mesmo e ele danificado.
Vocês me ajudaram bastante, muito obrigado. 

5 minutos atrás, elias.girardi disse:

@lucasrc91 Boa tarde, eu mesmo já consertei vários hds com problema de placa simplesmente trocando a placa por outra igual.

Esse barulho que você se refere é problema da agulha batendo dentro, neste caso dificilmente terá salvação, infelizmente.

Abrir o hd pode piorar ainda mais a situação dele, mas como parece que já está perdido mesmo, eu tentaria abrir ele e ver se alguma mexida na agulha poderia ajudar a resolver o problema.

Boa sorte aí!

Resta tentar abrir então, vamos ver o que acontece

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Infelizmente, vc nao pode somente trocar a placa logica de um para o outro. A melhor forma de fazer sem ter que gastar com ferramentas de alto custo, é substituir a BIOS da placa logica nova, pela BIOS da placa logica antiga, na forma de dessoldar e soldar com soprador termico.

 

MAS...... como vc teria certeza que o problema realmente era na placa logica? Partindo do prinicipio que REALMENTE seja a placa logica, fazendo esse procedimento de substituicao da bios, vai funcionar.

 

Nos HDs modernos (ja faz muito tempo isso), tem-se uma parte do start no disco (P-LIST/G-LIST), e a parte de controle no chip da BIOS. HDs seagate (ou samsung) tem bios bloqueadas na tentativa de evitar o recondicionamento de hds. Vc pode tentar a reconstrucao usando programas especificos como SEDIV, ou equipamentos da ACELABS/MRT/etc. Mas o custo desses equipamentos é altissimo. Infelizmente.

 

Ate existia um upgrade de firmware para esse modelo: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sobre isso que eu acabei de falar, pode ver aqui:

 

 

Editado: por hawkinf
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...