Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E5-571-5474 MB: Z5WAH LA-B161P Rev: 1.0 Liga e Desliga.

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos estou com esse notebook Acer E5-571-5474 core i5 placa mãe modelo: Z5WAH LA-B161P Rev: 1.0 que o note liga e desliga cerca de 10 segundos sem vídeo nenhum (como mostra no vídeo que postei), quando a placa liga pode constar que tem todas as tensões presentes na placa +5VALW, +3VALW, +1.5V... e não encontrei nada de curto na placa, desliguei todos os pontos PJ's e J para ver se poderia ter algum ponto em curto e nada...

 

 então regravei a bios com esse arquivo mas sem sucesso nenhum, estou desconfiado que seja o I/O dele (KB9022QC-A3) ou processador dele pois essas placas costuma dar muito defeito no processador,  alguém já pegou esse tipo de defeito? 

 

 

IMG_20201109_191518934.jpg

IMG_20201109_191617430.jpg

IMG_20201109_191622424.jpg

IMG_20201109_191641226.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@infosquad vou te passar as tensões tiradas da PJ's e J que medi...

 

PL302 = 3V

PL802 = 1,10V

PL502 = 1.31V

L2/L3/L5/L1 e L4 = 0.99V

PJ601 = 1V

PJ401 = 3.2V

PJ402 = 4.8V

PJ702 = 1.43V

PJ701 = 3.2V

PJ502 = 1.3V

PJ501 = 1.3V

PJ503 = 0.64V

J1 = 4.82V

J8 = 3.19V

J7 = 3.19V

J6 = 1.31V

J13 = 1.43V

J37 = 3.19V

J36 = 4.82V

J12/J10/J9/J3/J2/J5/J11/J4  estão zerados...

 

 

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH então primeiramente antes de tudo testei as memórias! 

Coloquei até outras... e tentei ligar a placa sem elas também, mas sem sucesso.

@Wandson Batista Aguiar então TB estou achando que possa ser o processador que foi pro espaço!! só que não tenho osciloscópio para medir uns sinais vindo dele 😭

Então fica minha suspeita de ser o I/O que tenho que trocar pois ele e gravado.... Ou o arquivo da BIOS que peguei aqui no EletrônicaBR está errado pois testei apenas com esse arquivo que gravei ☝️☝️☝️☝️ mencionado lá em cima do tópico

 

@Emanoel_2.0 não entendi  Clear Region?

Acho que não, pois apenas peguei o arquivo aqui do fórum e regravei na minha CH341A, como funciona esse clear Region??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, yatm disse:

@FLAVIOTECH então primeiramente antes de tudo testei as memórias! 

Coloquei até outras... e tentei ligar a placa sem elas também, mas sem sucesso.

@Wandson Batista Aguiar então TB estou achando que possa ser o processador que foi pro espaço!! só que não tenho osciloscópio para medir uns sinais vindo dele 😭

Então fica minha suspeita de ser o I/O que tenho que trocar pois ele e gravado.... Ou o arquivo da BIOS que peguei aqui no EletrônicaBR está errado pois testei apenas com esse arquivo que gravei ☝️☝️☝️☝️ mencionado lá em cima do tópico

 

@Emanoel_2.0 não entendi  Clear Region?

Acho que não, pois apenas peguei o arquivo aqui do fórum e regravei na minha CH341A, como funciona esse clear Region??

fez o bkp da bios original? espero que sim, pois vai precisar.

sobre o clear região, veja esse vídeo que está nesse post;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, yatm disse:

L2/L3/L5/L1 e L4 = 0.99V

@yatm checou se essas PL tem alguma aberta? Tensão é 1.05v mais creio que deve está dentro do limite. 

O consumo na fonte é de quanto? Pode ser falta de clock veja se você encontra os resistores R52 e R115 e verifique se tem 3v dos dois lados? Resistor R78 verifique se tem 1v dos dois lados? Pag. 7 do esquema tem o bloco do gerador de clock e suas alimentações. Nesses casos tudo pode ser possível!  

