Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tela led com defeito branca... alguma soluçao ?

Avalie este tópico:


salvador.g

Posts em destaque

Ola amigos, estou aqui com um notebook acer aspire 5742 que acabou de chegar uma placa mae nova ja que a outra nao tinha reparo apenas... entao coloco a placa e minha surpresa e que a tela esta branca, ja lei algum topico aqui quando a tela nao ligava o ficava oscura, mais esse nao e o caso, sino que fica toda branca... a tela e uma ONV B156XW02 V2 , entao minha pergunta e a siguente, alguem ja arrumo uma tela de estas desse jeito. Ja verifiquei que e a tela mesmo pois coloquei outra e funciono bem a mais a placa e nova, e tampouco e o cabo flat. O que eu fiz e verificar os fusivel e estan bem, verifiquei o  chip da eeprom e tem no vcc 2,59v, to achando que e pouco mais injetei 3,3v e nao deu nada, o outro chip eeprom que tem esta com 3,3v, se alguem tive uma dica agradeço muito e dou joinhas quem ajudar eheheh.... obrigado a todos.

SAM_4881.JPG.30f90a6a94a421ef54a10af047ba71c8.JPG

SAM_4878.JPG.ee930b248d6250b8ea986113d47b6d21.JPG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito do backlight está bom  :D , verifica todas as resistências/fusível na board do LCD costuma ter um para o buck do backlight (normalmente 2A mas pelos vistos está bom) e outra para a lógica , caso contrário só sobra mesmo o CI da matriz.

Nota:

  Acho que a tensão na eeprom é mesmo de 2.5V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Salvador,

Sua tela Não é problema de Backlight. Visto que a tela esta branca portanto led's acessos.

 

Partindo dai, seu problema é sinal, e como não temos esquemas dessas telas para encontrar mesmo o componente defeituoso.

O ideal é você baixar o datasheet dos cis e testar os pontos principais tensão e sinais.

 

Mas pela minha experiência com telas de tv que consertamos que apresenta esse defeito é o CI maior, chamado ( GAMA)

 

Agora detalhe, Quando você localizar o componente se não for capacitor ou resistor, Vai ser complicado achar tal ci. "OU VOCÊ TEM UMA TELA DESTA SUCATA"?

 

Dúvidas estou a disposição no Skype.

 

Um grande abraço, Goiano

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

amigos já peguei varias telas assim.

é o ci principal da tela.

procurem em telas quebradas e troque o ci principal.

salvador.g da sua tela é o ci AUO do lado direito da tela.

obs. nao esquente a placa principal da tela com o fundo dela relando no findo do lcd vai derreter a tela.

espero ter ajudado.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite Salvador,seguinte essas tela led trabalha com 2 tensoes,uma tensao alta pra acender o led e uma tensao mais baixa pra trabalhar a placa da tela em si,como a tela esta acessa ,esquecemos a tensao alta,geralmente nos pinos 2e 3 em algumas telas 23e4 mas em geral a tensao baixa que chega nos primeiros pinos,passa pelo fusivel e vai direto naquele trafo que vc ve ali,o menor,pega o multiteste e observa o seguinte,se a tensao que esta chegando pelo flat cable é a mesma tensaõ que tem no transformador,se for a mesma tensão,vc sabe que não esta dobrando e o problema esta aí,pois ela dobra a tensao de entrada,vc observa o seguinte,se vc levantar o transformador se existe curto em relação ao terra,caso ocorra o curto ,muito facilmente vc vai ter esses ceramicos em curto,ja aconteceu de eu pegar até 3 ceramicos em curto na mesma placa,e cuidado pra nao mandar calor na tela como citou o colega ali atras,arrume uma maneira de levantar ela qdo for fazer soldas,e claro muito cuidado pra nao dar mau contato nos flat ali das matrizes,eu vou ver se acho na sucata uma identica pra continuar te ajudando

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a tela que você testou e que funcionou era do mesmo modelo da que apresenta o defeito?

 

Se não for, então tente testar outro cabo flex.

 

Agora se não houver outro cabo flex, então você teria que verificar o cabo blindado que fica entrelaçado aos fios internos do flex.

 

Parece besteira, mas já consertei mais 10 telas com esse defeito, e eu te digo o fio blindado na maioria dos casos (pode não ser o seu, falo apenas como sugestão) é o cabo flex que corrompe esse fio blindado na dobra onde mais movimenta e causa assim interferência e até mesmo queima do CI que nossos amigos haviam citado.

 

Não custa nada testar outro cabo, pois outra marca de LCD pode não trabalhar com os sinais e frequência que o LCD defeituoso trabalha (o que ocasiona esse fator de funcionar perfeitamente, já aconteceu isso comigo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra completar...

 

Já consertei 15 telas com esse defeito e 13 eram o cabo flex e as outras 2 eram o CI principal conforme já citado pelos nossos amigos.

 

O desafio agora que me apareceu foi uma tela do mesmo modelo citado por você (Salvador). O problema é que os leds dessa ficam piscando (como se estivessem oscilando - fraco e forte aleatoriamente).

 

Escuto uns estalinhos de uma das bobinas (aquelas prateadinhas com o numero 100 escrito), já substitui a bobina mas ainda continua oscilando e emitindo esse ruido.

 

Caso eu esteja fugindo do assunto, por favor me digam para que eu venha abrir um novo tópico.

Obrigado desde já e se puderem me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...