Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E1-510 V5WE2 LA-9532P Liga e não da imagem

Avalie este tópico:


Vtronic

Posts em destaque

Boa tarde!! Estou com este acer que no meio da formatação se desligou, e ao religa-lo, ele liga e não da imagem.

 

O Consumo na fonte com ele desligado fica entre 0.019 e 0.020 mha.

Quando ligo ele, o consumo vai a 0.025mha por uns 10 segundos e retorna a variar entre 0.019 e 0.020.

 

Possuo +5VALWP

Possuo +3VALWP

O SIO está com o EC_RST# a 3v mas segue a sequência (acredito eu)

O PM_SLP_S4# está a 0v

Alimentações do SIO, tudo ok

O SUSP# fica em 0v - Este sinal que habilita as outras tensões e mesmo após pulsar o Power ele continua a 0V.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Vtronic 

pino 106 PBTN_OUT#

pino 100 PCH_RSMRST#

Antes e depois do Power!

 Boa tarde!!

 

Pino 106: 3.3v antes e depois de pressionar o botão de Power; (da uma caida para 2.8 por 1 segundo e retorna a 3.3)

Pino 100: 3.3v antes e  3.2v depois de pressionar o botão de Power;

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vtronic lendo novamente o titulo vir que a placa liga sem vídeo! Não prestei atenção...

Bateria do CMOS é sempre bom verificar se tem a tensão normal?

Faça essas aferições direitinho ok! 

Esse sinal EC_RST# é o primeiro reset da placa ele está ok! 

Esse sinal PBTN_OUT# no estado de S5 fica em nível alto, vai a nível baixo junto com o power! No estado S5 é nível alto, pressionou o botão vai a nível baixo e logo depois volta para o estado normal.

A PCH vai liberar os estados SLP_S5/S4#  que antes estado S5 estava em nível baixo e vai a nível alto quando a placa ligar! Todos S5/S4/S3# vai a nível alto!

Quando o I/O liberar o sinal PM_SLP_S3# o sinal SUSP# que no estado S5 vai está em nível baixo, ele tem que subir nível alto.

Meça a resistência do pino 116? O sinal SYSON tem que ser enviado no estado S4!

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 às 17:37, Well7487 disse:

@Vtronic esses acer acontece muito da pilha estar sem carga e ele ratiar

então inicie vendo a pilha da bios como o amigo @regisfatef pediu

e o slot da pilha também 

Bom dia!! Ressoldei os pinos da bateria, troquei a bateria e nada. Liguei a placa no carregador e injetei 3.3 no positivo da bateria (sem ela) e continuou na mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 às 17:54, Leonildo disse:

@Vtronic lendo novamente o titulo vir que a placa liga sem vídeo! Não prestei atenção...

Bateria do CMOS é sempre bom verificar se tem a tensão normal?

Faça essas aferições direitinho ok! 

Esse sinal EC_RST# é o primeiro reset da placa ele está ok! 

Esse sinal PBTN_OUT# no estado de S5 fica em nível alto, vai a nível baixo junto com o power! No estado S5 é nível alto, pressionou o botão vai a nível baixo e logo depois volta para o estado normal.

A PCH vai liberar os estados SLP_S5/S4#  que antes estado S5 estava em nível baixo e vai a nível alto quando a placa ligar! Todos S5/S4/S3# vai a nível alto!

Quando o I/O liberar o sinal PM_SLP_S3# o sinal SUSP# que no estado S5 vai está em nível baixo, ele tem que subir nível alto.

Meça a resistência do pino 116? O sinal SYSON tem que ser enviado no estado S4!

 

Citar

 

 

 

Opa!! Amigo, o pino 116 que seria o SUSP# esta com 0v quando a placa starta; a resistência da infinta.

O pino 95 que é o SYSON está com 0v quando a placa starta também. e sua resistência é infinita.

 

Uma pergunta, quando o PCH Libera/tira a placa do estado S5, ela vai a nível alto, correto? se estiver a nivel baixo, não estara liberado do estado S5? (no caso o pino SLP_S5)

Pois quando ligo a placa e ascende o LED azul, o pino 14 PM_SLP_S5# fica a 0v.

