Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideapad 15 NM-B241 DG421 DG521 DG721 Não liga

Avalie este tópico:


christian.ricard

Posts em destaque

Boa tarde a todos, estou com essa placa que já passou por outro técnico, ela está somente com 19v. 

 

Precisava de uma ajuda para seguir um rumo. 

Já regravei a Bios, troquei bateria da Cmos.

Essa placa tem memória on board, já troquei o cap perto do slot tb.

 

Abraços e bom final de semana.

 

 

IMG_3659.jpg

IMG_3660.jpg

IMG_3661.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica se há curto nas pls 401 e 402. Os 19v chega nos mosfets de alta das tensões de 3v e 5v?

29 minutos atrás, christian.ricard disse:

Boa tarde a todos, estou com essa placa que já passou por outro técnico, ela está somente com 19v. 

 

Precisava de uma ajuda para seguir um rumo. 

Já regravei a Bios, troquei bateria da Cmos.

Essa placa tem memória on board, já troquei o cap perto do slot tb.

 

Abraços e bom final de semana.

 

 

IMG_3659.jpg

IMG_3660.jpg

IMG_3661.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, kcinfo disse:

Verifica se há curto nas pls 401 e 402. Os 19v chega nos mosfets de alta das tensões de 3v e 5v?

 

Bom dia, não tenho curto. 

 

Tenho 19v chegando no PJ401 que vai pros PU401 e PU402. 

 

Tenho 19v tb no dreno do PQ314.

 

Esqueci de comentar, essa placa liga pelo teclado, porém ela tem o J6 que dá pra ligar por ele, não tem tensão no "botão" de liga/desliga.

 

Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard o PU401 alimentado, o mesmo vai liberar a tensão +3VLP no pino 17 do integrado. Afira a resistência do pino 17, se tiver algo em curto nessa linha pode está matando essa tensão de LDO. Abri o jumper PJ402 pra ver se a tensão vai subir! Se caso tiver outro integrado para fazer a substituição seria bom. Para tirar desencargo sobre o CI! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Leonildo disse:

@christian.ricard o PU904 alimentado, o mesmo vai liberar a tensão +3VLP no pino 17 do integrado. Afira a resistência do pino 17, se tiver algo em curto nessa linha pode está matando essa tensão de LDO. Abri o jumper PJ402 pra ver se a tensão vai subir! Se caso tiver outro integrado para fazer a substituição seria bom. Para tirar desencargo sobre o CI! 

 

Bom dia, obg pelo retorno, cara desculpe a ignorância, mas não achei na placa o PU904, no esquema ele aparece somente no diagrama em blocos da sequencia de power.
Agora se for o PU401 eu tenho curto sim no pino 17 ( +3VLP  ), consequentemente no PJ404.

Sobre abrir o PJ402 eu ja tinha feito, fiz novamente e não mudou nd. 

 

Atualizando, removi o PU401 e o PC409 , mas o curto continua.
 

Abraços e obg.

 

 

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, christian.ricard disse:

Agora se for o PU401 eu tenho curto sim no pino 17 ( +3VLP  ), consequentemente no PJ404.

@christian.ricard isso mesmo! Eu já fiz a correção da serigrafia do integrado. Abri o jumper PJ404 e veja se o curto ainda vai continuar do lado do pino 17? Caso o curto esteja do lado desse pino, pode ser esse capacitor PC409 em curto! Se estiver para o outro lado? Injeta uma tensão de 1v e veja que essa linha só aguenta 100mA então cuidado para não arrebentar as trilhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Leonildo disse:

@christian.ricard isso mesmo! Eu já fiz a correção da serigrafia do integrado. Abri o jumper PJ404 e veja se o curto ainda vai continuar do lado do pino 17? Caso o curto esteja do lado desse pino, pode ser esse capacitor PC409 em curto! Se estiver para o outro lado? Injeta uma tensão de 1v e veja que essa linha só aguenta 100mA então cuidado para não arrebentar as trilhas. 

