Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Ideapad 320-15IKB NM-B242 Não liga

Avalie este tópico:


AndreyBieging

Posts em destaque

Boa tarde a todos, iniciei recentemente no ramo de reparo de notebook e encontrei meu primeiro desafio.

 

Estou com está placa que ao conectar na fonte assimétrica no jack não apresenta consumo, tensão não passa do primeiro Mosfet (PQ311), porém logo depois tem um Jumper (JP301) que se desfaço a tensão vai até ele, e quando injeto tensão de 8-20V depois do jumper (linha V20B+) ele estava dando consumo, que com a câmera térmica verifiquei ser o CI de rede (UL1) aquecendo. Removi o UL1 e ao injetar tensão novamente o LED do power acendeu e todas as tensões subiram, mas sem gerar imagem, testei regravar a BIOS (Winbond 25Q64JVS10) mas a gravador apontava erro no pino 2, achei uma BIOS compatível (Winbond 25Q64FVS10) de uma placa sucata e regravei a BIOS nela, mas continuou na mesma, então suspeitando do CI da bateria (?qual seria o nome certo?) (PU301) o removi e refiz os testes, que continuou com o mesmo sintoma, mas agora nem passa tensão do primeiro mosfet quando mando tensão pelo jack [ esse CI é necessário para o mosfet chavear?].

 

Depois de tudo isso verifiquei as tensões das bobinas novamente, mas dessa vez verifiquei que depois de +-23 segundos algumas tensões mudam, conforme imagem abaixo;

 

E parei por aqui, estou sem ideia do que fazer agora, testei o botão do power que fica junto ao teclado e que se não estou enganado seria o pino 31 do JKB1 e ele apresenta 3,3V quando injeto tensão, pino 8 da BIOS também apresenta 3,3V;

 

Resumindo estado atual da placa: Removido PU301, UL1, JP301; ressoldado o PU1402;

 

Estou suspeitando do culpado ser o PU301, mas não sei se somente pela parte inicial ou total e não tenho outro CI compatível para testar, teria outra forma de testar ele? ou será que ele nem mesmo é culpado?

 

OBS: antes de estar com o problema atual, e antes de eu começar a aprender sobre conserto de placas, esse notebook apresentava defeito que não ligava com a bateria conectada, mesmo ligando a fonte pelo jack junto, imagino hoje que poderia ser esse CI PU301 (se fosse um casso separado, por via de duvida, poderia ser ele o culpado do notebook não ligar com a bateria conectada?)

Tensões bobinas.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Chegou hoje o CI PU301, realizei a troca e não mudou nada, ao conectar no jack os 19V param nos mosfets de entrada, a não ser que remova o jumper JP301.

 

Refiz o jumper J301 e fui tirando os jumpers que passavam 19V um por um para ver se algum era culpado, removi o os PJ1002, PJ1001, PJ1003, PJ405 e PJ401. Ao remover o PJ401, começou a passar voltagem pelos mosfets de entrada, então removi o PJ402 e refiz o PJ401 para ver se o problema estava no circuito dos 3V ou depois dele. Quando fiz isso voltou o problema de não passar voltagem pelos mosfets de entrada, então removi o jumper PJ404 (3VLP-3VL) e voltou a passar tensão.

 

Resumindo tem (imagino) algum problema em algum ponto que usa esses 3VL, que pelo que sei é principalmente o Super IO.

 

Qualquer dica ou ajuda seria muito bem vindo, desde já agradeço.

 

Edit: Ao injetar 3V no 3VL a fonte mostra 0,010A de consumo.

Editado: por AndreyBieging
Novas informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...