Editado: por Vtronic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei a tensão no pino 65 do IO, o ADP_I e está com 0v (que acredito que seja a identificação do carregador) com o carregador conectado, não deveria ir a nivel lógico alto?

Botei a bateria e ela carrega, a fonte vai a 1A e quando aperto o Power, cai novamente para 0.025mha e volta  carregar com a placa em standby.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vtronic 

13 minutos atrás, Vtronic disse:

Uma pergunta, quando o PCH Libera/tira a placa do estado S5, ela vai a nível alto, correto? se estiver a nivel baixo, não estara liberado do estado S5? (no caso o pino SLP_S5)

Pois quando ligo a placa e ascende o LED azul, o pino 14 PM_SLP_S5# fica a 0v.

A placa liga e permanece ligada? Ou somente o LED acende e apaga sem nada mais acontecer? O bios é U29? Tem alimentação no pino 8? Essas tensões tem que subir quando a placa liga, se ele está ligando sem vídeo, creio que esse estado de S4/S5 era pra está em nível alto. O consumo da placa quando liga deve ser muito pouco não é? 

 

Em 09/10/2020 às 16:52, Vtronic disse:

da uma caida para 2.8 por 1 segundo e retorna a 3.3)

Essa tensão é pra ir a 0v! Pode ser isso que está fazendo com que a placa não ligue!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Leonildo disse:

@Vtronic 

A placa liga e permanece ligada? Ou somente o LED acende e apaga sem nada mais acontecer? O bios é U29? Tem alimentação no pino 8? Essas tensões tem que subir quando a placa liga, se ele está ligando sem vídeo, creio que esse estado de S4/S5 era pra está em nível alto. O consumo da placa quando liga deve ser muito pouco não é? 

 

Essa tensão é pra ir a 0v! Pode ser isso que está fazendo com que a placa não ligue!

O LED liga, fica 10s ligado e apaga e o consumo quando o LED fica aceso é de 0.025mha.a BIOS é o U6

Acredito que a placa nem chegue a startar com esse consumo, consequentemente não saindo do estado S5.... (posso estar errado)

WhatsApp Image 2020-10-13 at 11.41.58.jpeg

Editado: por Vtronic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Leonildo disse:

@Vtronic 

A placa liga e permanece ligada? Ou somente o LED acende e apaga sem nada mais acontecer? O bios é U29? Tem alimentação no pino 8? Essas tensões tem que subir quando a placa liga, se ele está ligando sem vídeo, creio que esse estado de S4/S5 era pra está em nível alto. O consumo da placa quando liga deve ser muito pouco não é? 

 

Essa tensão é pra ir a 0v! Pode ser isso que está fazendo com que a placa não ligue!

a BIOS recebe +3VS no pino 8, uma tensão secundária que é ativada quando o SUSP# é liberado pelo SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vtronic ao meu ver sua placa não está ligando! Por isso fiquei confuso com o titulo e o seu primeiro post! Creio que não está ligando.

Em 09/10/2020 às 16:52, Vtronic disse:

da uma caida para 2.8 por 1 segundo e retorna a 3.3)

Antes do PBTN_OUT# ir a nível baixo pelo fato do power ser pressionado, esse sinal RSMRST# é pra está em nível alto resetando a PCH! Quando o pino 106 for a nível baixo, os estados de S5/S4# vão a nível alto liberando a placa desses estados e ligando a mesma! Isso não está acontecendo. A placa saindo desses estados o I/O vai enviar o sinal de syson e depois susp# para a sequencia de start processeguir e as outras fontes despertar, principalmente o circuito das memorias. 

Deve ter outro bios na sua placa próximo do I/O, ou esse I/O contem um bios internamente veja isso? Só que pra mim, essa tensão do pino 106 do  KB9012 tem que ir a nível baixo do mesmo jeito que a tensão do power.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@Vtronic ao meu ver sua placa não está ligando! Por isso fiquei confuso com o titulo e o seu primeiro post! Creio que não está ligando.

