Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 5350 - P5WE0 LA 6901P Rev 2.0 - Não Possui Tensão de +VGFX_COREP

Avalie este tópico:


Gledson Jalles

Posts em destaque

Boa noite pessoal, recentemente recebi em meu laboratório um notebook Acer Aspire 5350 com os seguinte sintomas:
Ao apertar a tecla power ele ligava e desligava do nada, as vezes se mantinha ligado, porém sem apresentar vídeo. Testei um monitor externo e mesmo assim continuou a mesma coisa.

Testei-o com o mínimo possível, apenas CPU, memória e a tela LED e continuou a mesma coisa.

Com a placa já fora da carcaça e desenergizada, medi a resistência nas bobinas afim de encontrar algum curto e estava tudo normal. 

Comecei a testar as tensões da placa com ele ligado, foi quando cheguei na bobina PL12 e a mesma oscilava muito sua tensão, notei que o capacitor PC84 estava bem estranho, fiz a troca do mesmo, liguei e a tensão da PL12 normalizou em 0.90V e a placa agora se mantem sempre ligada ao apertar a tecla power.

Continuando a análise vi que a PL18 não tem a tensão de +VGFX_COREP. No PU12 que controla os mosfets deste circuito, medi para ver se encontrava algo anormal. No pino 46 encontrei 30 ohms e no pino 45 encontrei 0 ohms com o CPU no lugar, vi pelo diagrama que o pino 45 do PU12 estava separado por um resistor de 10 ohms do terra e por isso sua resistência teria de ser baixa e não zerada como está. Removi o CPU e sem ele o pino 46 do PU12 vai pras alturas, mais de 2000 ohms e o pino 45 vai pra 14 ohms.
Quando fui retirar o CPU, entre seus pinos havia uma esfera minúscula de estanho, dessas usadas pra fazer BGA. Como eu não faço BGA, essa esfera deve ter vindo da outra assistência onde o notebook estava.

Alguém poderia me dar uma luz com relação ao pino 45? 0 ohms é certo mesmo de ser encontrado por lá com o CPU no lugar? Será que esta esfera de BGA pode ter curto-circuitado o setor do CPU responsável por receber o +VGFX_COREP derrubando assim essa tensão e impedindo a placa de apresentar vídeo?

Desde já gradeço a ajuda!

Editado: por Gledson Jalles
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Well7487 disse:

U21 e u22 quais as tensões em source e dreno deles

Então @Well7487, os mosfets estão chaveando direitinho, após apertar o botão power ambas as tensões de transferência aparecem nos sources do U21 e U22.

 

U21

S 3.3V

D 3.3V

 

U22

S 5V

D 5V

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gledson Jalles disse:

Você diz estas tensões de transferência?

Sim. Agora faça teste com as demais tensões.

Verifique se não está faltando nenhuma tensão, pode medir direto nas bobinas.

20 horas atrás, Gledson Jalles disse:

Testei-o com o mínimo possível, apenas CPU, memória e a tela LED

Mantenha a bateria interna de 3 V na placa.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisfatef disse:

Sim. Agora faça teste com as demais tensões.

Verifique se não está faltando nenhuma tensão, pode medir direto nas bobinas.

Então, a única tensão que falta é a da PL18 a +VGFX_COREP, está zerada. Testando o circuito onde chega o sinal de VSS_AXG_SENSE, pino 45 do PU12, com o CPU no lugar esse pino fica com a resistência em 0 ohms. Retirando o CPU do socket a resistência desse pino 45 do PU12 vai pra 14 ohms.

 

2 horas atrás, regisfatef disse:

Mantenha a bateria interna de 3 V na placa.

Ok. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/10/2020 às 21:22, Gledson Jalles disse:

Boa noite pessoal, recentemente recebi em meu laboratório um notebook Acer Aspire 5350 com os seguinte sintomas:
Ao apertar a tecla power ele ligava e desligava do nada, as vezes se mantinha ligado, porém sem apresentar vídeo. Testei um monitor externo e mesmo assim continuou a mesma coisa.

Testei-o com o mínimo possível, apenas CPU, memória e a tela LED e continuou a mesma coisa.

Com a placa já fora da carcaça e desenergizada, medi a resistência nas bobinas afim de encontrar algum curto e estava tudo normal. 

