Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Programador de EEPROM Rs232 Porta COM PC

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Como funciona isto . Funciona ? Posso montar? 

Diz que programa EEPROM .

Eu gravo minhas EEPROM como ch341 Master esta versão pega pouco componente e e barato. De fazer vai que a USB di ch34a queima. Né já se teria um reserva .

Ele grava com o ponyprog2000.

Achei neste blogs ele explica como gravar a eeprom. Vi um blogs parecido eletrônica do papai Noel .

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

1600650909516377-7.jpg

1600650904711830-8.jpg

1600650973169411-1.jpg

1600650979584028-0.jpg

1600650934722173-4.jpg

1600650926368317-6.jpg

1600650961133831-2.jpg

1600650930765388-5.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola william_R...

Ainda eu ô ultilizo ...sim ele programa apenas a serie 24cxxx ...mas ...é uma versao barata de se fazer mesmo nao programando eeprom modelo spi (bios pc e de dvd) eu dou manutençao em controle eletronico de portao eletrico e tem essas eeproms no circuito ...até memoria Ram de pc tem essas eeproms ...o que quero dizer é que mesmo sendo antigo ainda funciona muito bem.

 

é uma versao barata em relaçao a versao usb do ch341A.

fiz o meu artesanal e esta me quebrando um galhão . gastei menos de R$25.00 no meu mais barato que a versao USB que esta entre R$100.00 e R$120.00 reais fora o frete né? quase todos os tecnicos ou alguns tem um pedaço de fenolite e um pouco de percloreto ferrico.

Pra fazer... tipo ....diodo zener agente acha em zucata ...diodo 1n4148 tambem resistor novo R$0,35 centes dai voce pode ver que é mais vantagem fazer o proprio programador mesmo que seja antigo ainda se ultiliza . nao tente encobrir as coisas nao se tapa o sol com peneira kkkkk

Editado: por Romario Da eletronica
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola ...nao sei quem é esse cara nem sei se é desse lugar chamado maceió...mas

Esse projeto me ajudou muito tambem dou manutencao em tv LCD e tem essas eeprom na pci da tela e sao eeproms modelo comunicaçao serial ..um amigo me disse que da pra fazer uma grana com isso tipo desprogramar a eeprom e "ganhar umas telas " kkkk e o que muito tecnico que tem conhecimento em programaçao de pics e eeprom faz ..so passando pra agradecer.. Estou desprogramando eeprom de memoria ram de pc ..isso...quando o cliente nao quer concertar o PC Comigo ...improvisei uma base de programaçao usando um pedaço de placa Mae quebrado e soldei uns fios nos terminais que sao ligados à eeprom da memoria Ram do PC...meu saudoso pai me dizia :chapeu de otario é marreta meu filho!!!.....entao isso ai é o que os tecnicos em informatica e eletronica dessa geraçao "Nutela" nao sabe ...so tenha a agradecer aquem postou isso ai vlw . espero abrir os olhos de quem lê esse artigo . by ¡!¡ m.a.ç.o.n linha egypt.

 Anúbis.

Editado: por Vccina Sinovac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ola Willian_R

O ponyprog2000 tambem programa eeprom que tem comunicaçao spi...isso vai depender da versao do hardware do programador ...eis aqui as informaçoes e a pci feita ...va no site lancos.com e acharas este esquema aqui abaixo.

Agora nao sei se programa as eeprom linha (25Qxxx) de tv LCD.

 

A versao da pcb abaixo e a versao completa do programador .

@willian_R

print-1.jpg

print-2.jpg

Capture+_2021-04-30-11-56-53.png

siprog_base.png

circuito-print.JPG

new-pcb.JPG

Editado: por Phizer Pacheco
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ....o phizer pacheco esta certo olha o que eu achei...este esquema este pequeno circuito é acoplado ao programador pra poder gravar as eeprom spi.

