Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa de notebook

Avalie este tópico:


adriano vasco

Posts em destaque

@adriano vasco Tudo bem camarada, Bom dia, o PWM ou (Pulse-Width Modulation), e responsável pelas tensões da placa, ou melhor dizendo pelo o que o próprio nome já disse, modulação de sinal, se ele não funciona ou não esta na placa vc não vai ter as tenções necessárias para ligar a placa. 

 

Compreendeu?

 

Um forte abraço!  

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, BERTOTEC disse:

@adriano vasco Tudo bem camarada, Bom dia, o PWM ou (Pulse-Width Modulation), e responsável pelas tensões da placa, ou melhor dizendo pelo o que o próprio nome já disse, modulação de sinal, se ele não funciona ou não esta na placa vc não vai ter as tenções necessárias para ligar a placa. 

 

Compreendeu?

 

Um forte abraço!  

Sim,isso eu sei,mas em caso de curto agente sempre tira um componente pra ver se o curto desaparece (seja ele um mosfete,CI de Charger,CI de rede,etc..)porém quando é o pwm primário dizem que não pode,essa é minha dúvida,por que não pode?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, adriano vasco disse:

Sim,isso eu sei,mas em caso de curto agente sempre tira um componente pra ver se o curto desaparece (seja ele um mosfete,CI de Charger,CI de rede,etc..)porém quando é o pwm primário dizem que não pode,essa é minha dúvida,por que não pode?

 

O PWM primário é responsável por gerar os 3 e 5 v que vão pro restante da placa. Ele recebe 19v da fonte em um de seus pinos e gera essas duas voltagens, se alguém renove esse Buck converter e liga a placa, pode ocorrer desses 19v que vem do carregador, passar direto e queimar coisas lá pra frente.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

 

O PWM primário é responsável por gerar os 3 e 5 v que vão pro restante da placa. Ele recebe 19v da fonte em um de seus pinos e gera essas duas voltagens, se alguém renove esse Buck converter e liga a placa, pode ocorrer desses 19v que vem do carregador, passar direto e queimar coisas lá pra frente.

isso já ia responder, mas eu creio que ele não ira prosseguir com esse 19v porque ele nao a condutor pra passar pra outras linhas. os 19v vai pra entrada vin do PWM. e do PWM sai os 5v e 3v pra bobina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Leonildo disse:

@adriano vasco creio que essa dúvida deveria ser postada na área de treinamento! Já que não se trata de um placa que você está querendo ajuda para analisa-la. Correto @curtolo ? Pelo que vejo, o amigo tem uma duvida sobre o por quer uma placa de notebook não liga sem o buck converte n lugar. 

 

Errado.Desculpa se me expressei errado,a dúvida é:Por que eu não posso retirar um Ci de pwm assim como eu faria com um capacitor em curto pra injetar tensão e ver se o curto sumiu? Dizem que pode fazer com qualquer componente menos com o pwm primeiro porque queimaria a placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, BERTOTEC disse:

@adriano vasco Tudo bem camarada, Bom dia, o PWM ou (Pulse-Width Modulation), e responsável pelas tensões da placa, ou melhor dizendo pelo o que o próprio nome já disse, modulação de sinal, se ele não funciona ou não esta na placa vc não vai ter as tenções necessárias para ligar a placa. 

 

Compreendeu?

 

Um forte abraço!  

Não era isso,mas como eu me expressei errado toma o joinha pela sua boa vontade de ajudar!🖒😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, BERTOTEC disse:

isso já ia responder, mas eu creio que ele não ira prosseguir com esse 19v porque ele nao a condutor pra passar pra outras linhas. os 19v vai pra entrada vin do PWM. e do PWM sai os 5v e 3v pra bobina

 

Sim, quando a placa tá em curto o carregador já desarma por proteção, mas no caso de usar uma fonte assimétrica pra testar, em que ela não desarma, não é bom dar sopa pro azar, porque já vi casos em que a pessoa remove o buck converter e mesmo assim torrar coisa lá pra frente, inclusive tem vídeo sobre isso.