Comecei a testar as tensões da placa com ele ligado, foi quando cheguei na bobina PL12 e a mesma oscilava muito sua tensão, notei que o capacitor PC84 estava bem estranho, fiz a troca do mesmo, liguei e a tensão da PL12 normalizou em 0.90V e a placa agora se mantem sempre ligada ao apertar a tecla power.

Continuando a análise vi que a PL18 não tem a tensão de +VGFX_COREP. No PU12 que controla os mosfets deste circuito, medi para ver se encontrava algo anormal. No pino 46 encontrei 30 ohms e no pino 45 encontrei 0 ohms com o CPU no lugar, vi pelo diagrama que o pino 45 do PU12 estava separado por um resistor de 10 ohms do terra e por isso sua resistência teria de ser baixa e não zerada como está. Removi o CPU e sem ele o pino 46 do PU12 vai pras alturas, mais de 2000 ohms e o pino 45 vai pra 14 ohms.
Quando fui retirar o CPU, entre seus pinos havia uma esfera minúscula de estanho, dessas usadas pra fazer BGA. Como eu não faço BGA, essa esfera deve ter vindo da outra assistência onde o notebook estava.

Alguém poderia me dar uma luz com relação ao pino 45? 0 ohms é certo mesmo de ser encontrado por lá com o CPU no lugar? Será que esta esfera de BGA pode ter curto-circuitado o setor do CPU responsável por receber o +VGFX_COREP derrubando assim essa tensão e impedindo a placa de apresentar vídeo?

Desde já gradeço a ajuda!

tente regravar a bios.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2020 às 22:00, Well7487 disse:

@Gledson Jalles essa tensão pode indicar qualquer problema na placa já que ela é a última tensão a subir 

Em muitos dos casos se resolve regravando a BIOS amigo 

Tens gravadora?

 

Em 19/10/2020 às 22:36, Técnico Emanuel disse:

tente regravar a bios.

 Então @Well7487 e @Técnico Emanuel, tenho gravadora sim. Cheguei a regravar algumas vezes, só não sei se foram ambas ou se foi só uma delas que regravei várias vezes. Amanhã vou sacar as duas e regravar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que foi essa mesmo que regravei @Leonildo, amanhã mais uma vez regravarei pra ver. Então não é necessário regrava a do U38? Outra coisa, minha gravadora até reconhece, lê e grava com a eprom soldada a placa, mas esquenta bastante aquele transistor que transforma os 5V pros 3V da bios. Me recomenda tirar ela da placa antes de regravar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Verificou todas as tensões da memória ram?

Hummmmmm, agora fiquei confuso. Quando medi as tensões com ele ligado, a única tensão que chega a faltar é da PL18 que é a +VGFX_COREP. As vezes posso ter deixado passar alguma tensão, mas acredito que não. Tem alguma bobina secundária que faça parte das tensões da memória ram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gledson Jalles 

6 minutos atrás, Gledson Jalles disse:

Então não é necessário regrava a do U38?

Não amigo! Um BIOS tem comunicação com S/IO (KB930) e o outro tem comunicação com a PCH que é quem gerencia a subida de vídeo. Tem muito arquivos no fórum que não sabemos se realmente funcionam, pois não tem dizendo se foi testado e funcionou de forma correta. Por isso é bom sempre verificar se o autor da postagem do arquivo menciona se o arquivo é 100% funcional.

12 minutos atrás, Gledson Jalles disse:

transistor que transforma os 5V pros 3V

Você deve está falando dos mosfet transferidores de tensão? Creio que as tensões de 3/5VS passa pelo mosfet e sofre um alteração somente no nome e não em sua carga. 3 continua 3v e 5 continua 5v! Creio que não seja preciso troca-los. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2020 às 21:17, Gilson Macedo disse:

Na memória ram terá que ter 1.5, 0.75 e 3vs.

 

Em 21/10/2020 às 21:38, Well7487 disse:

@Gledson Jalles  faça o que o amigo @Gilson Macedo pediu

Pinos 1,30,76,126,199,204 do slot da memória 

 

Pessoal boa tarde a todos! Então @Gilson Macedo e @Well7487, tenho as tensões de 0,75V, 1,50V e 3,3V nos slots das memórias ram. Segue a pinagem e as tensões.

P1 = 0,75V

P30 = 1,50V

P76 = 1,50V

P126 = 0,75V

P199 = 3,30V

P204 = 0,75V

 

Procederei com a regravação da BIOS @Leonildo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...