Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sti is1522 - Lm10w Lm10wmb ver 0.8 - sem vídeo

Avalie este tópico:


Maestro Silva

Posts em destaque

Este notebook liga as luzes e cooler mas não dá vídeo. Troquei as memórias, tirei o HD e o processador não tenho outro para teste. Testei os capacitores e não encontrei curto. Não encontro as tensões de 3.3v e 5v. Em uma bobina próximo aos slots de memória, a tensão oscila de 6v a zero, como se tivesse descarregando lentamente. Foi a única que encontrei alguma tensão. Como sou novo aqui, não consegui o esquema. Agradeço o apoio de todos que puderem. 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, wizof36 disse:

@Maestro Silva Bom dia amigo, pelo relato acima, pode ser curto. Usando uma fonte assimétrica você poderá descobrir se tem algum componete esquentando e daí então identificar e isolar o problema para sua correção. Bom trabalho.

Obrigado. Hoje fiz mais testes. Com a placa ligada encontrei os 5v e 3,3v na placa nas demais bobinas 1v aproximadamente exceto a que está próximo ao slot da memória que a tensão chega a 8v e vai descarregando lentamente. Acabei removendo o mosfet Q6 para teste e está bom. Acontece que com a placa ligada, chegam 17v no gate, 18,8 source e no dreno sai a voltagem que está na bobina que vai descarregando lentamente a partir de 8v. 

is1522.jpg

Editado: por Maestro Silva
Colocar uma foto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal. Continuando os testes, testei alguns capacitores com o processador e apareceu alguns bipando perto do processador, aí retirei o processador e testei novamente e parou de bipar. Então fui no processador, e testei os capacitores dele e todos estão bipando. Então meu problema é este correto? Estou para comprar um, mas tenho a dúvida sobre a bobina que não mantém carga e se eu colocar um processador novo, ele corre o risco de queimar novamente. Testei os capacitores da foto.

IMG_20201028_092352.jpg

Editado: por Maestro Silva
Texto errado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Obrigado. Não encontrei esse nome na placa, APL5912. Mas a bobina mais próxima das memórias é a L24. A tesão dela cai de 8v para zero lentamente no multímetro. Em Q89 tem as tensões de 1,8v e 5v e em U46 tem 1,5v e 3,3v. Nas bobinas L130 e L131 tem 1,8v. Na L74 3,3v e L39 5,2v. E nas L126 e L129 tem 1,5v. Então fazendo mais testes, o Ci U65 está esquentando muito e próximo a ele os capacitores C1093, C1140 e C1141 estão bipando. Eles estão em paralelo um ao outro e a malha segue pra debaixo deste Ci. Acredito que este ci U65 seja de vídeo ou ponte norte ou ponte sul. Ainda não sei identificar. Ele possui um dissipador de calor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maestro Silva só que esses bips pode não ser curto, melhor dizendo, não é curto! Essas linhas tem uma baixa impedância por isso vai bipar. 

55 minutos atrás, Maestro Silva disse:

L24. A tesão dela cai de 8v para zero lentamente no multímetro.

A L24 não é a bobina das memorias! A bobina das memorias é L131 que gera a tensão de 1.8v! Se liga que essas memorias tem a referencia bem difícil de encontrar, testa com outras da mesma.   

Link do esquema caso ainda não tenha: 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Maestro Silva disse:

Bom dia pessoal. Continuando os testes, testei alguns capacitores com o processador e apareceu alguns bipando perto do processador, aí retirei o processador e testei novamente e parou de bipar. Então fui no processador, e testei os capacitores dele e todos estão bipando. Então meu problema é este correto? Estou para comprar um, mas tenho a dúvida sobre a bobina que não mantém carga e se eu colocar um processador novo, ele corre o risco de queimar novamente. Testei os capacitores da foto.

IMG_20201028_092352.jpg

 

Sim e não, está correto os valores e provavelmente, não, seu problema não deve ser esse, na verdade o processador sempre apresentara baixa resistência é está correto o fato de apresentar baixa resistência nas fontes de processador e chipset. Mais isso não impede de fazer um teste com outro processador.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Leonildo disse:

@Maestro Silva só que esses bips pode não ser curto, melhor dizendo, não é curto! Essas linhas tem uma baixa impedância por isso vai bipar. 

A L24 não é a bobina das memorias! A bobina das memorias é L131 que gera a tensão de 1.8v! Se liga que essas memorias tem a referencia bem difícil de encontrar, testa com outras da mesma.   