Editado: por Oseiasgs22
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, adriano vasco disse:

Por que eu não posso retirar um Ci de pwm assim como eu faria com um capacitor em curto pra injetar tensão e ver se o curto sumiu?

@adriano vasco você pode remover sim oscilador de pwm da placa e fazer as aferições nos pad do mesmo, deis que não plugue o carregador e tente ligar a placa. As aferições nesse caso devem ser nos pads onde fica os pinos do conversor, a fim de encontrar alguma linha positivo em curto com o gnd. Em casos de buck que aquecem, os técnicos removem o buck para fazer as aferições em seus pads, e constatando alguma linha positivo em curto, em alguns cosas o buck vai está bom, pode ser outro componente em curto na linha fazendo o buck aquecer! Em outro casos o buck também pode está danificado quando alinha entrou m curto. Energizar a placa sem o buck, pode deixar pinos algumas linhas "flutuantes" termo usado na eletrônica para dizer que vai ficar trilhas soltas e quando a placa ligar a tensão vai subir sem controle e pode queimar a linhas (trilhas da placa). Não sou muito bom nas explicações mas, é por aí! 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adriano vasco o meu conselho é: Não ligar a placa sem o buck converte na placa! Até onde eu seu, isso é o procedimento "suicida". Pesquise mais desse assunto em tópicos no fórum, vai encontrar boas explicações para um melhor entendimento!  

A forma como os capacitores se comportam nas placas é totalmente diferente de um integrado com um buck converte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leonildo disse:

@adriano vasco você pode remover sim oscilador de pwm da placa e fazer as aferições nos pad do mesmo, deis que não plugue o carregador e tente ligar a placa. As aferições nesse caso devem ser nos pads onde fica os pinos do conversor, a fim de encontrar alguma linha positivo em curto com o gnd. Em casos de buck que aquecem, os técnicos removem o buck para fazer as aferições em seus pads, e constatando alguma linha positivo em curto, em alguns cosas o buck vai está bom, pode ser outro componente em curto na linha fazendo o buck aquecer! Em outro casos o buck também pode está danificado quando alinha entrou m curto. Energizar a placa sem o buck, pode deixar pinos algumas linhas "flutuantes" termo usado na eletrônica para dizer que vai ficar trilhas soltas e quando a placa ligar a tensão vai subir sem controle e pode queimar a linhas (trilhas da placa). Não sou muito bom nas explicações mas, é por aí! 

 

Que bom que eu acertei uma, pois a explicação do mestre foi semelhante a minha num contexto geral. Kkk. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Leonildo disse:

@adriano vasco você pode remover sim oscilador de pwm da placa e fazer as aferições nos pad do mesmo, deis que não plugue o carregador e tente ligar a placa. As aferições nesse caso devem ser nos pads onde fica os pinos do conversor, a fim de encontrar alguma linha positivo em curto com o gnd. Em casos de buck que aquecem, os técnicos removem o buck para fazer as aferições em seus pads, e constatando alguma linha positivo em curto, em alguns cosas o buck vai está bom, pode ser outro componente em curto na linha fazendo o buck aquecer! Em outro casos o buck também pode está danificado quando alinha entrou m curto. Energizar a placa sem o buck, pode deixar pinos algumas linhas "flutuantes" termo usado na eletrônica para dizer que vai ficar trilhas soltas e quando a placa ligar a tensão vai subir sem controle e pode queimar a linhas (trilhas da placa). Não sou muito bom nas explicações mas, é por aí! 

ligar ate vc pode estar com a fonte assimétrica, só que vc ire ejetar as tensões certas nos lugares certos pra não dar problema, caso não saiba utiliza-la de maneira minuciosa, não recomendo. Isso não digo pra colocar a fonte no jak, e sim em determinadas trilhas com suas devidas tensões 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

 

