Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Duvida sobre BIOS

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Compartilhando um pouco do que acabamos aprendendo na bancada, a bios têm comunicação direta com o EC e este, por muitas vezes é responsável pelos níveis de habilitações da placa, estados de sono. Já vi placas, aonde o pwm do vcore (ex:ncp8120) tinha alimentação nos pinos respectivos, contudo não tinha sinal de VRON que é oriundo do EC (linha de comunicação A12). Então, pensando de forma reversa, se minha bios está corrompida, há falha na comunicação com o EC e, este, por sua vez, manda sinal pro controlado de vcore. Então, acredito que possa influenciar. Desde que não existam outras falhas no setor de vcore, como ausência de alimentação, por exemplo. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe casos que o a ROM da BIOS esta corretamente gravada e ocorre falha quando vai ler da ROM nao sendo falha da memoria, mas causado pelo Super IO nao permitindo dar inicio de sistema e nem regravar BIOS apesar que dá sinal de video.

ASUS nas placas do inicio dos dual cores tinha BIOS muito ruins que era arriscado em alguns casos regular as voltagens pela BIOS.

Editado: por Augusto7744
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Vinicius , creio que não

 

O VCore independe do software da BIOS, ou seja, ele não é uma tecnologia embarcada. O chip da BIOS precisa das tensões e do software para funcionar corretamente. Pensando na tensão, o chip será alimentado por 3,3v e do outro lado dele, pinos 5 e 8, depende da comunicação lógica (tensão alternada) com o Super I/O e este terá comunicação com a PCH e depois com a CPU e sempre será comunicação recíproca obedecendo esta hierarquia, claro, quando falamos no sinal de reset e clock

 

O PWM é uma comunicação lógica (tensão alternada) que controla a tensão os mosfets chaveadores para alimentação da CPU. Os mosfets precisam se ligar e desligar para ter um trabalho de 50% e assim "dividir"

 

Se o PWM e o chip da BIOS dependem da mesma linha de 3,3v para serem alimentados, aí sim, podem não deixar de funcionar porque a linha de 3,3v está com algum curto ou componente danificado. Mas falando na eletrônica (sem incluir o software), creio que a BIOS não afete o VCore

 

 

@Borges Adriely , o que é o EC?

Editado: por 14bis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alimentação chega pelo 24 pino e 12volts, a fonte vai liberar tensão quando fechar o verde com preto.
O pwm atende com tensões conforme os pulsos que ele recebe, quer dizer, ele já estará com tensão, porém estará aguardando instruções.
Resumindo, se a placa está em perfeitas condições, claro, ele sempre terá tensão, mas não necessariamente irá operar com tensões, pois precisa receber os pulsos. O que foi falado sobre ele ter que receber sinal do EC , é uma das questões, mas creio que a bios não seja um componente que sirva como chaveamento de pwm, acho até que não tenha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...