Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Equivalencia do Mosfet 4502C. ME4542...?


Posts em destaque

Boa noite pessoal!

 

Estou um Samsung 540N que está com um dos mosfet 4502C em curto. Tenho dois ME4542 bons em sucata e gostaria de saber se poderia substituir por eles.

 

Vou deixar a imagem de ambos aqui para poderem me auxiliar melhor.

 

 

Agradeço desde já pela ajuda prestada.

 

 

 

 

 

 

 

 

Screenshot_56.png

Screenshot_30.png

Editado: por James Walker
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, James Walker disse:

@willatl Hum, então não tinha dito, mas tambem tinha o olhado o diagrama e tido a mesma conclusão. Mas como não confio em minha habilidade de interpretar datasheet, quis fazer o post :V :V :V

 

E ai, será que ligo? Quais as chances de explosão?

Então, os dois são bem parecidos, eu acredito que funcionará bem, não posso garantir devido aos meus limitados conhecimentos. Acabei de olhar novamente os datasheets e vi que o mosfet que tu tem de sucata parece ser uma resistencia maior... PARECE  ser apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que percebi é que tanto a corente pulsada quanto a contínua são bem menores no ME4542.

 

4502 vs ME4542

image.png.23d7e1e8ef28489dec9c6f1aa7701d1d.png

 

image.png.fea117e59b3d893eb202e3cf1dfc518a.png

 

Teríamos que avaliar o esquema e ver se o fabricante deixou explícito qual a corrente da linha e, dependendo da especificação, você poderia substituir (pois talvez o 4502 estivesse trabalhando com muita folga).

 

Caso contrário, o ME4542 vai ter vida curta e te dar dor de cabeça.

 

Abraço.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pedrorosasb disse:

Uma coisa que percebi é que tanto a corente pulsada quanto a contínua são bem menores no ME4542.

 

4502 vs ME4542

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Teríamos que avaliar o esquema e ver se o fabricante deixou explícito qual a corrente da linha e, dependendo da especificação, você poderia substituir (pois talvez o 4502 estivesse trabalhando com muita folga).

 

Caso contrário, o ME4542 vai ter vida curta e te dar dor de cabeça.

 

Abraço.

 

👏👏👏👏👏👏👏 Melhor explicação acredito não ter

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

pela descrição, esse monitor não é um Samsung 540N. O inversor do backlight do 540N é  push-pull ressonante (alguns chamam essa topologia de 'royer buck'), e usa dois transistores bipolares para chavear o transformador, e um fet canal P antes da bobina, que controla o brilho.

 

Com dois fets 4502C, é mais provável que o monitor seja um 740N, onde o inversor do backlight é em meia ponte (dois fets duplos em paralelo). Nesse caso, pode usar o ME4542 sem problemas. Se funcionar, mas aquecer mais do que deveria, veja se o sinal que chega nos gates - especialmente no gate do fet canal P - não está atenuado... tem um zener nessa linha do gate que gosta de dar fuga e atenuar o sinal.

 

Em último caso, pode colocar os dois ME4542 em paralelo (um soldado em cima do outro). Lá pelos idos de 2005, quando começaram a aparecer monitores LCD para reparo e ainda não existiam peças de reposição no mercado, eu fazia isso com os SI9952 (catava eles nas placas duns HDs antigos) :D

 

 

 

  

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa for uma BN44-00124A (IP-35135B) tem abaixo o detalhe do circuito do Inverter a onde vão os Driver das lampadas:

 

1944636289_BN44-00124A(IP-35135B)740N940N.thumb.gif.319e68153fa9f0192cbc3ca0c38e0b94.gif

 

Eles costumam entrar em curto quando os capacitores da linha de 13V secam ! 

 

C301 / C111 / C112 = 820uF x 25V ==> 1000uFx25V

 

Outra coisa quando os driver entram em curto o fusivel F301 = 3.15A (em baixo da cola de silicone) <<== Quase sempre ABRE !!!!!

 

Boa sorte ;)

 

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...