Link do esquema caso ainda não tenha: 

 

Muito obrigado. Não tinha o esquema. Vou analisar melhor agora. Nesta placa, as tensões aparecem só depois de ligar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2020 às 12:23, Maestro Silva disse:

Obrigado. Hoje fiz mais testes. Com a placa ligada encontrei os 5v e 3,3v na placa nas demais bobinas 1v aproximadamente exceto a que está próximo ao slot da memória que a tensão chega a 8v e vai descarregando lentamente. Acabei removendo o mosfet Q6 para teste e está bom. Acontece que com a placa ligada, chegam 17v no gate, 18,8 source e no dreno sai a voltagem que está na bobina que vai descarregando lentamente a partir de 8v. 

is1522.jpg

 

 

image.png.d1a88a3c6b7bf279a96f6e13bd4d535b.png

 

Devolva a componente. Essa bobina é do charger e é normal isso. Acontece que como não tem bateria ele está dando um pulso de tensão para tentar "regarregar" a bateria. Com não tem fica nisso. Tente colocar a bateria e veja se não estabiliza a tensão.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K0rTy obrigado. Analisando o esquema que eu não tinha antes, percebi isso mesmo. O mosfet já está no lugar. Testei ele e está funcionando. Estou fazendo mais análises e vou tentar conseguir um processador e outras memórias para teste. Tenho algumas aqui mas não deu resultado. Agora o ci U65 está esquentando bem quando se liga a placa.

IMG_20201029_235431_null.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 28/10/2020 às 23:50, Leonildo disse:

@Maestro Silva só que esses bips pode não ser curto, melhor dizendo, não é curto! Essas linhas tem uma baixa impedância por isso vai bipar. 

A L24 não é a bobina das memorias! A bobina das memorias é L131 que gera a tensão de 1.8v! Se liga que essas memorias tem a referencia bem difícil de encontrar, testa com outras da mesma.   

Link do esquema caso ainda não tenha: 

 

Leonildo bom dia.

Comprei um processador e o problema persiste. Você mencionou as memórias, de ser difícil de se encontrar. Sabe me dizer qual a exata para este modelo? Essas são as memórias que estavam nele.

IMG_20201201_102923132.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Maestro Silva disse:

Você mencionou as memórias, de ser difícil de se encontrar.

@Maestro Silva bom dia! Mencionei isso com base na minha cidade. Procura as especificações dessa placa na internet e veja qual memoria de fato ela trabalha e testa com outras. Faz um limpeza nas memorias...Teste uma de cada vez nos dois slot. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Pessoal estou pensando em regravar a BIOS. Porém sei que normalmente a BIOS tem oito terminais parecido com um Mosfet e que a BIOS se diferencia por ser quadrado. Nesta placa não encontrei. Desconfio que seja o U50. Mas pesquisando aqui, vi que ele é uma memória flash pelo datashet.

Outra coisa que percebi, o local de um Ci vazio que é o U81. Estou achando que foi removido. Circulei na foto.

 

Alguém poderia me ajudar a identificar e me dizer se é válido regrava lo? Este são os dois lados da placa. Obrigado desde já.

IMG_20201203_095903_null.thumb.jpg.83ccd587e4a52683353400abb9858c70.jpg

IMG_20201203_095800_null.jpg

IMG_20201203_095903_null_2.png

Editado: por Maestro Silva
Atualizar informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Maestro Silva disse:

Desconfio que seja o U50.

Isso mesmo, é exatamente esse U50. Vamos analisar novamente as tensões presentes só pra tirar a duvida se estamos pulando alguma etapa. Passe as tensões de todas a bobinas quando a placa liga por favor! Vamos fazer isso antes de você regravar o bios pode ser? Imagem do bios abaixo!

Captura de tela 2020-12-04 090833.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

Isso mesmo, é exatamente esse U50. Vamos analisar novamente as tensões presentes só pra tirar a duvida se estamos pulando alguma etapa. Passe as tensões de todas a bobinas quando a placa liga por favor! Vamos fazer isso antes de você regravar o bios pode ser? Imagem do bios abaixo!

Captura de tela 2020-12-04 090833.png

Obrigado Leonildo.

 

Medi novamente as bobinas.
A L24 Responsável pela recarga da bateria. A tensão vai caindo e não estabiliza. Somente com a bateria conectada.
L131 = 1,8v
L126 e L129 = 1,5 sem o processador. (Com o processador dá 1,02v)
L130 = 1,6
L74 = 3,3
L39 = 5,18

Fiz os testes sem o processador e depois com ele instalado.

Mandei a foto da placa marcando as bobinas e suas voltagens que só aparecem após o power.

placa mãe sti1522-redm.jpg

Editado: por Maestro Silva
Atualizando informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Leonildo disse:

@Maestro Silva Pode ser realmente problema na PN! Ela aquece a ponto de queimar o dedometro? 

O U65 né?!. Não deixei chegar a este ponto. Mas aquece bem. E não aquece muito rápido. Demora aí uns 3, 5 min, enquanto faço os testes. Aí já desligo quando aquece bem. Na fonte mostra 0,70 de consumo após o Power. Desligado, sem consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...