Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP G42 DA0AX3MB6C2 Sem vídeo

Avalie este tópico:


uTiBruno

Posts em destaque

Pessoal, estou com esse notebook que liga mas não dá imagem, já troquei a memória e o processador.

Fui fazer alguns teste e ví que está sem tensão no vcore, e que nenhum dos gates dos mosfet's tem tensão nem comunicação com o pwm.

Também já regravei a Bios, então creio que o problema esteja no pwm, mas não tenho nenhum aqui equivalente para trocar e não queria comprar um sem ter uma confiança maior.

Alguém pode me dar uma opinião se pode ser alguma outra coisa ou que o mais provavel seja o pwm.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, uTiBruno disse:

Pessoal, estou com esse notebook que liga mas não dá imagem, já troquei a memória e o processador.

Fui fazer alguns teste e ví que está sem tensão no vcore, e que nenhum dos gates dos mosfet's tem tensão nem comunicação com o pwm.

Também já regravei a Bios, então creio que o problema esteja no pwm, mas não tenho nenhum aqui equivalente para trocar e não queria comprar um sem ter uma confiança maior.

Alguém pode me dar uma opinião se pode ser alguma outra coisa ou que o mais provavel seja o pwm.

 

Agradeço.

Boa noite!
Ja verificou as tensoes de 3 e 5v?
Ja verificou as tensoes nas memoria?
A memoria é DDR3? viu se ela nao tem a variaçao pra L?

O chip da bios está bom? tem outro pra por no lugaR?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Allan Cordeiro disse:

Boa noite!
Ja verificou as tensoes de 3 e 5v?
Ja verificou as tensoes nas memoria?
A memoria é DDR3? viu se ela nao tem a variaçao pra L?

O chip da bios está bom? tem outro pra por no lugaR?

 

Boa noite amigo

Tensões de 3 e 5 estão normais

Tensão da memoria também normal 1.5V

A memória é DDR3, não sei o que quer dizer essa variação para L

Acredito que o chip está bom, testei no osciloscópio e tenho comunicação e tensões nele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@uTiBruno espero poder ajudar: 

A parte de controle de vídeo é feita pela ponte norte, nesse caso uma GM45. 

O teu PWM de VCore é um ISL6262A, primeiro passo é verificar se há alimentação dele. 

Terminal 22 VCC deve ter +5VPCU

Terminal 20 VIN deve ter 19V

Terminal 48 3V3 deve ter +3V

 

Outro terminal crucial é a habilitação do pwm. 

Terminal 44 VR_ON. 

Você já chegou a fazer a aferição desses pontos ?

 

- Adendos importante: quando o amigo de cima sinalizou sobre a variação de memória, é relacionado aos 2 tipos de RAM DDR3 existentes: um pente de memória RAM que tem escrito PC3 é alimentado por 1.5V. Já um pente de memória que tem escrito PC3L é DDR3, TAMBÉM, contudo é alimentado por uma tensão de 1.35V. 

Ambas são RAM ddr3, no entanto trabalham com alimentações diferentes. 

Editado: por Borges Adriely
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Borges Adriely disse:

@uTiBruno espero poder ajudar: 

A parte de controle de vídeo é feita pela ponte norte, nesse caso uma GM45. 

O teu PWM de VCore é um ISL6262A, primeiro passo é verificar se há alimentação dele. 

Terminal 22 VCC deve ter +5VPCU

Terminal 20 VIN deve ter 19V

Terminal 48 3V3 deve ter +3V

 

Outro terminal crucial é a habilitação do pwm. 

Terminal 44 VR_ON. 

Você já chegou a fazer a aferição desses pontos ?

 

- Adendos importante: quando o amigo de cima sinalizou sobre a variação de memória, é relacionado aos 2 tipos de RAM DDR3 existentes: um pente de memória RAM que tem escrito PC3 é alimentado por 1.5V. Já um pente de memória que tem escrito PC3L é DDR3, TAMBÉM, contudo é alimentado por uma tensão de 1.35V. 

Ambas são RAM ddr3, no entanto trabalham com alimentações diferentes. 

Terminais 22, 20, 48 e 44 estão alimentados normalmente.

Outra observação: Os mosfets de baixa estão com os gates alimentados com 5V e tem comunicação com o pwm, já os de alta não tem alimentação mas com o osciloscópio é possível visualizar alguns pulsos.

A memoria é DDR3 PC3, 1.5V

O Terminal 47 CLK_EN# quando a placa está ligada ele apresenta 3.3V, sendo que ele é um sinal reverso, não sei se é normal

Editado: por uTiBruno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, uTiBruno disse:

Terminais 22, 20, 48 e 44 estão alimentados normalmente.

Outra observação: Os mosfets de baixa estão com os gates alimentados com 5V e tem comunicação com o pwm, já os de alta não tem alimentação mas com o osciloscópio é possível visualizar alguns pulsos.

A memoria é DDR3 PC3, 1.5V

- conferiu se tem curto na linha +VCORE?

- verifique tensão pinos 26 e 36 pu1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mexer no circuito vcore  seria bom  vc baixar a bios diretamente do site da hp  extrair aquele arquivo de 1 mb  com o modelo exato da sua maquina exemplos g42 220br etc  ja peguei varios dessa linha que com arquivos aqui do forum nao deu video so com baixados do fabricante  boa sorte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, claudio cortez disse:

antes de mexer no circuito vcore  seria bom  vc baixar a bios diretamente do site da hp  extrair aquele arquivo de 1 mb  com o modelo exato da sua maquina exemplos g42 220br etc  ja peguei varios dessa linha que com arquivos aqui do forum nao deu video so com baixados do fabricante  boa sorte 

Infelizmente o site da HP não dá suporte para esse modelo, nem para bios nem para drivers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2020 às 18:33, uTiBruno disse:

Mas visto os fatos, vocês acreditam que pode ser o PWM? Já que ele está sendo alimentado e recebendo os sinais.

pode ser ele sim, antes faça o seguinte:

- troque os mosfets, eles podem tá em fuga

- meça os componentes em volta 

- troque o processador (se for de soquete)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vado disse:

pode ser ele sim, antes faça o seguinte:

- troque os mosfets, eles podem tá em fuga

- meça os componentes em volta 

- troque o processador (se for de soquete)

O processador eu já troquei mas nada, o mesmo é alimentado por 2 fases e os dois mosfets de uma das fases estavam com problema, um em fuga e outro não chaveava. Isolei essa fase mas o problema persistiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, uTiBruno disse:

O processador eu já troquei mas nada, o mesmo é alimentado por 2 fases e os dois mosfets de uma das fases estavam com problema, um em fuga e outro não chaveava. Isolei essa fase mas o problema persistiu

Veja se tem alguma peça ao redor do PWM com problema, se não tiver faça troca dele pra tirar dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vado disse:

Veja se tem alguma peça ao redor do PWM com problema, se não tiver faça troca dele pra tirar dúvida.

Antes tinha um capacitor em curto numa linha de alimentação de 5V do pwm, eu troquei e o pwm voltou a ser alimentado, mas mesmo assim sem emitir os pulsos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...