Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus X510UR-BQ292T MB X510UNR Regravada BIOS incorreta

Avalie este tópico:


RMenezes87

Posts em destaque

Prezados colegas, boa tarde.

 

Há cerca de 6 meses atrás, infelizmente derrubei vinho no meu notebook (um ASUS X510URR-BQ292T). Deliguei de imediato e, resumindo bastante, enviei para três assistências técnicas aqui em BH/MG, onde obtive diversos (e duvidosos) diagnósticos. Como não senti firmeza em nenhuma das assistências, optei por não fazer o serviço com nenhuma delas e passei a procurar, na internet, alguma que se demonstrasse capaz de resolver meu problema.

 

Encontrei uma em Goiânia e enviei o equipamento. Restou constatado alguns pontos de oxidação na placa, sendo necessário sua limpeza e a (re)soldagem de alguns pontos. Também se fez necessária a reinstalação da BIOS. Após alguns dias de teste, me enviaram o equipamento de volta.

 

Ao recebê-lo, apertei o power e... tela preta! Depois de muita insistência, o notebook resolveu ligar e eu passei a utilizá-lo por algum tempo, quando pude constatar que o sistema não estava reconhecendo a GPU dedicada. Ao utilizar o software "CPU-Z", pude perceber que a BIOS instalada não era a correta - haviam instalado a BIOS do modelo X510UA, que não possui chip gráfico dedicado. Com isso, o notebook só ligava na minoria das tentativas.

 

Tornei a enviar o notebook para a assistência e me disseram que a BIOS errada estava causando a intermitência, de modo que seria necessária a regravação da BIOS correta.

 

Entretanto, após algum tempo, fui informado de que não estão conseguindo encontrar as BIOS corretas (são duas - PCH e Super I/O) e, em vista disto, me deram duas opções: devolução do dinheiro ou esperar até encontrarem a BIOS correta.

 

Optei por aguardar e, bem... estou nessa já fazem 5 meses e, logo, cansado de esperar. Assim, estou procurando entender melhor a minha situação para, então, conseguir resolver meu problema.

 

Eis as minhas dúvidas:

 

a) alguém com experiência no assunto, sabe me dizer se realmente faz sentido eles terem regravado a BIOS? Pergunto pois, se não fosse necessário, posso responsabilizá-los.

b) obviamente eles já tentaram instalar a BIOS disponibilizada no site do fabricante. Alguém conseguiria disponibilizar essas BIOS, ou saberia me indicar alguma outra fonte, para que eu possa guiá-los?

c) uma pessoa de outro fórum, que possui o mesmo notebook, se disponibilizou a extrair as BIOS dele pra mim. Mas... não sabe como fazer isso. Se julgarem pertinente, alguém poderia me ajudar nesse sentido?

 

Em anexo, tela do CPU-Z antes do fato do vinho e foto da placa mãe.

 

Em tempo, busquei as BIOS do BQ292T (processador 8a geração) no acervo de arquivos do fórum e não a encontrei. Encontrei apenas variações da BIOS do modelo BQ209T (processador 7a geração).

Bios.jpg

WhatsApp Image 2020-10-09 at 18.00.24.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a) alguém com experiência no assunto, sabe me dizer se realmente faz sentido eles terem regravado a BIOS? Pergunto pois, se não fosse necessário, posso responsabilizá-los

R: Faz sentido sim , pois o curto e alguns fatores relacionado na tensão , pode corromper a mesma.

b) obviamente eles já tentaram instalar a BIOS disponibilizada no site do fabricante. Alguém conseguiria disponibilizar essas BIOS, ou saberia me indicar alguma outra fonte, para que eu possa guiá-los?

R: Chego a ver no forúm , pode ser até o Bios que esta com problema no caso a peça .... as tensões estão ok!

c) uma pessoa de outro fórum, que possui o mesmo notebook, se disponibilizou a extrair as BIOS dele pra mim. Mas... não sabe como fazer isso. Se julgarem pertinente, alguém poderia me ajudar nesse sentido?

R: teria que ter uma regravadora de bios , teria que tira-lá do pc , colocar na regravadora  e extrair o arquivo para pode fornece-lá , tem o ch341a  que deve custar média de 60 a 90 reais ...

Acho que é isso boa sorte , problema de bios são bem complicados .

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @RMenezes87, na minha opinião a assistência devia ter feito backup das suas bios antes de regravar outra, caso ela tenha feito e mesmo assim o equipamento não funciona com os arquivos de backup (após o reparo corrigindo as oxidações), então realmente podem estar corrompidos. Para fazer a extração dos arquivos de bios, o ideal é levar em uma assistência de confiança, pois precisa de uma gravadora de bios para esse procedimento, principalmente se o super io for gravável.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos comentários acima. Então o camarada do outro fórum não conseguirá me ajudar; ele é tão amador quanto eu e, logo, não possui as ferramentas e conhecimento necessários.

 

Como dito no meu post inicial, as bios que encontrei no acervo do fórum são do modelo BQ209T (processador 7a geração); alguém saberia dizer se essas poderiam funcionar no meu notebook (modelo BQ292T - processador 8a geração)?

 

Edit: revendo melhor, a MOBO é outra - x510UQ. A minha MOBO é x510UNR. Não existe essa BIOS no acervo, apenas a boardview.

 

Alguém faz ideia de onde posso conseguir essa BIOS? 

 

Em tempo: Se alguém souber de algum técnico de Belo Horizonte ou região que tope assumir esse problema, estou disposto a solicitar meu notebook de volta e passar para alguém disposto a resolvê-lo.

