Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Estação Yaxun 902+ ar fraco

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos do fórum, estou com essa estação de solda Yaxun 902+ que tenho ela uns 7 meses de uso e veio a dar defeito, essa estação quando estava usando o ferro de solda + ar quente ela veio a dar um estouro por dentro e o soprador de ar quente começou ficar bem vermelho derretendo os fios da resistência, desliguei da tomada imediatamente e pode verificar que tinha explodido o triac MAC97A6, veio a queimar também um resistor de 30k, o BTA12-600B não tinha queimado mas acabei trocando mesmo assim, verifiquei também BT136-600E que também não veio a queimar o mesmo estava funcionando.

 

então troquei o MAC97A6, o resistor de 30k, e o BTA12-600B, quando liguei a estação começou a funcionar o soprador de ar, porém percebi que o ar estava meio fraco, não estava soprando como antes, então aumentei o ar e abaixei a temperatura e desliguei a estação. 

Quando fui ligar de novo passou uns 10 minutos o MAC97A6 veio a explodi de novo começou até pegar fogo nele, desliguei a estação da tomada porém fui analisar a placa não encontrei nada em curto além MAC97A6 que explodiu...

 

SEGUE LINK DO VÍDEO QUE FIZ EXPLICANDO...

 

OBS: A BOMBA (AQUELA CAIXA PRETA) FICOU BEM QUENTE, MAS QUANDO ESTAVA FUNCIONANDO COLOQUEI O DEDO PARA VER SE TINHA VAZÃO DE AR E TAVA NORMAL....]

 

ALGUÉM PODE ME AJUDAR O PQ QUE ESTA EXPLODINDO ESSE MAC97A6

IMG_20201109_161446770.jpg

IMG_20201109_161458867.jpg

IMG_20201109_161525019.jpg

IMG_20201109_161505547.jpg

ESTAÇÃO.jpg

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, yatm disse:

@cristi não, como faz isso?

@yatm veja qual pino e alimentação e com o multímetro em escala de 200ohms veja se fica próximo ao terra a resistência se sim, injete a tensão neste pino, respeitando os valores originais do circuito, dessa forma se houver fuga alguém deve aquecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

@yatm para testar o compressor (bomba de ar) é só ligá-la na rede 127v ac (caso sua estação seja 127v). Use uma lâmpada série.

Existe indutores no interior da bomba, caso esteja em curto ou danificados, vai aumenta o consumo e comprometer o fluxo de ar. Ela aquece um pouco mesmo. Ligando direto na rede ac, como indiquei, ela tem que soprar no máximo.

 

Aquele competente azul, perto da peça que estourou (triac) não está com fuga? Ele é um diac.   

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm

prejuízo que levei nessa estação de solda 902+ com sete meses de uso veio a dar defeito, acho que e a bomba que queimou também pois liguei ela em 127v na lâmpada em série e a lâmpada acendeu com força, ou seja provavelmente que está em curto!

tinha gasto com soprador novo+ uns circuitos que comprei pelo ML, tudo deu R$300,00 só de peças compradas e para o final chegar nesse ponto da bomba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, yatm disse:

acho que e a bomba que queimou também pois liguei ela em 127v na lâmpada em série e a lâmpada acendeu com força, ou seja provavelmente que está em curto!

@yatm correto, lampada a partir de 60w que acenda forte, indica curto ou consumo elevado. Compressor danificado!

 

Todo triac que colocar vai estourar. Antes troque o compressor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ohm disse:

O compressor possui um chicote com dois fios, eles são a alimentação dele. Funciona em ac. 

 

Ligue na rede 127v ac por lampada série. Saberá se está funcionado pelo fluxo de ar.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@ohm tem algum para DC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 28/11/2020 às 11:16, yatm disse:

@ohm

prejuízo que levei nessa estação de solda 902+ com sete meses de uso veio a dar defeito, acho que e a bomba que queimou também pois liguei ela em 127v na lâmpada em série e a lâmpada acendeu com força, ou seja provavelmente que está em curto!

tinha gasto com soprador novo+ uns circuitos que comprei pelo ML, tudo deu R$300,00 só de peças compradas e para o final chegar nesse ponto da bomba

O diac pode ter estragado também...e o Triac vc testou ele novamente?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...