Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido XFX 650 W XXX Edition - Tensões altas nas saídas

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Prezados,

Estou com uma fonte XFX 650 W XXX Edition modular na bancada. Ela tem 5VSB, chega até a ligar, mas desarma em milissegundos. Ela é protegida pelo CI Hy510n. Fiz um jumper do pino 3 dele com o GND e a fonte partiu, mas apresentando tensões altas nas saídas. Barramento de 3,3 com 3,9V, o de 5V com 6,0V. Quando fui medir a saída 12V a ventoinha deu um pico de rotação e a fonte desligou, não deu tempo de medir.

Testei os capacitores do secundário, todos ok. A bobina toroidal da saída parece íntegra, sem escurecimento ou danos na isolação dos condutores e não há curto entre enrolamentos de tensões diferentes (ver última foto).

No primário, não consegui remover os transístores para testá-los individualmente, mas verifiquei que não há curtos. O capacitor da entrada está bom. O TL431 foi testado e está bom.Placa filha com o CI PWM principal UCC28515DW

Minha suspeita recai sobre o CI PWM principal (UCC28515DW na placa filha acima) ou o acoplador óptico de realimentação da tensão com fuga, pois funcionando ele está.

20201011_142555.jpg

20201011_142616.jpg

20201011_142514.jpg

20201011_142422.jpg

Editado: por engwall
Erros de digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@engwall está ocorrendo falha de feedback.

Todas tensões subiram em torno de 19%. A linha de 12v terá próximo de 14.3v.

 

Remova e teste fora da placa, inclusive remova aquela cola usada pra fixar os smd de todos resistores do pino 7 do UCC28515DW. Substitua sem testar o foto acoplador que vai no mesmo pino 7 e também o tl431 ligado à esse foto acoplador.

 

Pode ser no secundário também! Faça o mesmo procedimento do pino 7 ao pino 1 e 2 do mesmo foto acoplador, além dos resistores ligados ao tl431.

 

Dessa forma revisamos todo estágio de feedback dela. Necessita de mais atenção à localização das peças mencionadas, pois, infelizmente não tenho esquema, baseei no datasheet do pwm.

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...