Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida corsair TX 850 desliga quando abro jogo.

Avalie este tópico:


SuporteJonnes

Posts em destaque

ima informação que avia esquecido de detalhar, é que quando ela se desliga eu tenho que tirar da energia e deixar um tempo de mais de um minuto fora. Caso deixe desconectado da energia por período curto  a mesma não liga. acreditava que fosse aquecimento ou algo assim. fiz o teste de ligar o cooler no 12 v dela mesmo., e aconteceu o mesmo defeito, quando abri o jogo ela desligou. testei tbm em outro computador e aconteceu o mesmo problema. arrisco dizer que seja capacitor primario ( 560uf 400v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@SuporteJonnes as tensões sem carga (ligada fora do pc) estão corretas ou ligeiramente inferiores?

 

O motivo de aguardar um tempo após ela desligar é devido o efeito memória da proteção. O capacitor principal tem que descarregar por completo. Pode ser proteção do pwm principal. 

 

As tensões auxiliares são geradas por conversores dc dc. Tudo fica em cima dos 12v. Então vamos testar ele primeiro.  Providencie um resistor de baixo valor e alta potência, pode ser uma resistência de chuveiro,  e, ligue nos 12v com a fonte acionada fora do computador e diga qual o comportamento.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fontes têm tendência a problema nessa placa do conversor DC-DC que converte os 12V em 5V e 3.3V. Essa plaquinha tem 7 mosfets num espaço bem pequeno. Pode ser que algum esteja com fuga, gerando calor e desarmando a fonte, pois o sensor de temperatura é parafusado vem próximo do conversor DC-DC.

Eu começaria fazendo o teste nos 12V, conforme o colega Ohm falou, depois testaria o sensor de temperatura, depois o PS223 (que não é famoso por sua qualidade) e por último removeria a placa do conversor e testaria os mosfets dela.

Tem um tópico aqui no fórum que o problema era uma solda no indutor que estava ruim, geravndo calor e instabilidade, desarmando a fonte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @ohmobrigado pelas dicas. fiz os testes como o amigo indicou.  encontrei uma resistência de chuveiro e liguei nos 12 v deixei aproximadamente 1 min e nada  de desarmar nem mesmo baixar a tenção. fiz o mesmo processo nas demais, tanto no 5v e no 3.3 nada de se desligar. então deixei no 12 v ate uns 3 minutos e a mesma se deligou! percebi que em nenhum momento ela ligou o cooler para refrigerar. após isso desliguei da tomada esperei a descarga dos componentes, e liguei novamente. conectei nos 12v a resistência e a fonte voltou a se desligar mas desta vez em menos tempo. fiz o mesmo processo por mais umas 2 vezes, até o momento em que ela ficava ligada menos de 5 segundos ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@engwall percebo que a o dissipado do conversor é o que mais esquenta, mas nada de tão anormal. pois fica um pouco mais que morno. como já fiz os teste de ligar o cooler direto para resolver caso fosse aquecimento. imagino eu que terei que remover esta placa para analisar se tem algum componente danificado. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou aproveitar o tópico para relatar que acabei de consertar uma TX650 que desarmava, fazendo ressolda de vários componentes não smd, as vezes é bem díficil de enxergar solda quebrada.

Posso confirmar também que o PS223 dá defeito, tive um único caso, em que esse CI impedia a fonte de ligar, mas girava o cooler por 1 segundo, troquei e funcinou.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O APW7159 é um controlador PWM de dois canais - um gera os 5V e o outro gera os 3.3V. Já o PS223 é o CI de proteção da fonte, monitorando as tensões de saída (12V, 5V e 3.3V), corrente e temperatura. Em caso de ultrapassagem dos valores ajustados, ele desliga a fonte. É ele também que gera os 5V do Power Good e é responsável por ligar a fonte.
É comum haver problema no PS223, aí a fonte mesmo com tudo OK, desliga do nada ou nem liga.
Ele normalmente fica numa plaquinha da vertical, no lado do secundário da fonte.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa versão pode ser outro CI de proteção, deve estar nessa plaquinha da fan, se não me engano é o PS113.

No meu caso, na TX650, era solda fria na placa grande mesmo. A fonte está funcionando bem, confirmado pelo meu cliente e amigo.

Você mediu a tensão enquanto testou com a resistencia? Ficou baixa, alta ou normal? A linha de -12v tem tensão?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

hoje me sobrou mais um tempo para testes.  

- fiz mais testes com resistencia de chuveiro e percebi que ela desarma com um tempo e se eu eu deixar da mesma forma que ela desarmou sem remover da energia, a fonte liga novamente sozinha e com um tempo volta a desarmar.

-o Ci de protensão da saída é o  WT7525 S141 da marca Wetrend. ( suspeito dele estar desarmando e armando novamente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, engwall disse:

Esse WT7525 de 14 pinos é equivalente ao PS229 e, ao contrário do PS223, nesses não há entrada para sensor de temperatura, o que exclui a possibilidade de falha no sensor. Eu ainda aposto que o problema está no CI mesmo.

sabe me dizer se é este ci que controla o FAM. pois em nenhum momento o FAM gira. Vou encomendar um igual o original do ALI pois nenhum deles encontrei a venda no Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não tem controle direto sobre a ventoinha, mas é ele que liga a fonte (aterrando o pino 4) e também desliga (desaterrando o pino 3) em caso de algum problema nas tensões ou corrente.

A ventoinha é conectada nessa plaquinha vertical? Na foto tem um conector escrito "fan", mas a ventoinha está ligada no outro. É assim mesmo?

Pode ser um curto na placa da ventoinha que está fazendo a tensão cair e desligar a fonte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...