Editado: por RMenezes87
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RMenezes87 disse:

Prezados colegas, boa tarde.

 

Há cerca de 6 meses atrás, infelizmente derrubei vinho no meu notebook (um ASUS X510URR-BQ292T). Deliguei de imediato e, resumindo bastante, enviei para três assistências técnicas aqui em BH/MG, onde obtive diversos (e duvidosos) diagnósticos. Como não senti firmeza em nenhuma das assistências, optei por não fazer o serviço com nenhuma delas e passei a procurar, na internet, alguma que se demonstrasse capaz de resolver meu problema.

 

Encontrei uma em Goiânia e enviei o equipamento. Restou constatado alguns pontos de oxidação na placa, sendo necessário sua limpeza e a (re)soldagem de alguns pontos. Também se fez necessária a reinstalação da BIOS. Após alguns dias de teste, me enviaram o equipamento de volta.

 

Ao recebê-lo, apertei o power e... tela preta! Depois de muita insistência, o notebook resolveu ligar e eu passei a utilizá-lo por algum tempo, quando pude constatar que o sistema não estava reconhecendo a GPU dedicada. Ao utilizar o software "CPU-Z", pude perceber que a BIOS instalada não era a correta - haviam instalado a BIOS do modelo X510UA, que não possui chip gráfico dedicado. Com isso, o notebook só ligava na minoria das tentativas.

 

Tornei a enviar o notebook para a assistência e me disseram que a BIOS errada estava causando a intermitência, de modo que seria necessária a regravação da BIOS correta.

 

Entretanto, após algum tempo, fui informado de que não estão conseguindo encontrar as BIOS corretas (são duas - PCH e Super I/O) e, em vista disto, me deram duas opções: devolução do dinheiro ou esperar até encontrarem a BIOS correta.

 

Optei por aguardar e, bem... estou nessa já fazem 5 meses e, logo, cansado de esperar. Assim, estou procurando entender melhor a minha situação para, então, conseguir resolver meu problema.

 

Eis as minhas dúvidas:

 

a) alguém com experiência no assunto, sabe me dizer se realmente faz sentido eles terem regravado a BIOS? Pergunto pois, se não fosse necessário, posso responsabilizá-los.

b) obviamente eles já tentaram instalar a BIOS disponibilizada no site do fabricante. Alguém conseguiria disponibilizar essas BIOS, ou saberia me indicar alguma outra fonte, para que eu possa guiá-los?

c) uma pessoa de outro fórum, que possui o mesmo notebook, se disponibilizou a extrair as BIOS dele pra mim. Mas... não sabe como fazer isso. Se julgarem pertinente, alguém poderia me ajudar nesse sentido?

 

Em anexo, tela do CPU-Z antes do fato do vinho e foto da placa mãe.

 

Em tempo, busquei as BIOS do BQ292T (processador 8a geração) no acervo de arquivos do fórum e não a encontrei. Encontrei apenas variações da BIOS do modelo BQ209T (processador 7a geração).

Bios.jpg

WhatsApp Image 2020-10-09 at 18.00.24.jpeg

Amigo eu fui no site da asus e lá tem sim as duas bios do seu notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RMenezes87 disse:

Agradeço aos comentários acima. Então o camarada do outro fórum não conseguirá me ajudar; ele é tão amador quanto eu e, logo, não possui as ferramentas e conhecimento necessários.

 

Como dito no meu post inicial, as bios que encontrei no acervo do fórum são do modelo BQ209T (processador 7a geração); alguém saberia dizer se essas poderiam funcionar no meu notebook (modelo BQ292T - processador 8a geração)?

 

Edit: revendo melhor, a MOBO é outra - x510UQ. A minha MOBO é x510UNR. Não existe essa BIOS no acervo, apenas a boardview.

 

Alguém faz ideia de onde posso conseguir essa BIOS? 

 

Em tempo: Se alguém souber de algum técnico de Belo Horizonte ou região que tope assumir esse problema, estou disposto a solicitar meu notebook de volta e passar para alguém disposto a resolvê-lo.

Pela foto 3 do cpuz que printou antes do defeito, a bios instalada era a X510URR.309, tem esse arquivo no site da Asus. Já que o notebook liga vez ou outra, poderia quando o mesmo ligar, baixar e executar pelo windows essa versão.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fabiano Farias disse:

Amigo eu fui no site da asus e lá tem sim as duas bios do seu notebook.

Pelo pouco que entendo, o fabricante não disponibiliza a BIOS completa no site, apenas atualizações para serem aplicadas sobre a BIOS original, quando essa está funcionando corretamente. No caso, acho que aquelas do site não me servem.

 

20 horas atrás, Jhones disse:

Pela foto 3 do cpuz que printou antes do defeito, a bios instalada era a X510URR.309, tem esse arquivo no site da Asus. Já que o notebook liga vez ou outra, poderia quando o mesmo ligar, baixar e executar pelo windows essa versão.

Bom, não tentamos isso. Vou pedir lá na assistência pra tentarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vinho é complicado oxida muito rápido, pode ser que tenha mais algo precisando desoxidar ou mesmo trocar, já peguei um Acer que algumas vezes não ligava, mas quando ligava funcionava normal, tive que trocar um resistor que estava alterado pela oxidação. Esses defeitos são bem complicados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A assistência me garantiu que não há mais nenhum reparo físico a ser feito na placa, sendo que a intermitência apresentada é decorrente exclusivamente da BIOS. Por isso eu estou tão focado em encontrá-la. O que me desanima é que se eu não encontrei neste fórum, que acreditei ser a minha melhor chance de resolução do problema, não acho que vou encontrá-la em outro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...