É um tipo de adaptador e alem de gravar as 25Lxxx grava tambem as 95xxx

lancos.com/siprosch.html

Screenshot_2021-04-30-12-36-22.png

spi_eep.gif

Editado: por Biontec Teodor
Texto edit
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 07/11/2020 às 16:00, William_R disse:

Esse programador via RS232 esta ficando obsoleto pois ele so grava EEPROM via Protocolo I2C e hoje em dia os Firmware são gravados em memorias do tipo Flash que usam o Protocolo SPI. pois quase jah não temos disponiveis Placas Mãe com essa saida RS232 e os adaptadores via USB trazem limitações.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Outra coisa, as memorias hoje em dia são alimentadas com 3.3V e jah esta surgindo BIOS que são alimentadas em 1.8V

 

Cheguei a montar um gravador desses que você sugere mas aposentei ele a mais de 10 anos.   Usava muito em reparos de monitores de tubo (TRC).

 

 

 

O willian_R ta meio enrolado ...pois essa entrada é muito usada na industria ...existem placas PCi pra vender em todo o mercado livre inclusive para placas de computador mais nova com entradas onboard modelo x1 com essa entrada DB9 testei aqui o projeto e funciona muito bem ...ôh willian_R voce esta equivocado ...eu tenho um fusca 1979 e ele ainda funciona e existem peças pra ele ...oh william _R ...menos blz ...inclusive essa placa programa uma vasta gama de ic's mesmo sendo "nas suas plavras "obsoleto sabemos que o izp2010 nao programa tudo o que o ponyprog2000 suporta acho que voce quer bagunçar "o coreto " e passar desinformaçao as pessoas ..pra que mentir !!! Ou voce quer dominar o mercado sozinho???? Kkkkkk

 

Na imagem abaixo esta uma pci no caso da versao USB serial na funcionar bem @Willian_R quando agente nao sabe sobre algo a melhor resposta e o silencio!!!!

 

Observaçao ...tem que ativar a porta COM correta onde o programador esta conectado caso contrario nao vai haver comunicaçao!!!

1600650930765388-5.jpg

images (9).jpeg

Screenshot_2021-05-25-19-24-21.png

Editado: por Paper brother Brandao
Images
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A mafia das eeprons é grande no brasil inclusive eu faço parte da cicada e rola muita grana ..um PiC programado vale uma nota preta e esses programadores no mercado livre pode chegar a 8.000 reais e se achei de graça na internet achei bom tambem compartilhar com os irmaos arranco de placa tudo quanto é eeprom e as vendo a amigos de outras eletronicas que nao sabem gravar nem usar o computador ...pô quando tem tv LCD e o cliente nao quer concertar eu arrando as eeproms e fico pra mim mas nao cobro para abrir o aparelho o pagamento e arrancar umas pecinhas da placa principal de tv LCD se a placa nao presta arranco logo as eeprom ...e da tambem para programar as bios de roteador tambem da pra fazer diversas coisas com esse programador ai.

Paz e luz a todos do irmao espirita

Esse video mostra como fazer backup bios sem tirar a eeprom do lugar se no caso for smd em outro caso use a pinça jacaré. Tem "amigos" que queimam as eeproms de clientes para ganhar umas placas extra e assim segue a vida ..mo mundo é dos mais espertos lei de darwin nas ilhas galápagos ...segue

Site eletronica pt achado lá:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

blog 

 

Editado: por Duke Nuken
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ponyprog in the com version programs with rs232 speeds, with large memory sizes you can drink coffee, I can not imagine using it for bios memory programming, I built the first SPI programmer according to project

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
but saving the 8MB memory took a long time. sometimes the process has to be repeated with different variations of the memory images. I do not recommend using a COM or LPT port for this, better ch341

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Daniel Alves Costa disse:

????? Que isso? Só eu achei esse tópico muito estranho?

Está parecendo aquelas paginas de sites com produtos "milagrosos" com aqueles super depoimentos de compradores.

