Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte - GA-Z77x-D3h - Da vídeo e depois desliga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal, estou com essa plaquinha da Gigabyte e tenho ela a uns 3 anos.
Funcionava e depois de um tempo quando fui ligar, ela apresentou esse problema:
Liga, dá video, acessa bios, carrega windows, tudo normal. Depois de algum tempo ela desliga e só religa, se eu desconectar o cabo da fonte e aguardar uns segundos.
A primeira vez que ligo, ela guenta mais tempo, depois ela passa a desligar mais rapido, se for em sequencia bem rapido, ela as vez só roda o cooler e para.
Testes que eu fiz.
Liguei sem cabo 12V, apresenta mesmo problema, ou seja, nao fica em looping, uma hora ela para de tentar ligar.
Liguei sem processador com o cabo, mesma coisa.
Verifiquei se há curto no 12V, também não está. 
Descartei a hipótese de defeito na alimentação do Vcore.
Verifiquei se tem algum componente esquentando demais, aqueles próximos do PCH,  alguns esquentam, mas nada aponto de não dar de segurar o dedo em cima, então acredito que é natural, inclusive, as vezes ela desliga sem que eles cheguem a esquentar tanto.
Quais testes mais eu posso fazer, visto que, é impossível ficar testando ela, pois ela permanece por um curto espaço de tempo ligada.
Fiz um video curto pra mostrar o comportamento dela.
 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Acredito que possa ser solda fria. No teu caso eu lavaria a placa com álcool isopropílico e colocaria pra secar numa estufa ou forno elétrico, com temperatura controlada, por umas duas horas. Pode lavar também com água e sabão neutro, ou água e sapolium líquido e secar nos equipamentos que citei. Tem muita gente ortodoxa aqui e que talvez vá condenar o que eu falei. Mas sempre faço isso, e conheço pessoas que trabalham há anos consertando placas mãe e placa de vídeo e usam esse recurso. Já fiz muita placa com problema intermitente devido a oxidação e solda fria voltar a funcionar com eesse procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, lucasrc91 disse:

Tem alguma região específica que eu deva dar enfoque?

 

Se a placa liga e dá vídeo, e isso acontece quando ela quer, não vejo que possa ser algo diferente disso, além capacitor com problema. Eu tentaria esse procedimento, se não resolvesse, tentaria ir pra capacitores e depois outros componentes, se não fosse resolvido com esses dois procedimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma limpada , não estava tão suja.

Fiz outros testes ali, liguei a placa e deixei ela desligar e fiz as medições no cabo de 24 pino.
Encontrei tensão apenas no fio roxo(5v) e fio verde (4,36v), todos os outros estavam marcando 0v.
Já da pra ver onde eu quero chegar, a placa está enviando um comando e desligando, pois se nao fosse assim, terÍamos tensão nos outros pinos. A placa quem está se desligando, deve haver algum curto.
Feito isso, removi o dissipador do PCH e coloquei a mão em cima, deve estar chegando por volta dos 60~80 graus, chega um ponto que não é possível deixar o dedo em cima. 
São muitos componentes em volta e ainda assim, o curto pode estar em qualquer ponto da placa.... já que o pch é responsável por quase tudo. O que posso fazer pra identificar se há problema com o PCH, ou, descartar o defeito nele?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, lucasrc91 disse:

Dei uma limpada , não estava tão suja.

Fiz outros testes ali, liguei a placa e deixei ela desligar e fiz as medições no cabo de 24 pino.
Encontrei tensão apenas no fio roxo(5v) e fio verde (4,36v), todos os outros estavam marcando 0v.
Já da pra ver onde eu quero chegar, a placa está enviando um comando e desligando, pois se nao fosse assim, terÍamos tensão nos outros pinos. A placa quem está se desligando, deve haver algum curto.
Feito isso, removi o dissipador do PCH e coloquei a mão em cima, deve estar chegando por volta dos 60~80 graus, chega um ponto que não é possível deixar o dedo em cima. 
São muitos componentes em volta e ainda assim, o curto pode estar em qualquer ponto da placa.... já que o pch é responsável por quase tudo. O que posso fazer pra identificar se há problema com o PCH, ou, descartar o defeito nele?

