Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer a315-53-33ad - c5v01 LA-E891P - Não liga

Avalie este tópico:


AlexandeDominio

Posts em destaque

Boa tarde pessoal tudo bom com voces! bom hoje estou com essa placa na bancada com o seguinte problema! não liga nada! analisando o esquema elétrico da mesma vi que não tinha as tensões de 3v e 5v! so tinha os 19v!  entao fui aferindo pra acha onde essa tensão de 19v esta morrendo pois a mesma não chegava ate o pwm de 5 e 3v.

então achei o PQ302 So tinha os 19v nos drenos. no gate 0v e souce 0v, troquei o mesmo por outro e continuou a mesma coisa. os 19v não passava pro outro lado. entao fiz um junp puxando os 19v dos drenos pro soucer. blz o pwm recebeu a alimentação normal e liberou apenas os 5v. os 3 nao apareceu fui na bobina pl402 que e onde a tensão de 3v surgi pra verifica possível curto e nada de curto. alguém pode da uma ajuda?

IMG_20201008_155427458.jpg

Editado: por AlexandeDominio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, AlexandeDominio disse:

então achei o PQ303 So tinha os 19v nos drenos. no gate 0v e souce 0v,

@AlexandeDominio qual esquema você está seguindo? Você quer dizer que os 19v está só no dreno do PQ302? O PQ303 já tem um diodo interno que está no sentindo correto da tensão! Esses mosfet satura com uma tensão de 24v no gate. Veja se  PU301 tem a tensão de VIN pino 20, pino 16 tem que ter 6v. Verificar a tensão nos pinos 5 e 6! Como falei, o pino 4 tem que ter uma tensão de 24v para saturar os dois mosft da entrada! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, AlexandeDominio disse:

Pino   5 =  0v

@AlexandeDominio analisando melhor aqui, vir que esse pino só vai ter 3v quando a tensão de VIN chegar no PU401 e liberar o pino LDO3. 

5 minutos atrás, AlexandeDominio disse:

Pino   4 =  0,2v

Quando você levanta a PR303 a tensão aparece no gate dos msofet? Nada de consumo na fonte com a placa no estado de S5 (standby)? O PQ301 existe na sua placa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, AlexandeDominio disse:

removi a PR303 e mesmo assim não aparece a tensão no gate!

PQ301 existe sim.

@AlexandeDominio ele vai está zerado mesmo! A tensão de VIN em quem passar por ele...Você trocou os dois mosfet ou só um? O melhor é trocar os dois por dois 100%! Se não resolver troca o charger.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlexandeDominio fazendo um comentário analise: é o PU301 através do pino [ 4 ACDRV ] que faz o controle de chaveamento do PQ301 por meio do divisor resistivo PR309 e PR302. Portanto o PU301 é suspeito de estar com defeito ok. Mas tem que ser feito uma analise com o esquema elétrico racional de como funciona o caminho da tensão.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

fazendo um comentário analise: é o PU301 através do pino [ 4 ACDRV ] que faz o controle de chaveamento do PQ301 por meio do divisor resistivo PR309 e PR302.

Não entende essa parte do divisor? 

O esquema que estou analisando junto com o colega não tem esse divisor! 

4 horas atrás, AlexandeDominio disse:

acer.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@AlexandeDominio no meu entender o defeito está aqui no PQ301. Pois a tensão dos gates do PQ302 e PQ303 vem do Dreno do PQ301.

 @FLAVIOTECH acredito que quem alimenta os gates de pq302 e pq303 é a tensão de 24v vinda acdrv pino 4 pu301 como @Leonildo disse.

nessa situação pq301estará cortado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um procedimento que costumo fazer, Tira o o  FET da entrada, PQ302 e PQ303  o qual  não estão saturando, remove a solda com malha, estanha bem o FET e ressolda ele. Parece estranho mas esse procedimento já resolveu alguns aparelhos com o mesmo problema. Logo depois desse procedimento o 25V aparece no gate e a máquina volta a funcionar corretamente. Me parece solda fria nesse FET de entrada que causa a interrupção de seu chaveador. Não tenho  algum argumento muito técnico para isso, mas, na prática, já resolvi vários notes dessa forma. Fazer esse procedimento lógico, depois de aferir as tensões de entrada do PWM da bateria, se elas não estiverem lá, logicamente não vai resolver. Também já peguei casos raros em que a trilha de dos 25V estava alterada e tive que corta-la nas duas extremidades e fazer uma trilha externa, mas como disse, isso é muito raro acontecer, quando aconteceu eu queimei a cabeça para resolver com essa técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

procura o jumper pj403 e veja se a tensão vai subir na pl402?

@AlexandeDominio desculpas eu quis dizer para você abrir o jumper PJ403 pra ver se a tensão vai subir na PL. Injeta tensão no source do PQ302 com esse jumper aberto e veja se a tensão de 3.3v vai subir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...