Desculpem pelo offtopic

Parece mas nao é o ( willian_R) ta querendo encobrir algo pois eu ja ultilizava o ponyprog2000 desde 1999 e funciona muito bem (a versao basica) programa as eeprom modelo serial

( 24c) mas esta nova pci programa eeprom e bios de pc as da linha 25L e me quebou um galho eu programo pic de luz ritimica de pscinas e ta gravando os pics 16f628 e outros pics gravei ate a bios do meu pc775 e agora eu tenho o backup da minha bios mas as da linha 25Q nao sei se grava programa ..talvez se diminuir a tensao com diodo zenner de 1.7volts seja possivel programar as (25Q). 

Tem esse blog : programadoresdeeeprom.blogspot.com . é apenas um blog sai fuçando que tu acharás esse programador ai nesse blog google

Editado: por Duke Nuken
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, warsztat disse:

ponyprog in the com version programs with rs232 speeds, with large memory sizes you can drink coffee, I can not imagine using it for bios memory programming, I built the first SPI programmer according to project

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
but saving the 8MB memory took a long time. sometimes the process has to be repeated with different variations of the memory images. I do not recommend using a COM or LPT port for this, better ch341

the guy (willian_R) who passes on misinformation to mislead someone. does ponyprog really work

as for the coffee ..I don't need your coffee kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Daniel Alves Costa disse:

????? Que isso? Só eu achei esse tópico muito estranho?

Está parecendo aquelas paginas de sites com produtos "milagrosos" com aqueles super depoimentos de compradores.

Desculpem pelo offtopic

Faço parte da máfia das eeprons rende muito dinheiro ...tipo desprogramar uma eeprom de uma placa de pc 775 o cara condena a placa e o cliente nem fica sabendo ...a mafia das eeprons ê show. Pra faturar grana e grana alta uma eeprom pode ser vendida ate por 150.00 reais . e por isso que o willian_R nao quer que ninguem saiba disso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Daniel Alves Costa disse:

????? Que isso? Só eu achei esse tópico muito estranho?

Está parecendo aquelas paginas de sites com produtos "milagrosos" com aqueles super depoimentos de compradores.

Desculpem pelo offtopic

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que confusão que virou esse tópico..

 

4 horas atrás, Duke Nuken disse:

e por isso que o willian_R nao quer que ninguem saiba disso

Meio difícil alguém querer 'esconder' um projeto como o ponyprog.. o pony existe faz uns 20 anos e é amplamente conhecido. Inicialmente ele suportava apenas memórias i2c e microwire, e com o tempo passou a suportar outros dispositivos, como microcontroladores avr e pic. 

 

Não confundam c* com bunda: E2prom spi é uma coisa, flash spi é outra coisa. Uma 25040 é uma e2prom de 4kbits (512 bytes), já uma EN25F040 é uma flash de 4 megabits (512 kbytes). A pinagem é igual, mas a tensão de alimentação não, e a forma de apagar/gravar é um pouco diferente (na e2prom é possível apagar e regravar apenas um byte, já na flash tem que apagar um bloco inteiro para poder regravar), fora a diferença óbvia de capacidade. O pony funciona bem com e2prom spi. Não sei se grava flash, mas se gravar, provavelmente vai demorar mais de uma hora pra gravar uma flash de 64mbit, além de ser necessário um adaptador para baixar a tensão para 3.3v. 

 

Para quem trabalha direto com equipamentos que usam memória flash de grande capacidade (placa mãe, notebook, receptor de tv, aparelho de dvd, etc..), melhor gastar 50 pilas num ch341. Se não for lidar com esse tipo de equipamento, ou só mexer com um desses esporadicamente, dá pra se virar com um pony. 