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Leonildo disse:

@yatm checou se nessas PL tem alguma aberta? Tensão é 1.05v mais creio que deve está dentro do limite. 

O consumo na fonte é de quanto? Pode se falta de clock veja se você encontra os resistores R52 e R115 e verifique se tem 3v dos dois lados? Resistor R78 verifique se tem 1v dos dois lados? Pag. 7 do esquema tem o bloco do gerador de clock e suas alimentações. Nesses casos tudo pode ser possível!  

 

cara então R52 tenho 3v no terminal 1 no terminal 2 0v, R115 tenho 3v em ambos lados, R78 terminal 2 = 0.99v terminal 1 = 0.70v

o consumo me corrija se estiver errado! liguei a fonte assimétrica em 19v e corrente 3A, então liguei a placa a corrente no visor deu leitura de 0.09

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, vado disse:

conferi esses sinais na sio antes  e depois do start:

- 02 EC_KBRST# (vai)

- 100 PCH_RSMRST# (vai)

- 12 CLK_PCI_LPC (vem)

- 13 PLT_RST# (vem)

- 37 EC_RST#

- 122 PBTN_OUT# (vai)

- 117 VGATE_3V (vem)

 

- 02 EC_KBRST# (vai) = 3.14v

- 100 PCH_RSMRST# (vai) = 3.11v

- 12 CLK_PCI_LPC (vem) =  0v

- 13 PLT_RST# (vem) = 0v

- 37 EC_RST# = 3v

- 122 PBTN_OUT# (vai) = 3.14v

- 117 VGATE_3V (vem) = 0.09v

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, yatm disse:

- 02 EC_KBRST# (vai) = 3.14v - tá ok

- 100 PCH_RSMRST# (vai) = 3.11v - tá ok

- 12 CLK_PCI_LPC (vem) =  0v - errado deveria ter 1.8v depois do start

- 13 PLT_RST# (vem) = 0v - errado deveria ter 1.8v depois do start

- 37 EC_RST# = 3v - ok ligado aos 3.3v

- 122 PBTN_OUT# (vai) = 3.14v - tá ok

- 117 VGATE_3V (vem) = 0.09v - deveria ter 3.3v depois do start, esse sinal vem do ckt +CPU_CORE, avisando que tá tudo ok, pode seguir em frente.

post tensão nesses ponto da figura:

 

 

Captura de tela 11-11-2020 10.09.59.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, yatm disse:

liguei a placa a corrente no visor deu leitura de 0.09

@yatm sua fonte é de 4 dígitos 0.090 então deve ser somente isso de consumo, creio que é muito baixo para um placa que liga! 

 

1 hora atrás, yatm disse:

R78 terminal 2 = 0.99v terminal 1 = 0.70v

Essa tensão deveria ser somente isso? Fica pergunta! Segundo o esquema teria que existir 1.062v tolerância de 1.1v na PL602! Esse bloco tem duas alimentações resistor R115 10k e R78 10k! C-link tem a sua alimentação +3VALW_PCH. O bloco também recebe essa tensão de XCLK_BIASREF tensão de REF. Mas essa tensão está bem baixa ou pode ser isso mesmo se tratando de uma tensão de referencia. 

1 hora atrás, yatm disse:

PLT_RST#

Sem clock na placa não vai ter esse sinal não isso @vado ? Esse é um dos últimos sinais da placa.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Leonildo disse:

@yatm sua fonte é de 4 dígitos 0.090 então deve ser somente isso de consumo, creio que é muito baixo para um placa que liga! 

 

Essa tensão deveria ser somente isso? Fica pergunta! Segundo o esquema teria que existir 1.062v tolerância de 1.1v na PL602! Esse bloco tem duas alimentações resistor R115 10k e R78 10k! C-link tem a sua alimentação +3VALW_PCH. O bloco também recebe essa tensão de XCLK_BIASREF tensão de REF. Mas essa tensão está bem baixa ou pode ser isso mesmo se tratando de uma tensão de referencia. 

