Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria

Avalie este tópico:


MarcelloHD

Posts em destaque

Boa noite,

 

Estou com um problema considerado comum entre técnicos de macbook, o defeito de não carregar a bateria, meu mac estava normal, um belo dia a bateria nao carregou mais, tenho alguns conhecimentos em eletrônica e gostaria de analisar melhor a placa do meu mac, infelizmente usava ele para trabalho e esta parado por conta de nao ter o esquema elétrico para tentar o reparo.

Conforme pesquisa previa das possíveis causas do problema, realizei todos os procedimentos recomendados pelo fabricante, eles sao: reset do SMC - segue link do procedimento "

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
", NVRAM E PRAM "", nenhum deles resolveu o problema, confirmando assim um problema em algum componente, se alguém tiver o esquema e puder me passar eu agradeço. Não sou técnico de profissão, agradeço de vdd se alguém puder ajudar. 

Obs: Suspeito ser CI de carga.

 

Desde já agrdeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Não sei se ele já alterou o título (não consegui identificar uma edição), mas acredito que o título tenha todas as informações que você citou: Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria.

Marca e Modelo: Apple Macbook Pro 2011

Placa: A1278

Defeito: Não carrega bateria

 

Como sou novato, gostaria de saber o que faltou no título dele para não cometer o mesmo erro. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Breno Tavares disse:

mas acredito que o título tenha todas as informações que você citou: Apple Macbook Pro 2011 A1278 Nao carrega Bateria

Bom dia, ainda está incorreto, pois falta o modelo da placa 820-3115-B para ficar de acordo com o padrão do forum, 

marca e modelo + modelo da placa + defeito 

Portanto aguarde o colega realizar as correções solicitadas.

 

@Breno Tavares 

KHbUAK

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcelloHD Arquivos postados aqui no fórum:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos, com todo respeito agradeço o interesse em responder o tópico e tudo mais, mas se eu não mencionei o modelo da placa pq a etiqueta com a referencia foi arrancada em alguma assistência que o mac passou pela vida.

 

Conforme descrição é um mac pro 2011 - placa composta por um i5 - com Intel HD Grafics 3000, pelo que eu vi tenho 99% de certeza que seja a 820-2936-B como o @Paulo Noce comentou. 

 

Tenho intenção de contribuir com a comunidade no que puder, inclusive indiquei o fórum a amigos que são eletrônicos para que eles possam contribuir tbm. Peço a colaboração dos amigos para encontrar esse esquema, que seria a única saída que tenho para recuperar minha maquina de trabalho. Entendo que aqui não é bagunça e nem foi a intenção criar um tópico ruim ou pobre de detalhes / informações. Postei as informações que tinha e os procedimentos que tentei, então se meu tópico agora atender as especificações dos amigos moderadores eu peço encarecidamente que alguém possa disponibilizar pelo menos a área do esquema da placa relacionada ao carregamento da bateria,  pois com a bateria carregada o equipamento funciona normalmente, porem não carrega.

 

Obs: se assim for da vontade dos moderadores eu posso colocar o modelo da placa que acredito ser, no titulo do tópico. Segundo um técnico especializado apple de uma cidade bem distante da minha, ele disse que as tenções e a corrente das placas dos mac Pro nas linhas de carregamento e CI de carga, ate 2014 são iguais. (Não estou dizendo que é verdade, só comentando a opinião técnica dele, a titulo de curiosidade em minha cidade não tem nenhuma assistência que resolva meu problema por isso a insistência aqui.) 

 

Mais uma vez agradeço a quem puder ajudar.

 

Para contribuir com quem tiver o mesmo problema, depois de horas procurando soluções encontrei um vídeo onde foi substituído dois resistores que ficam antes do CI de carga um medindo 2,2 k e o outro 0 k, um resistor estava fechado, infelizmente como nao tenho o esquema nao consegui prosseguir. Meu caso nao era simplesmente como o apresentado no vídeo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
On ‎10‎/‎29‎/‎2020 at 3:10 AM, MarcelloHD said:

Boa noite amigos, com todo respeito agradeço o interesse em responder o tópico e tudo mais, mas se eu não mencionei o modelo da placa pq a etiqueta com a referencia foi arrancada em alguma assistência que o mac passou pela vida.

 

Conforme descrição é um mac pro 2011 - placa composta por um i5 - com Intel HD Grafics 3000, pelo que eu vi tenho 99% de certeza que seja a 820-2936-B como o @Paulo Noce comentou. 

 

Tenho intenção de contribuir com a comunidade no que puder, inclusive indiquei o fórum a amigos que são eletrônicos para que eles possam contribuir tbm. Peço a colaboração dos amigos para encontrar esse esquema, que seria a única saída que tenho para recuperar minha maquina de trabalho. Entendo que aqui não é bagunça e nem foi a intenção criar um tópico ruim ou pobre de detalhes / informações. Postei as informações que tinha e os procedimentos que tentei, então se meu tópico agora atender as especificações dos amigos moderadores eu peço encarecidamente que alguém possa disponibilizar pelo menos a área do esquema da placa relacionada ao carregamento da bateria,  pois com a bateria carregada o equipamento funciona normalmente, porem não carrega.

 

Obs: se assim for da vontade dos moderadores eu posso colocar o modelo da placa que acredito ser, no titulo do tópico. Segundo um técnico especializado apple de uma cidade bem distante da minha, ele disse que as tenções e a corrente das placas dos mac Pro nas linhas de carregamento e CI de carga, ate 2014 são iguais. (Não estou dizendo que é verdade, só comentando a opinião técnica dele, a titulo de curiosidade em minha cidade não tem nenhuma assistência que resolva meu problema por isso a insistência aqui.) 

 

Mais uma vez agradeço a quem puder ajudar.

 

Para contribuir com quem tiver o mesmo problema, depois de horas procurando soluções encontrei um vídeo onde foi substituído dois resistores que ficam antes do CI de carga um medindo 2,2 k e o outro 0 k, um resistor estava fechado, infelizmente como nao tenho o esquema nao consegui prosseguir. Meu caso nao era simplesmente como o apresentado no vídeo.  

primeira coisa 'e testar uma bateria nova...  depois medir os resistors q vc citou…  Esses resistors sao "current sense", medem e comparam as 2 linhas para ver quanto de energia precisa enviar….   Verifique tb as 2 linhas de dados da bateria para o SMC e o tb o diodo perto do conector da bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...