 

Lá nos primórdios, quando começaram a aparecer monitores lcd com memória flash, eu me obriguei a fazer um gravador e um programa para ler e gravar essas flash (rodava em linux, via linha de comando). O gravador era basicamente um cabo paralelo e alguns resistores e zeners. Nessa época o pony ainda não suportava memórias 25xx, e o ch341 ainda não tinha aparecido no mercado (o chip já existia, mas ainda não existia gravador com ele a venda). Funcionava, mas levava alguns minutos para gravar uma memória de 4mb, como a do Samsung SA-300, devido a limitação de velocidade da porta paralela (isso que a rotina de acesso à porta foi feita parcialmente em assembly). Se fosse via serial provavelmente ficaria mais lento ainda. 

 

O pony grava microcontroladores pic e avr, com uma ressalva: O microcontrolador tem que estar com a gravação ISP habilitada. Se o circuito onde o micro for usado usar o pino de reset para alguma função alternativa, aí só gravando com um gravador que grave do modo convencional, com alta tensão no pino VPP.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, warsztat disse:

ponyprog in the com version programs with rs232 speeds, with large memory sizes you can drink coffee

For a 128mbit/16Mbyte flash (some laptops use a bios chip with that size), you can drink some coffee, eat some pierogi, drink some more coffee, take a nap and smoke a cigar :D

 

Even if using the parallell port, the speed is limited by the bus access time. When I made a programmer, I wrote the spi bit shift routine partly in assembly. The loop which pulses the SCK pin was only a few assembly instructions, something like this:

 

; the value for the MOSI/DO pin was stored in AL, bit 0

; SCK pin was the third lpt1 data pin

mov DX, 0x378

or AL, 0x04

out DX, AL  ; SCK goes high

and AL, ~0x04

out DX, AL ; sck goes low

 

Even with the code running at full cpu speed, the "out" instruction speed is limited by the legacy ISA bus access time (about 1 microssecond per operation, 2uS for the pulse going low->high->low). This is the 'throttle' which limits the port speed. I don't know about low-level programming the serial port in PCs, but I think the serial port will suffer from the same (or even worst) throttling effect. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/06/2021 às 23:49, zazulak disse:

Mas que confusão que virou esse tópico..

 

Meio difícil alguém querer 'esconder' um projeto como o ponyprog.. o pony existe faz uns 20 anos e é amplamente conhecido. Inicialmente ele suportava apenas memórias i2c e microwire, e com o tempo passou a suportar outros dispositivos, como microcontroladores avr e pic. 

 

Não confundam c* com bunda: E2prom spi é uma coisa, flash spi é outra coisa. Uma 25040 é uma e2prom de 4kbits (512 bytes), já uma EN25F040 é uma flash de 4 megabits (512 kbytes). A pinagem é igual, mas a tensão de alimentação não, e a forma de apagar/gravar é um pouco diferente (na e2prom é possível apagar e regravar apenas um byte, já na flash tem que apagar um bloco inteiro para poder regravar), fora a diferença óbvia de capacidade. O pony funciona bem com e2prom spi. Não sei se grava flash, mas se gravar, provavelmente vai demorar mais de uma hora pra gravar uma flash de 64mbit, além de ser necessário um adaptador para baixar a tensão para 3.3v. 

 

Para quem trabalha direto com equipamentos que usam memória flash de grande capacidade (placa mãe, notebook, receptor de tv, aparelho de dvd, etc..), melhor gastar 50 pilas num ch341. Se não for lidar com esse tipo de equipamento, ou só mexer com um desses esporadicamente, dá pra se virar com um pony. 

 

Lá nos primórdios, quando começaram a aparecer monitores lcd com memória flash, eu me obriguei a fazer um gravador e um programa para ler e gravar essas flash (rodava em linux, via linha de comando). O gravador era basicamente um cabo paralelo e alguns resistores e zeners. Nessa época o pony ainda não suportava memórias 25xx, e o ch341 ainda não tinha aparecido no mercado (o chip já existia, mas ainda não existia gravador com ele a venda). Funcionava, mas levava alguns minutos para gravar uma memória de 4mb, como a do Samsung SA-300, devido a limitação de velocidade da porta paralela (isso que a rotina de acesso à porta foi feita parcialmente em assembly). Se fosse via serial provavelmente ficaria mais lento ainda. 

