Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Nobreak SMS net4+ 1400VA - Trilha rompida + reles batendo em rede

Avalie este tópico:


Rhuan

Posts em destaque

Olá, 

 

@Rhuan primeiro ponto: realmente tinha vestígios da fusão do cobre da trilha?  Normalmente cinza e o cobre derretido. 

 

Se sim, sem dúvida que é ligado ao terminal da direita. A marca mais clara em relação ao resto do vernix da placa indica que existia trilha sim.

 

Agora,  caso nao houvessem vestígios,  pode ter sido cortada/modificada na fábrica. 

 

Por fim, se realmente foi rompida,  existe possibilidade de ter componentes avariados nessa malha.

 

Boa  sorte!

 

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o reparo da trilha, e o nobreak está em teste.

Não sei vocês, mas percebi que as trilhas desta placa da sms são bem fracas, qualquer aquecida ela rompe. Fora que elas são muito próximas entre as soldas (espaço quase menor que uma agulha).

 

Assim que concluir os testes e estiver tudo ok, eu aviso aqui.

Editado: por Rhuan
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2020 às 19:55, Rhuan disse:

Fiz o reparo da trilha, e o nobreak está em teste.

 

Não esqueça de postar uma foto de como ficou para podermos ver amigo.

 

Em 10/10/2020 às 19:55, Rhuan disse:

Assim que concluir os testes e estiver tudo ok, eu aviso aqui.

 

Vamos aguardar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@elias.girardi Sim, são novas e com carga.

 

Ele começa a metralhar os reles de forma constante quando acionado pelo botão e a energia oscila (não tenho variador de tensão). Fica exatamente como esse vídeo que não é de minha autoria:

 

Medi as fontes dele quando conectado na energia:

 

Tip 41

15,3

14,7

24,5

 

LE50

4,91

14,7

 

Não teria que ter mais de 5v no LE50?

Já troquei o lm358 por garantia, mas continua a mesma...

Na bateria funciona normal.

 

Editado: por Rhuan
atualização de informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Rhuan Isso demonstra ser defeito de feedback de estabilização de tensão de entrada (quase todos os nobreaks possuem estabilizadores incluídos).

É normal de ser utilizado optoacopladores nestes circuitos. Você terá de analisar o circuito de exemplo que estou utilizando.

Como você citou que com bateria ele funciona normal, não é problema de inversor e sim de estabilizador.

Boa sorte amigo.

print.png

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

 

Reles, e transistores de acionamento foram trocados por novos. Trilhas e soldas conferidas.

Troquei os 2 lms 324 smd, mas continua a mesma coisa.

Hoje resolvi trocar os 2 capacitores de 0,1µF de 250v na entrada de rede, por 2 capacitores 0,1µF 275v x2  para fazer um teste.

LM19 não encontro por aqui, nem o LM50 (os vendedores nunca ouviram falar neles).

 

Não sei mais o que fazer, alguma dica?

 

Editado: por Rhuan
atualização de informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz muito sentido  dica do amigo @LuisStegel, porem , acredito que o esquema seja este.1179459489_4.thumb.PNG.89229352c2b58e7c599763b88d7ced29.PNG

 

é preciso verificar toda esta etapa, e também os resistores r43 e r45, se for possível, verifique com  osciloscópio se a tensão VIN se altera junto com as batidas dos reles,

tente verificar também se não existe condutividade na placa na parte isolante, causada por pontos de umidade, liquido que possa ter evaporado das baterias ou até mesmo algum produto utilizado na limpeza da placa.

 

vou tomar a liberdade de usar o caso do amigo @leandro santos magrine como exemplo, onde ele  trocou os reles e resolveu, e com muito respeito digo que acho que esteja enganado, pois o fato do rele estar batendo dificilmente vai ser culpa do rele e sim do circuito que esta mandando ele comutar. o que eu penso que aconteceu foi: na troca dos reles, o calor da soldagem fez evaporar alguma humidade que havia na placa. peço que o amigo não me leve a mal!😅

Editado: por paivafrota
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A metade do lm358 que faz o sincronismo (sinc), podemos ignorar pois a etapa de sincronismo só é usada quando o nobreak vai comutar do modo inversor para o modo rede, já a outra metade  faz o circuito de amostragem de tensão de entrada (vin), o fato de os pinos 5 e 6 estarem com a mesma tensão mostra que o circuito integrado lm358 está bom, pois em configuração de realimentação negativa sempre a entrada inversora copia a não inversora, porém, eu acredito que variação que está ocorrendo na saída (pino 7) não pode ser capturada pelo multímetro, seria necessário osciloscópio pois alem de ser uma variação muito rápida  se trata de uma tensão ac retificada em onda completa e nao uma tensao dc filtrada. Seria ótimo ver esse pulso no momento que ocorre o defeito.  Desculpe a falta de formatação do texto, estou no celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está descartada essa possibilidade,  mas verifique também os resistores, eu lembro de em um modelo mais antigo (net 3, se nao me engano), ter problemas de amostragem de rede nesses resistores, porém,  na ocasião eles trabalhavam muito quentes, aqueciam tanto que mudavam de cor.

20201102_051822.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...