Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PIC16F716


Posts em destaque

Pessoal tudo bem com vcs, espero que sim!?

estou com uma placa athletic way pci 1801 esquema da esteira caloi 

a principio não estava liberando a tensaõ de 380 vdc para o motor, troquei o drive do mosfet a tensão voltou ao normal

mas acontece que, quando conecto as conexão do motor nos pinos de alimentação a tensão nos mesmos cai pra zero !

testei a alimentação de 15V U3, 25V U4, 5V U5, 25V U6 e consequentemente a de 5V do C16F716, todas as tensões aparentimente estão ok então queria partir para 

a substituição do ci mencionado na descrição, mas não estou conseguindo encontrar no comecio alguem pode me ajudar ?

 

file:///C:/Users/jhonl/Downloads/Esteira+Athletic+Conv+Rev.2+(17628)+1,4+HP.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, tudo bem?

Se você substituir o PIC, precisará do firmware da esteira para gravá-lo no chip. Você teria o firmware e um gravador de PIC?

 

Outra coisa: pelo que você descreve, esse motor pode estar em curto e isso está matando a tensão. Meça a resistência entre os terminais do motor e nos diga qual o valor encontrado.

 

Antes de atestar que o PIC está com defeito, eu faria o seguinte teste: 

 

1) Desconecte o motor;

2) Plugue as pontas de prova de um multimetro na escala de tensão nos terminais que iriam ser conectados no motor (os terminais que vem da placa);

3) Acione os menus da esteira de modo a verificar se alguma tensão aparece no multímetro.

 

Se alguma tensão aparecer, significa que o PIC está ok (ao menos, aparentemente).

 

Abraço,

 

Pedro Rosa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno!!! Então, fiz o teste de resistência ômica do motor e está em torno de 7 ohms, e relacionado 

ao teste de controle de corrente conectei uma lâmpada encandescente em série com a saida da placa e a tensão continua a  cair.  também chequei as resistencia do circuito de protecao da placa e todos estão de acordo com o código dos mesmos.

E quando conectado ao painel de controle  sem nenhuma das cargas a tensao de saida e fixa 380 VDC, sem nenhuma alteracão.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está informando um caminho local da sua máquina.

Para anexar arquivos basta clicar no clipes abaixo...

 

P.S: Consegui encontrar no Google no link abaixo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

image.png.61208a9855d740d50686910cd18aa968.png

Editado: por pedrorosasb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

2 horas atrás, pedrorosasb disse:

Você está informando um caminho local da sua máquina.

Para anexar arquivos basta clicar no clipes abaixo...

 

P.S: Consegui encontrar no Google no link abaixo:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@pedrorosasb muito obrigado pela intenção de auxiliar o colega, entretanto não é permitido informar link externo para download. Somente do nosso acervo. Gentileza editar sua mensagem. Pode também "subir" o arquivo para nosso servidor. 

KHbUAK

 

 

 

@Jhonllenon provavelmente o rele k1 está sendo desativado por alguma proteção.  Esse resistor que encontrou alterado faz parte da monitoração da tensão na resistência shunt do motor. 

 

O resistor r9 está bom?

Confira também tensão ac na ponte retificadora u2 no momento da falha, assim saberemos se é proteção. 

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, ohm said:

Olá, 

 

@pedrorosasb muito obrigado pela intenção de auxiliar o colega, entretanto não é permitido informar link externo para download. Somente do nosso acervo. Gentileza editar sua mensagem. Pode também "subir" o arquivo para nosso servidor.

 

 

Perdão, ilustre. Acabei empolgando e me destraí quanto a essa regra.

 

1 hour ago, Jhonllenon said:

R24 470 Ohms esta com um valor alterado. 

medir 50 ohms vou sacar ele da placa e tentar para fazer uma verivicação mas confiavel ....

e volto com resultados pela atenção meu muito obrigado

 

Você fez a medição do resistor fora da placa? Como ele faz parte do controle de corrente, a resistência equivalente será diferente.

 

Aproveite e confira também o estado da bobina do relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm o resistor R9 ta com um valor estranho tipo 00.5 ohms  acho que deveria estar em 22 mileOhms certo?

a respeito do k1 ele ta atuando quando liga a carga que pelo que parece o problema deve esta na proteção, e notei tbem como vc mencionou que a tensão AC tbem cai fica em torno de 15 volts...

será que posso matar Q3 para fazer um teste ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o relé aí não é de proteção. Ele faz parte de um circuito de pré-carga, para evitar um surto de corrente quando a placa é energizada. Quando se liga a placa na rede, o C1 se carrega lentamente através do R2, e quando ele atinge uma tensão próxima da nominal, o relé é acionado e bypassa o R2. Se o K1 é acionado, é sinal que o PIC pelo menos está 'vivo'.

 

Você está com a esteira inteira, ou só a placa e o motor?

 

Para o motor girar, a placa precisa que o loop de proteção (no CN4) esteja fechado, e receber o comando de partir via painel.

Acredito que tenha um erro nesse esquema. Pelo que lembro dessas placas de estejeira, dois pinos são o loop de proteção (vai naquele reed switch no painel onde se põe um imã preso a uma pulseira), e os outros dois pares de pinos correspondem aos botões de acelerar e desacelerar.

 

Ah, veja se tem alguma tensão no pino 7 do LM311. Se tiver, a proteção contra sobrecarga no motor está sendo acionada. 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela observação @zazulak

 

@Jhonllenon Se a tensão ac cai para 15v ac é porque o relé está isolado ou nao está sendo acionado corretamente. E como mencionado, so  tem a tensão no c1 devido o r2, entretanto sem o relé nao terá corrente e a tensão cairá. 

 

 Em relação ao q3, melhor é verificar  a tensão entre os terminais da bobina do relé e no próprio q3. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Obrigado por compartilhar do seu conhecimento!!!  Sim esta esteira tem um imã que vai fixado no painel de controle.

eu bypassei o r2 e a carga funcionou normal, mas dai nao  sei se vou poder da os comandos de aumentar e diminuir a velocidade eu  aki estou fazendo os teste com uma lampada encandescente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...