Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Biostar - tz77xe4 ver 5.0 - não dá imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá boa tarde a todos estou com essa placa biostar tz77xe4 na bancada onde ela liga mas não dá imagem, não gera bip não dá nenhum código nem nada, notei que ela não tem tensão do vcore e nem tensão da memória, mas a pch esquenta num padrão normal, alguém já pegou essa placa assim? Eu não acho esquema dela em lugar algum

16042644636671321600972862738878.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa quando injeto 1.5 em algum mosfet da memória (sem memória a placa startar e começa a bipar pedindo memória e o processador esquenta de maneira normal) com memória conectada a placa da código post 30 e não dá imagem e o processador esquenta normal, acredito que seja algo relacionado ao setor da memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei esse tipo de caso, geralmente é o pwm da linha da memoria, que é responsável por controlar os Mosfet de alta e baixo da memoria, porém tem que analisar bem, verificar os mosfets, também enfim... tem o esquema da placa? se pude mandar a foto do setor dos mosfet da memoria, seria interessante pra ajudar na analise.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanoel_2.0 

30 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

Já peguei esse tipo de caso, geralmente é o pwm da linha da memoria, que é responsável por controlar os Mosfet de alta e baixo da memoria, porém tem que analisar bem, verificar os mosfets, também enfim... tem o esquema da placa? se pude mandar a foto do setor dos mosfet da memoria, seria interessante pra ajudar na analise.. 

Infelizmente não tenho o esquema dessa placa estou procurando em todo lugar e não acho, nesse caso até para indentificar os componentes relacionados a memória fica muito difícil, eu vou tirar uma foto e vou anexar pois não estou achando totalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanoel_2.0 @Emanoel_2.0 

13 horas atrás, Emanoel_2.0 disse:

Já peguei esse tipo de caso, geralmente é o pwm da linha da memoria, que é responsável por controlar os Mosfet de alta e baixo da memoria, porém tem que analisar bem, verificar os mosfets, também enfim... tem o esquema da placa? se pude mandar a foto do setor dos mosfet da memoria, seria interessante pra ajudar na analise.. 

 

16043232605367643795245517892560.jpg

16043234124476531812137621462453.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Davi Querze disse:

alguma dica? alguem?

amigo, pelo que vc esta dizendo, provavelmente vai ser defeito ne algum local do circuito pwm das memorias como o amigo disse logo acima, já analisou se esta chegando tensões nos mosfets de alta das memorias ? se sim, caso seja possível teste o pwm se esta sendo alimentado e se esta mandando pulso para os mosfets. tente também regravar a bios da placa, pois como você disse na primeira postagem que ela liga mas não gera bip nem códigos, pode ser erro de bios também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@higor2804 entao os mosfets da memoria estao sem tensao alguma mas quando injeto 1.5 em qualquer mosfet da memoria a placa volta a ligar e bipar e processar, eu nao to conseguindo identificar por falta de esquema eletrico qual componente é responsavel por gerar essa tensao de 1.5 da memoria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o pwm da memória aqui no datashet dele no pino 1 boot tenho 12v no pino 5 vcc tenho 5v no pino 2 tenho o que eu tenho atualmente da memória 0,40 no pino 8 phase tenho 0,40

Quando injeto 1,5 no pino 8 desse pwm a placa volta a dar imagem normal na tela eu já troquei esse pwm por outro semelhante com a mesma pinagem mas o sintoma é o mesmo, alguém alguma ideia ?

IMG_20201106_181519_692.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 horas atrás, Davi Querze disse:

Achei o pwm da memória aqui no datashet dele no pino 1 boot tenho 12v no pino 5 vcc tenho 5v no pino 2 tenho o que eu tenho atualmente da memória 0,40 no pino 8 phase tenho 0,40

Quando injeto 1,5 no pino 8 desse pwm a placa volta a dar imagem normal na tela eu já troquei esse pwm por outro semelhante com a mesma pinagem mas o sintoma é o mesmo, alguém alguma ideia ?

IMG_20201106_181519_692.jpg

pelo que estou vendo tem dois transistores que controlam a tensão ali (q1, q2) veja se a tensão esta chegando no q1 corretamente, se estiver chegando tente trocá-lo (mesma coisa com q2, porem como ele  vai no gnd não ira tensão nele a não ser que o q1 esteja normal)

o q3 também parece fazer parte do controle de tensão do pwm.

de uma averiguada nesses transistores, se for possivel medir se o pwm esta mandando sinal pra eles com um osciloscópio, melhor ainda, ai você já sabe se é o pwm ou os transistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, higor2804 disse:

 

pelo que estou vendo tem dois transistores que controlam a tensão ali (q1, q2) veja se a tensão esta chegando no q1 corretamente, se estiver chegando tente trocá-lo (mesma coisa com q2, porem como ele  vai no gnd não ira tensão nele a não ser que o q1 esteja normal)

o q3 também parece fazer parte do controle de tensão do pwm.

de uma averiguada nesses transistores, se for possivel medir se o pwm esta mandando sinal pra eles com um osciloscópio, melhor ainda, ai você já sabe se é o pwm ou os transistores.

nesse caso no q1 chega 5v no dreno no gate 0,40 no source 0v retirei ele da placa e medi fora e estava normal por vias das duvidas eu troquei por outro canal N semelhante e o sintoma é o mesmo, o q2 eu fiz a mesma coisa troquei por desencargo o unico que eu nao troquei foi o Q3 mas vou trocar para ver se é algo relacionado com ele. ou vou tentar conseguir outro pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Achei o pwm da memória aqui no datashet dele no pino 1 boot tenho 12v no pino 5 vcc tenho 5v no pino 2 tenho o que eu tenho atualmente da memória 0,40 no pino 8 phase tenho 0,40

Quando injeto 1,5 no pino 8 desse pwm a placa volta a dar imagem normal na tela eu já troquei esse pwm por outro semelhante com a mesma pinagem mas o sintoma é o mesmo, alguém alguma ideia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...