Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos 21 minutos atrás, Well7487 disse: @vado o dele esta com rsmrst# com 3,3v indicando que o pch não esta com reset ligado seria um problema se estivesse com 0v @Well7487 expliquei a cima isso, o dele tá com 3,3v já com o carregador plugado, tá errado, tem ser nível baixo e depois do start ele vaia pra nível alto 3,3v... sei disso pois todas as placas que pego pra consertar eu monitoro esses sinais de reset e nunca vi uma que esteja em rsmrst# em alta só com o carregador plugado, abaixo tem o comportamento desses sinais dessa SIO que monitorei com a placa boa funcionado: - sinais de clock e reset da sio (KB9012QF): - 100- PCH_RSMRST# (vai pro BGA) - 0v / 3,3v depois start - 02- EC_KBRST# (vai BGA) - 0v / 3,3v depois start - 12- CLK_PCI_LPC (vem do BGA) - 0v / 1,8v depois do start - 13- PLT_RST_BUF# (vem do BGA) - 0v / 3,3v depois start - 37- EC_RST# (ligado ao +3VALW) - 3,3v não mudou
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos Autor Um resumo: A placa NÃO starta, ela apenas liga o LED e se desliga após 10s (consumo de 0.025mha) Possuo tensão de 5VA e 3VA ok; Bateria Carregando; (Também não inicia pela bateria) Bateria CMOS testada e não seria o caso de defeito; Todas alimentações do I/O estão ok; Pino 8 da BIOS sem tensão, pois é alimentado por uma tensão secundária (que é ativada pelo SUSP#) Não possuo SUSP# Com LED aceso durante os 10s não possuo o SYSON; Pino 106 com 3.3v ao apertar o btão pwr ele cai rapidamente e volta a 3.3v (testei em uma placa que liga e ele faz isso) Pino 114 ON/OFF: Indo a 0v quando pressionado o pwr Pino 14 PM_SLP_S5# em 0V Pino 37 EC_RST#: 3.3v Pino 100: PCH_RSMRST#: 3.3v
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos acho que seu problema tá na SIO como vc mesmo disse, meça esses sinais abaixo antes de mexer na SIO
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos Autor 15 minutos atrás, Well7487 disse: @Vtronic desculpa que me perdi aqui você diz que a placa starta né? se sim esquecemos o power. tu viu se quando starta sobe a tensão de 3,3v no pino 8 da bios? me expressei errado, desculpe WJ, a Placa não starta, apenas liga o LED, e 10s após isso se desliga.
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos @Vtronic esse sio possui gravação se tiveres uma placa igual podes trocar o sio o ideal inicialmente seria regravar ele
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos @Well7487 e pessoal que tá seguindo esse tópico... eu disse à cima que nunca tinha pego o sinal RSMRST# em nível alto (3.3v) só com o carregador plugado, pois bem, acabei de monitorar esse sinal num dell inspirion n4030 que usa SIO (NPCE781BA) que acabei de consertar e o sinal RSMRST# tá em alta só com o carregador plugado RSRSRSRSRSRSRSRSRS, quando starta ele dá uma breve ida em baixa e depois volta pra alta, isso pode ser visto no osciloscópio, abaixo os sinais de clock e reset corretos no NPCE781BA pra que quiser anotar: - 122- KBRST# (vai pro BGA) - 0v / 3,3v depois start - 20- PCH_RSMRST# (vai pro BGA) - 0v / 3,3v depois start - 02- PCLK_KBC (vem do BGA) - 0v / 1,8v depois do start - 07- PLT_RST1#_1 (vem do BGA) - 0v / 3,3v depois start - 85- ECRST# (3.3V ligado ao +KBC_PWR)
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos 3 minutos atrás, vado disse: @Well7487 e pessoal que tá seguindo esse tópico... eu disse à cima que nunca tinha pego o sinal RSMRST# em nível alto (3.3v) só com o carregador plugado, pois bem, acabei de monitorar esse sinal num dell inspirion n4030 que usa SIO (NPCE781BA) que acabei de consertar e o sinal RSMRST# tá em alta só com o carregador plugado RSRSRSRSRSRSRSRSRS, quando starta ele dá uma breve ida em baixa e depois volta pra alta, isso pode ser visto no osciloscópio, abaixo os sinais de clock e reset corretos no NPCE781BA pra que quiser anotar: - 122- KBRST# (vai pro BGA) - 0v / 3,3v depois start - 20- PCH_RSMRST# (vai pro BGA) - 0v / 3,3v depois start - 02- PCLK_KBC (vem do BGA) - 0v / 1,8v depois do start - 07- PLT_RST1#_1 (vem do BGA) - 0v / 3,3v depois start - 85- ECRST# (3.3V ligado ao +KBC_PWR) CORREÇÃO - 20- PCH_RSMRST# (vai pro BGA) - 3,3v / 3,3v depois start
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.