Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Projeto de fonte regulável com fonte Atx

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, bom dia !

Recentemente vi um projeto na internet e decidi fazer. O projeto consiste em fazer algumas adaptações em uma fonte Atx de computador, e transforma-la em uma fonte regulável, de 0 à 15v. Feito o projeto, consegui concluir todas os ajustes e percebi que a minha fonte não atingia os 15v, chegava à no máximo 5.5v, então eu substituí o potenciômetro de 10k por um de 50k e consegui atingir a tensão máxima da fonte. Inicialmente eu queria usar ela como uma fonte de bancada, arrumei toda a carcaça, furei, coloquei uma leds, conectores banana,. só não tinha colocado ainda um voltímetro digital pq não tinha encontrado aqui na minha região. Acontece que por um vacilo meu, na hora de instalar uma chave On/Off na entrada de alimentação da fonte, eu acabei fechando curto. O máximo que aconteceu foi romper o fusível da tomada do filtro de linha que eu estava usando. Depois disso a fonte não funcionou legal... o fusível dela não rompeu, nenhum capacitor estourado, em princípio tudo ok, porém, ao ligar a fonte e acionar o potenciômetro, dá pra ouvir um ruído vindo do capacitor e ao tentar atingir a tensão mais baixa, o potenciômetro fumaça e fica com cheiro de queimado. Gostaria de saber dos amigos se podem me dar uma luz de como identificar onde está o problema ?! Vou deixar umas fotos do projeto.

Modelo da fonte : New Drive Lc-8500btx

16025997775051555525684.jpg

16025998444961107777730.jpg

1602599888328918190142.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 verificou os diodos da entrada?

Revisou os componentes que foram substituídos na modificação? Se o potenciômetro fumaçou já é algo que provavelmente precisa ser substituído.

O curto que fechaste foi na entrada ou na saída da fonte?

 

Independente de qualquer coisa, se quiser um projeto extremamente simples e funcional sugiro este que eu mesmo já fiz várias vezes, não varia a partir de 0V o mínimo que consegues com ela é 1.67V aproximadamente na linha de 3.3V, algo que pode ser resolvido com adição de diodos em série na saída, ou alguma outra solução mais bonita, pra chegar a 0V ou algo muito próximo disto...

Na linha de 12V ela varia entre 4.8V e 24.8V, lá tem a descrição bem completa do que ela consegue entregar. 

Se não me engano a proteção de curto na saída foi mantida neste projeto, ela desarma, então teria que ver qual o intuito da fonte na sua bancada, se for pra localizar curtos, só usando uma lâmpada em série com a saída.

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@ribeirodanilo93 verificou os diodos da entrada?

Revisou os componentes que foram substituídos na modificação? Se o potenciômetro fumaçou já é algo que provavelmente precisa ser substituído.

O curto que fechaste foi na entrada ou na saída da fonte?

 

Independente de qualquer coisa, se quiser um projeto extremamente simples e funcional sugiro este que eu mesmo já fiz várias vezes, não varia a partir de 0V o mínimo que consegues com ela é 1.67V aproximadamente na linha de 3.3V, algo que pode ser resolvido com adição de diodos em série na saída, ou alguma outra solução mais bonita, pra chegar a 0V ou algo muito próximo disto...

Na linha de 12V ela varia entre 4.8V e 24.8V, lá tem a descrição bem completa do que ela consegue entregar. 

Se não me engano a proteção de curto na saída foi mantida neste projeto, ela desarma, então teria que ver qual o intuito da fonte na sua bancada, se for pra localizar curtos, só usando uma lâmpada em série com a saída.

