Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Pegatron IPM41-D3 / Identificar componente queimado

Avalie este tópico:


Posts em destaque

40 minutos atrás, Leonildo disse:

@Hyperlink se a placa liga e permanece ligada sem vídeo! Creio que tenha que averiguar bem esse aquecimento da PS. 

Veja bem essa sequencia e seus estados de inicialização! 

Captura de tela 2020-11-02 223657.png

 

o PQ18 envolde esse 5VDUAL que por esse esquema gera o 1.8 dual VTT CPU VTT DDR  1,05v etc.. vou ver aqui qual a melhor maneira de substitui-lo pra ver o que acontece.  se o problema continuar então as suspeitas cairão na ponte sul ai vai ficar dificil.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, XigmaFire disse:

Antes de qualquer outro procedimento eu trocaria esse componente carbonizado pois ele está diretamente ligado ao standby da placa.

 

Eu consegui identificar que os únicos possíveis substitutos para ele são um desses 2, mas por eu não ter uma imagem com melhor qualidade não pude ter certeza qual dos 2, se você pudesse disponibilizar uma foto dessa região do audio ajudaria muito, considerando que você vai tirar 1 deles e não vai tentar achar em outra placa, se fosse em outra eu não tenho como opinar pois eu não tenho o esquema para a IPM31.

 

 

Sem título.jpg

 

acho que consegui identificar pelo esquema, deve ser esse mais proximo a PCI, codigo dele é NI AS, ou N1 AS. tenho outra placa  aqui com um componente semelhante com o código N1 D2. vou ver se consigo alguma informação sobre ele. assim que fizer a substituição  infromo aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hyperlink disse:

o PQ18 é responsável por gerar essas 5VSB que vai para a ponte sul? não entendi porque os 3 pads do PQ18 estão recebendo 5V...

Não amigo o PQ18 não gera essa tensão de +5VSB! Essa tensão é gerada no estado de S5 (standby) pela fonte ATX! Essa tensão também chega na PS, a tensão +5VSB passa pelo PQ10 e regula essa tensão para +3P3VSB. 

Pelo que eu entendi! A tensão de +5VSB chega ao source do PQ18 que é canal (P), ela deve passar por ele quando o gate dele estiver em nível baixo, isso acontece quando o sinal +3VSBSW chegar na base do PQ19 e aterrar os 5v do gate. Assim a tensão de 5v passa por ele e ganha o nome de +5V_DUAL do estado S3 que creio eu, que sem essa tensão não vai haver tensão nas memorias +1P5V_DUAL.  @Hyperlink A placa liga e desliga ou fica ligada sem vídeo? Só para meu entendimento! Coloca outro mosfet no lugar!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonildo disse:

Não amigo o PQ18 não gera essa tensão de +5VSB! Essa tensão é gerada no estado de S5 (standby) pela fonte ATX! Essa tensão também chega na PS, a tensão +5VSB passa pelo PQ10 e regula essa tensão para +3P3VSB. 

Pelo que eu entendi! A tensão de +5VSB chega ao source do PQ18 que é canal (P), ela deve passar por ele quando o gate dele estiver em nível baixo, isso acontece quando o sinal +3VSBSW chegar na base do PQ19 e aterrar os 5v do gate. Assim a tensão de 5v passa por ele e ganha o nome de +5V_DUAL do estado S3 que creio eu, que sem essa tensão não vai haver tensão nas memorias +1P5V_DUAL. Só que você diz que tem 5v em todos os pads do PQ18. Correto @Hyperlink A placa liga e desliga ou fica ligada sem vídeo? Só para meu entendimento! Coloca outro mosfet no lugar!

 

eita eu quis dizer 5VDUAL, a placa liga acende o led verde que tem nela, gira o cooler mas não dá video.

Editado: por Hyperlink
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hyperlink 

13 minutos atrás, Hyperlink disse:

eita eu quis dizer 5VDUAL, a placa liga acende o led verde que tem nela, gira o cooler mas não dá video.

Faz a troca do mosfet e veja o que vai mudar na placa. Pois eu pensava que a placa ligava permanecia ligada sem vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, infelizmente uma pena.

Eu mesmo já tive que encerrar diversas tentativas de conserto de placa mãe por suspeitar do(s) chipset(s).

Nesse caso a única opção é remover o chipset, porém algumas placas deixam de ligar após remove-lo pois no caso da ponte sul ela está de alguma forma fazendo parte do start da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, XigmaFire disse:

Entendo, infelizmente uma pena.

Eu mesmo já tive que encerrar diversas tentativas de conserto de placa mãe por suspeitar do(s) chipset(s).

Nesse caso a única opção é remover o chipset, porém algumas placas deixam de ligar após remove-lo pois no caso da ponte sul ela está de alguma forma fazendo parte do start da placa.

 

pois é XigmaFire, tem placas que não adianta insistir, conheço uma pessoa aqui que faz a troca do chipset e a IPM31 que tenho aqui a ponte sul é igual, mas não vale a pena a troca.

 

Em 03/11/2020 às 12:20, Leonildo disse:

@Hyperlink então, coloca outro mosfet no lugar e diz qual vai ser o comportamento da placa?

 

Leonildo, aquela Pos mig31ag que fizemos dar vídeo ela não tava segurando o video depois, ficava um tempo e depois apagava. Não quis reabrir o topico pq a placa estava muito complicada e eu ja havia mexido muito nela. percebi que quando ela perdia o video ficava emitindo um chiado bem baixo, naquela região acima dos slots de memoria, onde tem 3 mosfets capacitores etc, ja tentei descobrir de onde vem o chiado pois acredito que ele é a causa do problema, mas não consegui de jeito nenhum, ja troquei os 2 capacitores grandes que tem ali troquei 1 mosfet , um ci que gera o vtt ddr e outros componentes e o problema com o chiado continuou. pelo chiado eu pensei que eram os capacitores mas não era. agora só resta trocar os outros 2 mosfets que eu nao troquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal como a PCH estava aquecendo muito resolvi verificar se tinha algum capacitor em curto proximo a ela, acabei encontrando um componente semelhante a um capacitor porém de cor escura. testei com um multímetro e ele bipou dando resistência zero, fui olhar no esquema da placa e não consegui identificar o que era. alguém sabe dizer que componente é esse e se essa medição é normal.

 

 

InkedIMG_20201106_163453_LI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Hyperlink disse:

pessoal como a PCH estava aquecendo muito resolvi verificar se tinha algum capacitor em curto proximo a ela, acabei encontrando um componente semelhante a um capacitor porém de cor escura. testei com um multímetro e ele bipou dando resistência zero, fui olhar no esquema da placa e não consegui identificar o que era. alguém sabe dizer que componente é esse e se essa medição é normal.

 

 

InkedIMG_20201106_163453_LI.jpg

isso ai é um fusível ou uma bobina colega,não é capacitor.

Editado: por fernandofas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fernandofas disse:

O que vale é a intenção a boa vontade de tentar resolver,porém essas placas possuem defeitos crônicos na ponte ponte sul,eu não perderia tempo nela.

 

valeu amigo, realmente o problema é na ponte sul ta aquecendo muito poucos segundos depois de ligar a placa ja queima o dedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...