Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida MCU sofre mais com o ruído em baixas tensões?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom galera? Vou primeiro deixa um contexto, faço uma extra na faculdade que é robótica, e eles projetam as próprias placas, nada muito complicado. Mas ai que entra minha duvida, fomos começar a ver as coisas pra projetar uma nova placa para o seguidor de linha, então tem driver pro motor, motor com encoder pro PID, sensores de linha e algumas coisas de comunicação. A principio iríamos fazer em 3.3v a placa, por majoritariamente os componentes usarem essa tensão, mas um veterano da equipe falou que placas com tensões mais baixas são mais sensíveis ao ruído e por isso teria que mudar para 5v ou tomar um cuidado maior com isso. Isto de circuito ser mais sensível é verdade? Se for poderiam me explicar por que e se tem filtros para colocar na linha dos encoders que comunicam com o mcu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Buenas,

 

não tenho experiência com projetos usando 3.3V, mas já fiz uns testes com microcontroladores AVR trabalhando com essa tensão. A única coisa que notei que fica mais sensível a ruído é o ADC, mas nada que um layout bem feito, capacitores de filtro  desacoplamento, ou mesmo  tirar várias leituras da mesma entrada em sequência e fazer a média por software não resolva. 

 

Há uns anos fiz um controlador térmico para um ar condicionado comum (de parede) para uma sala que tinha que permanecer numa faixa de temperatura bem estreita (19 a 22 graus). Nessa sala ficava uma máquina de coating* para lentes de óculos. Como não existe nenhum termostato de ar condicionado que tenha uma histerese tão baixa, e como a temperatura varia bastante ao longo do dia em algumas épocas aqui no RS, o ar condicionado teria que mudar entre refrigeração para aquecimento automaticamente ao longo do dia, acabei montando um controlador, até porque não achei nenhum controlador térmico pronto que fizesse essa função, a não ser que usasse dois controladores e dois sensores. Usei um ATMEGA88, montado numa placa padrão, que lia o sinal de um LM35, controlava três relés (um para o compressor, um para o ventilador e um para a válvula de reversão que mudava entre refrigeração e aquecimento) e um display LCD 16x2 que mostrava a temperatura e o status (aquecendo, refrigerando, ventilando e ocioso).

Na primeira versão do programa que fiz, ele fazia uma leitura do ADC (entrada ligada no sensor de temperatura) a cada alguns segundos, mas a leitura ficou muito instável.  Como o cabo do sensor era meio comprido (ficava num ponto da sala não muito perto do ar condicionado para poder sentir a temperatura do ambiente, sem influência das correntes de ar), sofria muita interferência.. era só aproximar a mão do cabo do sensor que a leitura de temperatura começava a variar. Aí mudei o código para ele fazer 8 leituras em sequência em vez de uma só, somar e deslocar o resultado 3 bits para a direita (deslocar gasta bem menos ciclos de clock que uma divisão, porque os AVR não tem divisão por hardware) e resolveu.

 

* Coating -> Tratamento anti-risco para lentes. Basicamente a máquina lava a superfície da lente com água desmineralizada, seca com ar comprimido, aplica um verniz especial e seca ele com luz ultravioleta. E o tal verniz não tolera grandes variações de temperatura. 

 

Resumindo: Se o microcontrolador que você for usar e a maior parte dos componentes trabalham só com 3.3V, pode alimentar o circuito com 3.3, só tome cuidado com as leituras do ADC, que tenderão a variar mais por causa da tensão menor. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...