Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung RV420 / Scala2-14R-VE BA41-01885A / Não liga, LED's não acendem

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa noite, amigos. Essa placa da descrição estava com um mosfet em curto na área do processador, fiz a troca e o curto sumiu. Mas algo que até agora não consegui resolver, é que a placa não está ligando, nem mesmo os leds acendem com a fonte assimétrica conectada, ela não estarta. No dreno do mosfet de alta AON7200, chega os 19v, mas no source, só as vezes esses 19v chega, na maioria do tempo fica zerado, tanto no source, quanto no gate. Quando passa pro Source, esses 19v chega no source do AON7410, ma não chega nos dreno dele. Outra coisa que achei "estranho", é que mesmo quando os 19v não passa pro Source do AON7200, esses 19v chega no pino 20 do BQ735, o que em tese, não era pra ocorrer. No CI do BIOS não tem voltagem nenhum. Sem esquema tudo complica.
PS: Os dois mosfets de entrada estão bons, foram testados fora e os dois conduzem, armam e desarmam.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

Provavelmente tem mais curto na placa, e esse setor está entrando em proteção, retire o 7200 e o 7410 e faça um jumper direto, e ligue na fonte de bancada. vai subindo a tensão lentamente, configurado a uma corrente de 1a

 

Já testei o que podia em busca de curto, também fiz testes de continuidade nas bobinas, não acusou curto. Já testei injetando corrente do outro lado do 7200 e não apresentou curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

 

Já testei o que podia em busca de curto, também fiz testes de continuidade nas bobinas, não acusou curto. Já testei injetando corrente do outro lado do 7200 e não apresentou curto.

ressolde o bq735, como tem horas que os 19v apresenta, pode ser solda fria no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu removi o resistor R010 e injetei 19v no pad  dele do lado oposto ao AON7410, fui injetando aos poucos e quando chegou em 5v o LED começou a piscar , ficando verde, e logo em seguida ficando vermelho e assim fica de forma intermitente. Chega 3v no pino 8 do CI de BIOS. Acho bem improvável que seja curto, pois já medi e injetei tensão aonde podia, e nada acusa curto. Eu já regravei o BIOS duas vezes, inclusive com arquivo baixado aqui no fórum, e não deu certo. Lembrando qua quando conector a fonte assimétrica diretamente ao jack, não acende nenhum LED, só acende quando eu injeto tensão mais acima da placa, como descrevi antes.

 

Ps: O R010 eu removi apenas por praxe, porque com ele no lugar, eu poderia injetar tensão e o resultado seria o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 veja se algum desses esquema desse link bate tudo com sua placa? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esse link tem um boardview.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Alguém sabe me dizer qual é o buck converter de 3v e 5v dessa placa?? Procurei e ainda não consegui encontrar, por incrível que pareça.

 

@Oseiasgs22 não adianta procurar essas tensões se a placa ma~e nem liga. Pois nas placas mãe da Samsung essas tensões de 3.3V e 5V são suspend.

 

- Veja e monitores até onde o VIN 19V na placa mãe chega e a partir daí entender porque parou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@Oseiasgs22 não adianta procurar essas tensões se a placa ma~e nem liga. Pois nas placas mãe da Samsung essas tensões de 3.3V e 5V são suspend.

 

- Veja e monitores até onde o VIN 19V na placa mãe chega e a partir daí entender porque parou.

 

Não, isso é de boa. Tô sabendo que essas placas tem voltagem suspend, é que já não sei mais onde analisar, que qualquer dica seria bem vinda. Quando eu injeto 19v no pad do resistor R010, essa voltagem aparece nos componentes circulados em vermelho na foto anexada. Esse pad circulado eu retirei o mosfet porque no começo eu tava desconfiando dele, mas ele tá bom, só falta eu colocar de volta.Os 19v chegam em seus dreno.Por isso eu creio que não tenha curto, se não essa voltagem morreria logo no começo, e apresentaria consumo na fonte, coisa que não acontece.

 

 

20201031_225817.jpg

3 horas atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 veja se algum desses esquema desse link bate tudo com sua placa? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esse link tem um boardview.

 

 

Valeu, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

Verifique esse transistor, outra coisa, o BQ735 chega a aquecer ou algo? trocou ele? se não trocou, faça a substituição por desencargo de consciência 

eletronica.png

 

Esse mosfet tá ok, já testei ele fora da placa. O BQ735 não aquece. Ao que tudo indica, não existe curto nessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 veja se algum desses esquema desse link bate tudo com sua placa? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esse link tem um boardview.

 

 

Mesmo os 19v chegando apenas aos dreno do AON7200, chega os 19v no pino 20 do BQ735. No 17 e 16 tem 5,86v, no pino 6 chega 2,46v. O que me leva a questionar se o problema não pode ser nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 tensão do pino 5 ACOK ? Verifique se a tensão do botão power zera? Pressiona o power e veja quais bobinas vai subir tensão e post mano.

 

Pino 5 ACOK está zerado. A placa mãe não starta, não chega nenhuma voltagem na placa de power, não tem como aferir tensão nas bobinas primárias. Lembro que quando a placa tava em curto, o botão de power ainda funcionava, eu estartava e acendia os leds azuis e logo em seguida desligava, depois que removi o curto e atualizei o BIOS, deixou de startar, na verdade basicamente deixou de startar quando atualizei o BIOS. Essa última atualização usei um arquivo baixado aqui mesmo do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

depois que removi o curto e atualizei o BIOS,

@Oseiasgs22 volta o arquivo original do bios mano. Você tem que rever bem essa questão de regravar bios com a placa em curto.

Depois que removeu o curto da placa teria que ver quais tensões estava subindo, e com isso ver onde a sequencia de start da placa estava parando. No caso da placa ligando e desligando poderia ser curto no estado de S3 da sequencia de start. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 volta o arquivo original do bios mano. Você tem que rever bem essa questão de regravar bios com a placa em curto.

Depois que removeu o curto da placa teria que ver quais tensões estava subindo, e com isso ver onde a sequencia de start da placa estava parando. No caso da placa ligando e desligando poderia ser curto no estado de S3 da sequencia de start. 

 

Eu só regravei o BIOS depois que removi o curto, e não fiz backup dele. Na verdade essa placa tava encostada aqui há uns dois anos, e como eu queria montar um notebook pra mim, resolvi tentar reparar, pois ela suporta core i3 em diante. Ela tava sem BIOS todo esse tempo, até que achei o chip que seria dela, pelas pesquisas que fiz, havia um arquivo de BIOS já gravado nela, que apaguei e regravei com dois arquivos diferentes. Quando ela ligava e desligava, realmente eu mosquei ao reparar se subia alguma tensão nas bobinas primárias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 volta o arquivo original do bios mano. Você tem que rever bem essa questão de regravar bios com a placa em curto.

Depois que removeu o curto da placa teria que ver quais tensões estava subindo, e com isso ver onde a sequencia de start da placa estava parando. No caso da placa ligando e desligando poderia ser curto no estado de S3 da sequencia de start. 

 

De tanto procurar encontrei um arquivo de BIOS perdido na minha pasta antiga de arquivos de BIOS, que é o arquivo certo pra essa placa. Com ele, quando eu injeto corrente no R010, o led continua apagado, porém quando eu dou starta na placa, ela starta rapidinho, os leds azuis tanto da placa mãe, quanto da placa de power acendem, e apagam rapidamente, a fonte assimétrica mede consumo de 0,58 ampere nesse instante e desliga, pelo menos com isso eu sei que aparentemente o super I/O está bom, e provavelmente a  fonte de 3v e 5v também talvez estejam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...