Antes do PBTN_OUT# ir a nível baixo pelo fato do power ser pressionado, esse sinal RSMRST# é pra está em nível alto resetando a PCH! Quando o pino 106 for a nível baixo, os estados de S5/S4# vão a nível alto liberando a placa desses estados e ligando a mesma! Isso não está acontecendo. A placa saindo desses estados o I/O vai enviar o sinal de syson e depois susp# para a sequencia de start processeguir e as outras fontes despertar, principalmente o circuito das memorias. 

Deve ter outro bios na sua placa próximo do I/O, ou esse I/O contem um bios internamente veja isso? Só que pra mim, essa tensão do pino 106 do  KB9012 tem que ir a nível baixo do mesmo jeito que a tensão do power.

PCH_RSMRST# tem que tá em baixa em stand, nessa situação ele já esta ressetando o PCH, note que ele tem '#" no final e depois do start vai pra alta, aferindo o sinal com osciloscópio, verá que ele dá uma breve ida em baixa e fica em alta, senão acontecer isso o PCH ficará em modo reset e inoperante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem placas que peguei que ao conectar o carregador e já aparece o resume reset que se não me engano é o caso dessa

temos que ver o circuito do power pois ele não esta indo a nivel lógico baixo para poder startar a maquina

nivel lógico baixo deveria ser abaixo de 1v e como esta indo dos 3,3 para 2,8v estamos com problemas ai 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Vtronic ao meu ver sua placa não está ligando! Por isso fiquei confuso com o titulo e o seu primeiro post! Creio que não está ligando.

Antes do PBTN_OUT# ir a nível baixo pelo fato do power ser pressionado, esse sinal RSMRST# é pra está em nível alto resetando a PCH! Quando o pino 106 for a nível baixo, os estados de S5/S4# vão a nível alto liberando a placa desses estados e ligando a mesma! Isso não está acontecendo. A placa saindo desses estados o I/O vai enviar o sinal de syson e depois susp# para a sequencia de start processeguir e as outras fontes despertar, principalmente o circuito das memorias. 

Deve ter outro bios na sua placa próximo do I/O, ou esse I/O contem um bios internamente veja isso? Só que pra mim, essa tensão do pino 106 do  KB9012 tem que ir a nível baixo do mesmo jeito que a tensão do power.

Fiquei desconfiado também desta questão, peguei uma placa semelhante  B161P que possui praticamente o mesmo SIO KB9022 e o Pino PBTN_OUT# faz exactamente a mesma coisa, cai a tensão muito pouco e retorna a 3.3V mas mesmo assim starta a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Vtronic ao meu ver sua placa não está ligando! Por isso fiquei confuso com o titulo e o seu primeiro post! Creio que não está ligando.

Antes do PBTN_OUT# ir a nível baixo pelo fato do power ser pressionado, esse sinal RSMRST# é pra está em nível alto resetando a PCH! Quando o pino 106 for a nível baixo, os estados de S5/S4# vão a nível alto liberando a placa desses estados e ligando a mesma! Isso não está acontecendo. A placa saindo desses estados o I/O vai enviar o sinal de syson e depois susp# para a sequencia de start processeguir e as outras fontes despertar, principalmente o circuito das memorias. 

Deve ter outro bios na sua placa próximo do I/O, ou esse I/O contem um bios internamente veja isso? Só que pra mim, essa tensão do pino 106 do  KB9012 tem que ir a nível baixo do mesmo jeito que a tensão do power.

 

Não encontrei nenhum outro chip BIOS, e não tenho conhecimento se existe uma BIOS interna neste I/O, tu acha que teria que substitui-lo? 

WhatsApp Image 2020-10-13 at 13.58.41.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Well7487 disse:

tem placas que peguei que ao conectar o carregador e já aparece o resume reset que se não me engano é o caso dessa

temos que ver o circuito do power pois ele não esta indo a nivel lógico baixo para poder startar a maquina

nivel lógico baixo deveria ser abaixo de 1v e como esta indo dos 3,3 para 2,8v estamos com problemas ai 

aterrei o pino a 0v e não aconteceu nada na placa, o consumo aumentou 0.010mha e volta como esta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...