 

 

Assim, quando algum componente entra em curto ou tá com fuga, a fonte desarma como proteção e o equipamento não liga. Se o curto ou fuga for num componente da fonte primária, o que pode ser observado com a fonte assimétrica, a placa sequer liga. Quando o curto ou fuga é em alguma fonte secundária, de tensões transferidas, a placa pode ligar e desligar logo em seguida, ou reiniciar de forma intermitente, mas sem gerar vídeo. Eu sinceramente desconheço uma situação em que a placa possa estar em curto ou fuga em algum componente, e mesmo assim ligar, dar vídeo e só depois de algum instante desligar. O ideal seria fazer o teste de continuidade nas bobinas, se encontrar continuidade com o terra em alguma delas, remover pra tentar isolar o possível curto, e com auxílio do esquema, procurar e testar componentes ligados à ela. Mas como eu disse, nunca vi placa em curto ou fuga chegar a ligar e dar vídeo, mas tem os amigos aqui muito mais experientes que eu, que já devem ter visto de tudo, é esperar um deles aparecer pra poder dar um outro norte as análises.

 

Ps: Eventualmente testar usando outra fonte seria bem vindo!

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, lucasrc91 disse:

As bonitas estão ok, do contrario não ligaria não é mesmo?
Testar as bobinas foi a primeira coisa que fiz, estão ok, todas apresentam continuidade.

 

Foi justamente por isso que eu disse que DESCONHEÇO uma situação em que possa haver curto ou fuga, e a placa ligar, dar vídeo e só depois desligar. Como você disse que acha que teria algum curto, eu pedi pra fazer esses testes, confirmou o que eu disse. Bobinas não entram em curto, o que pode acontecer com elas, é abrir, mas isso acontece em bobinas SMD, não nessas de placas de desktop. O que entra em curto é algum componente que vai ligado à linha dela, e já que todas estão sem medir continuidade com o terra, acho muito improvável algum componente em fuga ou em curto. Mas espera os outros falarem alguma coisa também.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Oseiasgs22 disse:

 

Foi justamente por isso que eu disse que DESCONHEÇO uma situação em que possa haver curto ou fuga, e a placa ligar, dar vídeo e só depois desligar. Como você disse que acha que teria algum curto, eu pedi pra fazer esses testes, confirmou o que eu disse. Bobinas não entram em curto, o que pode acontecer com elas, é abrir, mas isso acontece em bobinas SMD, não nessas de placas de desktop. O que entra em curto é algum componente que vai ligado à linha dela, e já que todas estão sem medir continuidade com o terra, acho muito improvável algum componente em fuga ou em curto. Mas espera os outros falarem alguma coisa também.


Sim, também não sei mais o que possa ser, talvez algum resistorzinho.
Os capacitores também acredito que não sejam, vou ver se alguém me da uma luz quanto ao PCH, checar ele e através dele descobrir se há algum componente provocando isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, lucasrc91 disse:


Sim, também não sei mais o que possa ser, talvez algum resistorzinho.
Os capacitores também acredito que não sejam, vou ver se alguém me da uma luz quanto ao PCH, checar ele e através dele descobrir se há algum componente provocando isso

 

Bom, já peguei uma placa mãe que ligava e não dava vídeo, e o culpado era um capacitor eletrolítico de 16v perto do slot de memória. Já peguei uma placa que ligava e travava dentro da área de trabalho, e o culpado era um capacitor de filtro da linha do processador, e já peguei uma placa que ligava, dava vídeo e depois de alguns minutos, o vídeo ia embora, e o culpado era um capacitor que ficava ligado ao mosfet que alimentava a Ponte Norte. Pode acreditar, capacitor é danado pra dar defeito e deixar a gente perdido, é por isso que um técnico não pode abrir mão de um medidor de ESR e de capacitância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, lucasrc91 disse:

É, eu tenho que arrumar um.
Já consertei algumas placas com defeito no capacitor, mas essa em questão, parece ser diferente.
Minha unica alternativa, seria ir trocando os capacitores e testando.

 

Como eu disse, mesmo essa placa não aparentando sujeira, eu lavaria com álcool isopropílico ou com outros agentes que citei, levaria pra uma estufa, ou levaria ao sol, ou levaria pra aquele outro lugar que uns e outros aqui condenam, pra ver se mudaria alguma coisa.

Pode tentar regravar ou atualizar o BIOS, mesmo que possa não ser o caso, mas toda tentativa é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ja vi um caso semelhante e a causa era problema de solda na ponte norte ou na sul ... tem casos de maquinas que uma vez liga e outra nao liga que sao causados tambem pela ponte norte ... vi uma maquina que para ligar tinha esperar durante quase uma hora e funcionava perfeitamente, mas se desligar e religar em poucos minutos nao liga a maquina ...