 

O pony grava microcontroladores pic e avr, com uma ressalva: O microcontrolador tem que estar com a gravação ISP habilitada. Se o circuito onde o micro for usado usar o pino de reset para alguma função alternativa, aí só gravando com um gravador que grave do modo convencional, com alta tensão no pino VPP.

 

 

Caro amigooo...ja ouviu falar em diodo zenner??? Regulador de tensao? Zener de 1,7volts na alimentaçao on your charge!!!

Editado: por Duke Nuken
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2021 às 00:13, zazulak disse:

For a 128mbit/16Mbyte flash (some laptops use a bios chip with that size), you can drink some coffee, eat some pierogi, drink some more coffee, take a nap and smoke a cigar :D

 

Even if using the parallell port, the speed is limited by the bus access time. When I made a programmer, I wrote the spi bit shift routine partly in assembly. The loop which pulses the SCK pin was only a few assembly instructions, something like this:

 

; the value for the MOSI/DO pin was stored in AL, bit 0

; SCK pin was the third lpt1 data pin

mov DX, 0x378

or AL, 0x04

out DX, AL  ; SCK goes high

and AL, ~0x04

out DX, AL ; sck goes low

 

Even with the code running at full cpu speed, the "out" instruction speed is limited by the legacy ISA bus access time (about 1 microssecond per operation, 2uS for the pulse going low->high->low). This is the 'throttle' which limits the port speed. I don't know about low-level programming the serial port in PCs, but I think the serial port will suffer from the same (or even worst) throttling effect. 

Nesse caso vá fumar seu charuto em outro canto não aqui!!!! E quanto ao café compre um ch341A. Ou outro programador que te atenda.tchau!!!

 

Yor coffe break is female????!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2021 às 00:13, zazulak disse:

For a 128mbit/16Mbyte flash (some laptops use a bios chip with that size), you can drink some coffee, eat some pierogi, drink some more coffee, take a nap and smoke a cigar :D

 

Even if using the parallell port, the speed is limited by the bus access time. When I made a programmer, I wrote the spi bit shift routine partly in assembly. The loop which pulses the SCK pin was only a few assembly instructions, something like this:

 

; the value for the MOSI/DO pin was stored in AL, bit 0

; SCK pin was the third lpt1 data pin

mov DX, 0x378

or AL, 0x04

out DX, AL  ; SCK goes high

and AL, ~0x04

out DX, AL ; sck goes low

 

Even with the code running at full cpu speed, the "out" instruction speed is limited by the legacy ISA bus access time (about 1 microssecond per operation, 2uS for the pulse going low->high->low). This is the 'throttle' which limits the port speed. I don't know about low-level programming the serial port in PCs, but I think the serial port will suffer from the same (or even worst) throttling effect. 

here is not coffee break ta in the wrong forum ... look for a forum about coffee !!!! Hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

the flash eeprom in question is the 25Lxxx spi and 24c pci 16f628 and outers ...they are kind of mixing the balls with the (25F) because I don't know if this meets the requirement for the ((25Fxxx)) visit the developer's page!!!

 

go have your cigar and coffee around the corner

 

For translate its.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Duke Nuken
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 13/06/2021 às 23:49, zazulak disse:

Mas que confusão que virou esse tópico..

 

Meio difícil alguém querer 'esconder' um projeto como o ponyprog.. o pony existe faz uns 20 anos e é amplamente conhecido. Inicialmente ele suportava apenas memórias i2c e microwire, e com o tempo passou a suportar outros dispositivos, como microcontroladores avr e pic. 

