Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como acender LED do display notebook

Avalie este tópico:


3D Infoshop

Posts em destaque

Boa tarde pessoal. Acabei desmontando uma tela led lcd danificada de um notebook e queria reaproveitar o LED dele.

Como faço para ligar somente o LED fazendo uma ligação direta? Tem um cabinho flat dos led's que é ligado na placa logica do LCD, através desse cabo flat ou pela placa logica, como faço para ligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, dá pra ligar dos dois jeitos: Pelo flat, (dependendo da tela led) você terá umas 10 vias saindo dele, sendo 3 delas comum ao VCC do inverter e outras 6 trilhas são o GND dos bancos de led, cada trilha alimenta vários leds intercalados entre si.

Pela plaquinha da tela, aí voce tera que estudar como funciona o inverter dela, pois cada modelo de tela tem algumas diferenças...

Lembrando que o inverter entra + ou - 19v e mais o pino de controle on/off e dimmer. A tensão para alimentar os leds, não posso te afirmar com clareza mas eu ja liguei com 28v e ficou beleza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo, lembrando que a tela nao tem inverter, é um lcd LED, a alimentação dos leds é de 5v ou 3v, normalmente é 5v. A tela lcd é de 40 pinos, sei que o pino 36 é responsável para acionar os LED's, mas a minha ideia era nao utilizar a placa logica do LCD, e sim utilizar somente o flat dos leds que liga na placa logica que tem 9 vias, e utilizar algum tipo de ligação como fonte de alimentação de 5v ou algum outro tipo de coisa, através desse flat é possivel fazer uma ligação direta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a tela é led, mas toda tela, seja ela lcd ou led, tem inverter! A diferença entre os inverter é que o inverter do lcd é a parte e gera uma tensão em torno dos 300V enquanto o inverter do led é integrado à placa LVDS e gera em torno de 30V, tensão dez vezes menor que o lcd.

Segue uma foto destacando o inverter de uma tela led, onde marquei os principais componentes:

1: fusivel de alimentaçao do inverter

2: Transformador (nesse caso do led, o trasformador não passa de uma simples bobina)

3: Diodo retificador de tensão pós inverter

4: Ci de controle pwm (liga, desliga, dimmer)

No momento não tenho em mãos um note com tela led, mas a voltagem gira em torno dos 30V onde esta impresso VOUT na placa perto do flat dos leds.

Qualquer dúvida pergunte. Se tiver ao meu alcance, terei o maior prazer em esclarecer, ok!

SAM_2101.jpg.199ed165b5aaf991ece69328af7e5d47.jpg

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse inverter que postei, usa o ADD5201 como controlador pwm. Baixei o datasheet dele e consta que ele suporta de 6 a 21v de entrada e como saida ele pode variar de 0 a 45v na saida para o banco de leds. Essa saida pode variar dependendo do tamanho da tela e da quantidade de leds contida dentro dela.

O ideal aí seria voce medir a voltagem que sai desse inverter da tela que voce desmontou e aí então projetar uma fonte com a voltagem ideal...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, acabei de ligar um led direto aqui pra fazer teste. Usei uma tela LP140WH4 pra fazer o teste.

Usei a placa logica da tela ligando 12v na entrada do inverter e liguei os pinos ENABLE e PWM atraves de um resistor fixo de 3,3k. Desse jeito ficou saindo 27v para os leds.

 

Pra voce ligar direto, pode usar uma fonte de 24v que fica legal. Pra fazer isso voce terá que ver as funçoes do flat dos seus leds, está escrito na placa logica da tela.

EXEMPLO: No meu caso tem escrito na placa: VOUT, FB1, FB2, FB3. Nesse caso, VOUT voce liga no positivo da fonte e os FB1, FB2, FB3 voce liga tudo no negativo da fonte. Ja no caso da foto que postei, tem 4 marcaçoes de FB na saida do flat, então voce liga os 4 FB no negativo da fonte.

 

Qualquer duvida pergunte aí!

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por esclarecer minha duvida cara, mas agora pra nao complicar muito, qual o jeito mais ideal pra mim acionar esses led?

 

Jader não esqueça de agradecer clicando no positivo do usuario deus, assim que agradecemos no forum.

 

Eu mesmo gostei da explicação e dei um joinha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a tela é led, mas toda tela, seja ela lcd ou led, tem inverter! A diferença entre os inverter é que o inverter do lcd é a parte e gera uma tensão em torno dos 300V enquanto o inverter do led é integrado à placa LVDS e gera em torno de 30V, tensão dez vezes menor que o lcd.

Segue uma foto destacando o inverter de uma tela led, onde marquei os principais componentes:

1: fusivel de alimentaçao do inverter

2: Transformador (nesse caso do led, o trasformador não passa de uma simples bobina)

3: Diodo retificador de tensão pós inverter

4: Ci de controle pwm (liga, desliga, dimmer)

No momento não tenho em mãos um note com tela led, mas a voltagem gira em torno dos 30V onde esta impresso VOUT na placa perto do flat dos leds.

Qualquer dúvida pergunte. Se tiver ao meu alcance, terei o maior prazer em esclarecer, ok!

 

Colega, estou com um LCD LP140WH1 TLC1 desse da foto com o R86 em curto e F2 aberto, teria como vc medir o R86 e me passar o valor dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, não estou mais com a tela em mãos mas vou ver se consigo algo e te retorno.

De antemão posso te dizer 2 coisas:

1 - R86 provavelmente é um resistor, e resistores NUNCA entram em curto. Nesse caso ele vai ser de baixa impedancia.

2 - Se abriu F2, quase certeza que o ci pwm foi pro espaço, nesse caso o curto de R86 pode estar vindo dele. Tire o R86 da placa e meça, se continuar dando curto ele poder se daqueles "000".

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, não estou mais com a tela em mãos mas vou ver se consigo algo e te retorno.

De antemão posso te dizer 2 coisas:

1 - R86 provavelmente é um resistor, e resistores NUNCA entram em curto. Nesse caso ele vai ser de baixa impedancia.

2 - Se abriu F2, quase certeza que o ci pwm foi pro espaço, nesse caso o curto de R86 pode estar vindo dele. Tire o R86 da placa e meça, se continuar dando curto ele poder se daqueles "000".

 

 

 

Então, eu tenho o costume de dizer em curto quando o resistor esta com baixa resistência, pois indica quase 0, mas isso é coisa de macaco velho, dificil de corrigir, hehe.

Esse resistor é daqueles que não tem nada escrito, é o de menor tamanho, por isso não tenho como saber se é 0 ou se esta com alteração.

Já tinha medido os terminais dele, não estão em curto, mas vou ver se consigo outro PWM e trocar, pois eu já tinha trocado o F2 e ele voltou a queimar, então tem algo mais queimando ele, o resto do circuito esta OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...