 

Baseado na sua mensagem anterior, fui seguindo curto, eu abri o PJ404 e o curto está do outro la, ai fui rastreando o +3VLP e chegou nos pinos do UE1 ( ITE8586E ) como base o pino 127, abri o RE1 que tem valor 0, o curto está do lado do ITE. 

 

Acredito ser ele o culpado, me corrija se estiver errado por favor.

 

Obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard o curto estando do (pad) lado 1 do RE1, é melhor verificar se um desses capacitores na linha +3VL_EC está em curto. Veja se estão bipando dos dois lados (curto na linha)? 

56 minutos atrás, christian.ricard disse:

( ITE8586E ) como base o pino 127, abri o RE1 que tem valor 0, o curto está do lado do ITE. 

Pode não ser ele. Tem muitos capacitores nessa linha que pode está em curto! Analisa bem antes de mexer no ITE!

Captura de tela 2020-10-18 114523.png

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Leonildo disse:

@christian.ricard o curto estando do (pad) lado 1 do RE1, é melhor verificar se um desses capacitores na linha +3VL_EC está em curto. Veja se estão bipando dos dois lados (curto na linha)? 

Pode não ser ele. Tem muitos capacitores nessa linha que pode está em curto! Analisa bem antes de mexer no ITE!

Captura de tela 2020-10-18 114523.png

 

Bom dia e boa semana a todos. 

 

Peguei o Boardview dessa placa e fui seguindo os capacitores dessa linha, abri todos e o curto continua do lado do ITE, excluindo assim a hipótese de serem os capacitores, além desses abri tb os CE4 e CE5, que tb fazem parte da linha. 

Qual sua opinião sobre isso?

 

Abraços e obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou a sucata. 

Retirei o ITE EC velho o curto ja some, coloquei o novo e sem curto, porém a placa não ligou. 

De inicio fui aumentando a tensão aos poucos até ver que não tinha curto, medindo a placa percebi que os 19v caia pra 3v na PR301, então abri PJ301 e verifiquei que do lado dos mosfets a tensão ficava baixa, na dúvida troquei os 2 ( PQ311 e PQ312) normalizou a tensão, fechei o PJ301 aí o problema volta, tornei a abri-lo e injetar os 19v no PR301, a placa ligou. 

 

O que pode estar matando essa tensão? Já conferi os capacitores e resistores em torno dos mosfets PQ311 e PQ312. 

O interessante é que se deixo PJ301 aberto tenho a tensão certa em N2 se injeto tensão no lado 2 do PJ301 está normal. 

 

Obrigado a todos.

 

Editado: por christian.ricard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard essa tensão v20b+ alimenta os mosfets chaveadores de quase todas as tensoes da placa se tiver algum aberto ou em curto pode estar matando a tensão. Essa placa tem jumpers em todas entradas de mosfets e cis reguladores. Va abrindo eles e ve se normaliza com o pj301 fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia a todos, atualizando o tópico, troquei os mosfets PQ311 e PQ312 novamente e a placa passou a ligar normal, porém sem vídeo, da pra perceber que a tela é energizada, mas fica com consumo na assimétrica de 0,53A e não dá vídeo. 

 

Regravei a bios trocando o CI e com Clean ME, verifiquei tensão de LVDS, ok. Todas tensões presentes.

 

Quem puder dar uma ajuda. 

 

Abraços e muito obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 11/11/2020 às 18:17, Leonildo disse:

@christian.ricard que bom teve progresso! Tem o bkp do arquivo original da primeira vez que regravou o bios?

 

Tenho sim, já voltei ele pra testar e já testei com a Bios da placa sucata tb. 

 

Obrigado pelo retorno

Em 11/11/2020 às 18:12, kcinfo disse:

@christian.ricard ja tentou regravar o super io. 

 

Infelizmente não tenho Svod. Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades, resolvi voltar o bkp da bios em outro ci novo que comprei essa semana, e deu vídeo, porém está dando erro de memória. 

 

Essa placa tem memória onboard testando com memoria no slot e sem consegui chegar a conclusão de ser a memoria onboard, agora precisa ver se existe alguma maneira de desabilita-la. 

 

Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...