 

Não confundam c* com bunda: E2prom spi é uma coisa, flash spi é outra coisa. Uma 25040 é uma e2prom de 4kbits (512 bytes), já uma EN25F040 é uma flash de 4 megabits (512 kbytes). A pinagem é igual, mas a tensão de alimentação não, e a forma de apagar/gravar é um pouco diferente (na e2prom é possível apagar e regravar apenas um byte, já na flash tem que apagar um bloco inteiro para poder regravar), fora a diferença óbvia de capacidade. O pony funciona bem com e2prom spi. Não sei se grava flash, mas se gravar, provavelmente vai demorar mais de uma hora pra gravar uma flash de 64mbit, além de ser necessário um adaptador para baixar a tensão para 3.3v. 

 

Para quem trabalha direto com equipamentos que usam memória flash de grande capacidade (placa mãe, notebook, receptor de tv, aparelho de dvd, etc..), melhor gastar 50 pilas num ch341. Se não for lidar com esse tipo de equipamento, ou só mexer com um desses esporadicamente, dá pra se virar com um pony. 

 

Lá nos primórdios, quando começaram a aparecer monitores lcd com memória flash, eu me obriguei a fazer um gravador e um programa para ler e gravar essas flash (rodava em linux, via linha de comando). O gravador era basicamente um cabo paralelo e alguns resistores e zeners. Nessa época o pony ainda não suportava memórias 25xx, e o ch341 ainda não tinha aparecido no mercado (o chip já existia, mas ainda não existia gravador com ele a venda). Funcionava, mas levava alguns minutos para gravar uma memória de 4mb, como a do Samsung SA-300, devido a limitação de velocidade da porta paralela (isso que a rotina de acesso à porta foi feita parcialmente em assembly). Se fosse via serial provavelmente ficaria mais lento ainda. 

 

O pony grava microcontroladores pic e avr, com uma ressalva: O microcontrolador tem que estar com a gravação ISP habilitada. Se o circuito onde o micro for usado usar o pino de reset para alguma função alternativa, aí só gravando com um gravador que grave do modo convencional, com alta tensão no pino VPP.

 

 

Ola zazulak acho que foi isso que o duke nuken quiz esplicar pois ele falou claramente (eeprom da linha 25L) acho que voce nao interpretou o texto entao ele disse que talvez nao programe as da linha 25Q e que se for o caso de tentar as programar (as memorias flash da linha ( 25Q) vou grifar de novo (Q) ( quê) pois essas pissuem tecnologia mais nova pideriasse rebaixar a tensao com um diodo zener no (+b ) (tensao positiva ) adicionando na tensao positiva um diodo zenner de 1.7volts para ver se o ponyprog conseguiria progamar a eeprom da linha( 25Q ) flash spi lembrando (quê) com letra (q) depous do prefixo 25. Beleza? Mas segundo o ponyprog (site) (lancos.com) diz que as eeprons (25xxx) independente do que vem depous do prefixo (25) diz que essas eeproms tambem sao flash spi ...tendeu?!!!!...voce ta certo em suas palavras existe uma diferença entre serial flash memory e eeprom flash spi entao "daremos nomes aos bois" pra nao "cafundir" eis um print para provar a diferença entao para nao confundir o ponyprog2000 programa eeprom da linha 25L010 a cima que e o caso de pc (compytador 775 ) entao sabendo disso vou fazer umas "maleitas" kkkkk ( maldades com isso ai !!!!

Nao sei se pir erro mas aqui no datasheet diz que as EN25F040 Tambem sao serial spi ...massss....ficarei quito mineiro come quieto né!!!???

Capture+_2021-07-18-04-03-40.png

Capture+_2021-07-18-04-05-43.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 13/06/2021 às 23:49, zazulak disse:

 

 

Não confundam c* com bunda: E2prom spi é uma coisa, flash spi é outra coisa. Uma 25040 é uma e2prom de 4kbits (512 bytes), já uma EN25F040 é uma flash de 4 megabits (512 kbytes). A pinagem é igual, mas a tensão de alimentação não, e a forma de apagar/gravar é um pouco diferente (na e2prom é possível apagar e regravar apenas um  grava flash, mas se gravar, provavelmente vai demorar mais de uma hora pra gravar uma flash de 64mbit, além de ser necessário um adaptador para baixar a tensão para 3.3v. 