PROBLEMA DE SOLDA FRIA NO CHIPSET ...

Eu nao sei se arrisco para ter dizer a fazer um reflow ou reballing nos chipsets para tentar resolver esse problema porque tem risco de perda do componente caso o mesmo operou durante anos sem cooler ou seja extremamente quente. Se caso um reflow resolva tenta um reballing logo em seguida

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N

1 minuto atrás, Augusto7744 disse:

Ja vi um caso semelhante e a causa era problema de solda na ponte norte ou na sul ... tem casos de maquinas que uma vez liga e outra nao liga que sao causados tambem pela ponte norte ... vi uma maquina que para ligar tinha esperar durante quase uma hora e funcionava perfeitamente, mas se desligar e religar em poucos minutos nao liga a maquina ...

PROBLEMA DE SOLDA FRIA NO CHIPSET ...

É no que acredito, mas essa placa em questao, ela sempre liga. Problema e que da um tempinho e desliga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja vi um caso aonde a maquina desligava por temperatura alta na CPU no entanto era erro porque a CPU estava muito fria ou seja falha na BIOS ou em componente na placa.

A maquina ligava e funcionava correto se usando programa de texto, mas ao acessar internet colocando a CPU para mais de 50 % desligava.

Sendo que a BIOS estava na ultima versao e confirmado que nao tinha componentes na placa muito quentes desativando opçao na BIOS que protege a CPU contra alta temperatura resolveu o problema e a maquina ficou funcionando sem problemas. Eu nao disse o nome dessa opçao porque cada BIOS difere no entanto geralmente esta na ultima opçao antes do menu de sair e salvar BIOS settings em maquinas que usam BIOS ao invez de UEFI.
Tenta desativar essa opçao e veja o que ocorre no entanto tenta ver se a CPU nao esta muito quente senao pode queimar o processador.

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2020 às 19:17, Oseiasgs22 disse:

 

Cara, tu tentou fazer o que te recomendei?

Sim eu lavei com alcool isopropilico, continuou igual.
O thermalpad da pch ta bem deteriorado.
Os do VRM, estão bons ainda.

Em 05/11/2020 às 19:25, Augusto7744 disse:

Eu ja vi um caso aonde a maquina desligava por temperatura alta na CPU no entanto era erro porque a CPU estava muito fria ou seja falha na BIOS ou em componente na placa.

A maquina ligava e funcionava correto se usando programa de texto, mas ao acessar internet colocando a CPU para mais de 50 % desligava.

Sendo que a BIOS estava na ultima versao e confirmado que nao tinha componentes na placa muito quentes desativando opçao na BIOS que protege a CPU contra alta temperatura resolveu o problema e a maquina ficou funcionando sem problemas. Eu nao disse o nome dessa opçao porque cada BIOS difere no entanto geralmente esta na ultima opçao antes do menu de sair e salvar BIOS settings em maquinas que usam BIOS ao invez de UEFI.
Tenta desativar essa opçao e veja o que ocorre no entanto tenta ver se a CPU nao esta muito quente senao pode queimar o processador.

boa sorte

Opa, isso pode funcionar, eu vou tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2020 às 19:25, Augusto7744 disse:

Eu ja vi um caso aonde a maquina desligava por temperatura alta na CPU no entanto era erro porque a CPU estava muito fria ou seja falha na BIOS ou em componente na placa.

A maquina ligava e funcionava correto se usando programa de texto, mas ao acessar internet colocando a CPU para mais de 50 % desligava.

Sendo que a BIOS estava na ultima versao e confirmado que nao tinha componentes na placa muito quentes desativando opçao na BIOS que protege a CPU contra alta temperatura resolveu o problema e a maquina ficou funcionando sem problemas. Eu nao disse o nome dessa opçao porque cada BIOS difere no entanto geralmente esta na ultima opçao antes do menu de sair e salvar BIOS settings em maquinas que usam BIOS ao invez de UEFI.
Tenta desativar essa opçao e veja o que ocorre no entanto tenta ver se a CPU nao esta muito quente senao pode queimar o processador.

boa sorte

Na bios, ela marca a temperatura correta do processador (50 graus).
Ela desliga com ele em 50, ou 60, ou 70. Não tem temperatura específica, o que me leva a desconsiderar que seja isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...