Sim, quando a placa tá em curto o carregador já desarma por proteção, mas no caso de usar uma fonte assimétrica pra testar, em que ela não desarma, não é bom dar sopa pro azar, porque já vi casos em que a pessoa remove o buck converter e mesmo assim torrar coisa lá pra frente, inclusive tem vídeo sobre isso.

kkkkkk mas tem que saber usar ela kkk quantidade de amperagem, de voltagem necessária, tudo isso influencia, mas o mais recomendado mesmo e usar, o multimetro na escala de diodos.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Leonildo disse:

@adriano vasco o meu conselho é: Não ligar a placa sem o buck converte na placa! Até onde eu seu, isso é o procedimento "suicida". Pesquise mais desse assunto em tópicos no fórum, vai encontrar boas explicações para um melhor entendimento!  

A forma como os capacitores se comportam nas placas é totalmente diferente de um integrado com um buck converte! 

Sim!rsrs A minha analogia com capacitar foi muito desastrosa.Viajei legal!rsrs Essa dúvida surgiu do vídeo de um técnico que liga a placa sem chipset,isso me deixou confuso porque eu já tinha ouvido falar que no caso do pwm não podia.Mas agora perguntando pra vcs que sabem de tudo fica bem mais facil😉.Porém seguindo o seu raciocínio ele cometeu um erro ligando a placa sem chipset certo?Mesmo que esse CI trabalhe com baixa tensão,pode danificar vários circuitos(A não ser que os circuitos que dão continuidade com essas trilhas trabalhem com tensões iguais ou menores)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Oseiasgs22 disse:

 

Que bom que eu acertei uma, pois a explicação do mestre foi semelhante a minha num contexto geral. Kkk. :D

 

 

1 hora atrás, Oseiasgs22 disse:

 

Que bom que eu acertei uma, pois a explicação do mestre foi semelhante a minha num contexto geral. Kkk. :D

Sim,vc foi simples e direto,até eu que sou burro entendi de primeira!😂😂😂.O mestre só complementou a sua explicação.Obrigado!🖒

Editado: por adriano vasco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, adriano vasco disse:

Nos casos de suspeita de curto eu já vi gente removendo até o chipset e ligando a placa sem problemas

Sobre isso aqui 👆 tem que consultar os manos mais experientes para responder! Isso pra mim é inédito, se tem algum vídeo com esse procedimento, por favor para de assistir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Leonildo disse:

Sobre isso aqui 👆 tem que consultar os manos mais experientes para responder! Isso pra mim é inédito, se tem algum vídeo com esse procedimento, por favor para de assistir!

Mas isso que ele fez nem é procedimento,foi feito pra mostrar que a placa liga sem o chipset,o que não acontecia antes pois tava em curto(a placa ligava e logo desligava).Vendo o vídeo eu achei super interessante,mas agora depois de trocar idéias com vcs fiquei na dúvida(Será que ele fez errado?rsrs) Pior que o cara tem dezenas de anos de experiência,ae fica dificil.rsrs.É mais fácil agente errar tentando contestar uma coisa aparentemente absurda do que ele tá errado.Quando tiver um tempo da uma olhada no vídeo,segue o link:

 

[Editado - Vídeo removido por conter dados pessoais]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

Isso pra mim é inédito

@adriano vasco como falei, isso é assunto novo pra mim! Ainda tem muita coisa que desconheço em reparos de placas de notebook! Só me atento a não fazer procedimentos os quais eu tenho poucas informações. E vídeos da internet, (técnicos) são poucos o que eu uso para fortalecer o meu conhecimento.  Quando tenho dúvidas de tau procedimento se é correto ou não, pesquiso bastante antes de faze-lo. 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@adriano vasco , é expressamente proibido postar vídeos com dados pessoais (telefone, e-mail, etc), ainda mais desse senhor, que é persona non grata aqui, um vampirão de primeira.    O vídeo foi removido, evite esse tipo de postagem.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...