 

Citar

Isso se resolveria com um diodo zenner de 1.7volts .

A eeprom ja funciona a partir dessa tensao

 

 

 

 

 

Ola zazulak...da pra ver e saber quando um cara nao entende do assunto...voce esta confundindo o tipo de formato de salvamento de arquivo com  o tipo de eeprom (modelo de eeprom) (o componente eeprom )  tipo: as 24c sao (eepprons seriails )e as 25L040 sao (eeprons flash serial) e se comunicaom via.    Protocolo ( i2c) que é o barramento e comunicaçao ... A 25L040 se diz respeito a outro tipo de (componente) e sao distintas (diferentes uma da outra ) as 24c e as 25L040....vamos dizer assim que tem comunicaçao diferente das eeprons seriais 24c ....caro amigo...(e2prom) é tipo de formato de arquivo que o ponyprog2000 (software) salva quando se faz um backup ou DUMP de memoria eeprom e nao tam nada haver (neste trecho que voce cita aqui: Não confundam c* com bunda: E2prom spi é uma coisa, flash spi é outra coisa. Uma 25040 é uma e2prom de 4kbits (512 bytes)         

 

voce nao falou ( bulhufas) ....entao o formato (e2prom ) é o formato de extençao de arquivo e nao tem nadas haver com velocidade de gravaçao e nem com o tipo de eeprom fisica.          (o componente) ...tanto o componente eeprom 24c01 e 25L040 as duas sao eeprons seriais e gravam via software ponyprog... que ....podem ser salvos com alguns formatos de extensao de arquivo que o ponyprog disponibiliza ....tipo:( .bin) (.2prom ) (.rom) e outros formatos de arquivos de extençao de arquivo ....é como um formato de arquivo do word que tem extensao.         ( .doc ) e o excel que tem formato de arquivo ( extensao de arquivo) (. xls) ou um formato de arquivo( .pdf) onde no caso do software do ponyprog 2000 aceita todos esses tipo de extençao de arquivo. (.bin) (.rom) e (.e2pron).

 

Outra coisa:

Isso se resolveria com um diodo zenner de 1.7volts e com essa tensao a eeprom ja funciona ..mas nesse caso o ponyprog nao suporta as eeprons 25Q que sao maiores entao nesse caso o ponyprog2000 nao gravaria nunca as 25Q entao ficou meio sem nexo voce citar uma eeprom (25Q) (que é uma eeprom flash) voce esta confundindo (eeprom spi serial ) com eeprom flash spi) eeprom flash é outra coisa que e o caso das da linha (25Q)de equipamentos mais modernos ...entao a eeprom em questao e a (25L serial) entao o ch341A é USB ..Mas ... Continua tendo comunicaçao (i2c) mas o software do ch341A trabalha mais rapido que a comunicaçao serial via porta COM é bem diferente da velocidade da porta USB (Em megabits de velocidade de comunicaçao) e tipo voce querer comprar velocidade 4G com velocidade 32kbits de uma internet discada da decada de 90 nao que o 4G nao seja discado...o ch341A e um (ttl) assim como o ponyprog2000 mas o ch341A e mais rapido que o gravador via porta (COM) pois o proprio site do desenvolvedor do ponyprog2000 informa que as eeprom da linha 25Q nao sao suportadas nem pelo hardware do programador nem tao pouco pelo software do ponyprog2000 as eeprom serial spi se comunica via comunicaçao (isp) so esclarecendo.

Capture+_2021-08-27-13-59-35.png

Capture+_2021-08-27-16-33-00.png

Editado: por Rebert Richard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...