 

Exatamente, algum componente precisa ser substituído, mas não sei qual, nem como identificar. O curto que eu fechei foi na entrada de alimentação da fonte, o engraçado é que o fusível de proteção da fonte não rompeu nem nada. A grande questão é que essa era a única fonte funcionando que eu tinha aqui rsrs. Mas vou dar uma olhada sim nesse seu projeto, e esses 1.67v já me atende bem.. pq na realidade o tipo de equipamento que eu trabalho é de 3v pra cima. Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 Então, visto que o curto foi na entrada e nem o fusível estourou, tem algumas possibilidades, ou você fechou o curto antes do fusível e danificou alguma trilha da placa ou fio (pela foto não vi) ou quem sabe o ntc, ou o curto foi depois do fusível e aí pode ter danificado algum dos 4 diodos que ficam próximos dos capacitores grandes, já vi casos onde mesmo com algum dos diodos danificados a fonte ligava e apresentava sintomas estranhos como zumbido nos capacitores grandes.

 

A outra possibilidade é que seja apenas coincidência, esses projetos usando fonte atx com CI 2005 e variando de 0-16V, já vi muita gente reclamando sobre, na internet ao longo dos anos, se bem recordo é necessário sempre manter o potenciômetro ajustado com a saída original de 12V ou algo muito próximo disso antes de desligar ou a fonte acaba danificando quando liga novamente com uma tensão muito baixa ou muito alta.

Outra possibilidade é que o potenciômetro com valor de 50K tenha ficado superdimensionado, e aí a tensão máxima que ele deveria entregar pro CI pode ter sido ultrapassada danificando o 2005. 

É interessante levar em consideração que uma determinada corrente irá circular através do potenciômetro e as vezes a quantidade de watts que o potenciômetro escolhido suporta não é compatível com a função que exercerá no projeto, sendo necessário neste caso optar por potenciômetros que aguentem maior carga sobre si, isso depende exclusivamente do projeto que foi executado, que não sabemos qual foi.

 

 

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@ribeirodanilo93 Então, visto que o curto foi na entrada e nem o fusível estourou, tem algumas possibilidades, ou você fechou o curto antes do fusível e danificou alguma trilha da placa ou fio (pela foto não vi) ou quem sabe o ntc, ou o curto foi depois do fusível e aí pode ter danificado algum dos 4 diodos que ficam próximos dos capacitores grandes, já vi casos onde mesmo com algum dos diodos danificados a fonte ligava e apresentava sintomas estranhos como zumbido nos capacitores grandes.

 

A outra possibilidade é que seja apenas coincidência, esses projetos usando fonte atx com CI 2005 e variando de 0-16V, já vi muita gente reclamando sobre, na internet ao longo dos anos, se bem recordo é necessário sempre manter o potenciômetro ajustado com a saída original de 12V ou algo muito próximo disso antes de desligar ou a fonte acaba danificando quando liga novamente com uma tensão muito baixa ou muito alta.

Outra possibilidade é que o potenciômetro com valor de 50K tenha ficado superdimensionado, e aí a tensão máxima que ele deveria entregar pro CI pode ter sido ultrapassada danificando o 2005. 

É interessante levar em consideração que uma determinada corrente irá circular através do potenciômetro e as vezes a quantidade de watts que o potenciômetro escolhido suporta não é compatível com a função que exercerá no projeto, sendo necessário neste caso optar por potenciômetros que aguentem maior carga sobre si, isso depende exclusivamente do projeto que foi executado, que não sabemos qual foi.

 

 

 

 

Sim irmão, o que vc falou tem total sentido. Depois vou fazer uma análise mais minuciosa nas trilhas de alimentação da fonte e nos diodos retificadores prox. aos capacitores de filtro, pois de fato eles ficam fazendo um zumbido. Outra coisa que você mencionou e que é verdade, é que dependendo do ajuste que eu deixar o potenciômetro na hora de desligar a fonte, quando ela retorna, já retorna de uma forma diferente.. enfim são infinitas possibilidades do que pode estar ocorrendo.. ainda mais por se tratar de questões técnicas que eu ainda não domino muito bem. Como mencionei acima infelizmente estou sem outra fonte pra testar o seu projeto, mas assim que eu arrumar uma sucata vou tentar. Desde já muito obrigado pela atenção irmão. Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...