Sem clock na placa não vai ter esse sinal não isso @vado ? Esse é um dos últimos sinais da placa.

 minha fonte é de 3 digitos FA-3005 e marcou 0.09

R78 esta na foto @Leonildo

 

ELETRONICA 02.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Leonildo disse:
1 hora atrás, yatm disse:

PLT_RST#

Sem clock na placa não vai ter esse sinal não isso @vado ? Esse é um dos últimos sinais da placa.

exato @Leonildo , juntamente com PCH_PWOK estando presente é praticamente o último estágio pra CPU ler os dados da bios , da memória e gerar os devidos clocks e subir vídeo. Por isso pedi pra ele conferir o ckt na figura, já que ele disse que tem a tensão +CPU_CORE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, vado disse:

exato @Leonildo , juntamente com PCH_PWOK estando presente é praticamente o último estágio pra CPU ler os dados da bios , da memória e gerar os devidos clocks e subir vídeo. Por isso pedi pra ele conferir o ckt na figura, já que ele disse que tem a tensão +CPU_CORE.

onde devo prosseguir ? será que é a regravação da bios errado será que esse arquivo que gravei não era bom testar com outro não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, yatm disse:

onde devo prosseguir ? será que é a regravação da bios errado será que esse arquivo que gravei não era bom testar com outro não?

blz...não usa U17 e nem U43, mas temos PCH_PWOK presente. 

a conclusão é que a sio tá enviando os sinais pra PCH e  a PCH e CPU não tá devolvendo.

- 02 EC_KBRST# (vai) = 3.14v - tá ok

- 100 PCH_RSMRST# (vai) = 3.11v - tá ok

- 12 CLK_PCI_LPC (vem) =  0v - errado deveria ter 1.8v depois do start

- 13 PLT_RST# (vem) = 0v - errado deveria ter 1.8v depois do start

- 37 EC_RST# = 3v - ok ligado aos 3.3v

- 122 PBTN_OUT# (vai) = 3.14v - tá ok

- 32 PCH_PWROK (vai) - 3.3v - tá ok

pode ser problema na PCH, na bios (tente regravar mais uma vez), falta de sinal na memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, vado disse:

blz...não usa U17 e nem U43, mas temos PCH_PWOK presente. 

a conclusão é que a sio tá enviando os sinais pra PCH e  a PCH e CPU não tá devolvendo.

- 02 EC_KBRST# (vai) = 3.14v - tá ok

- 100 PCH_RSMRST# (vai) = 3.11v - tá ok

- 12 CLK_PCI_LPC (vem) =  0v - errado deveria ter 1.8v depois do start

- 13 PLT_RST# (vem) = 0v - errado deveria ter 1.8v depois do start

- 37 EC_RST# = 3v - ok ligado aos 3.3v

- 122 PBTN_OUT# (vai) = 3.14v - tá ok

- 32 PCH_PWROK (vai) - 3.3v - tá ok

pode ser problema na PCH, na bios (tente regravar mais uma vez), falta de sinal na memória.

Qual arquivo usar aqui no EletrônicaBR? como assim  'falta de sinal na memória".

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm tentaria com outros arquivos que você tenha certeza que está funcionando! Cristal Y2 gera 24mhz, Y1 rtc gera 32mhz. Tem que verificar tudo amigo! É assim mesmo, depois desse tópico as coisas vai ficando mais claras!!! Todas as tensões subindo, clock sendo gerado e os sinais pgood subindo a sequencia era pra está bem avançada com a placa permanecendo ligada! Esse liga e desliga indica que bem para traz tem algo de errado. Checou o circuito do RTCVCC? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, yatm disse:

como assim  'falta de sinal na memória

são vários sinais, mas sem dúvida esse de reset "DIMM_DRAMRST#" e muito importante, na pagina 15 e 16 vc pode ver os sinais.

1 hora atrás, yatm disse:

Qual arquivo usar aqui no EletrônicaBR?

Quanto a bios os amigos pode te informar um confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, yatm disse:

r184 pino 2 tem 0.10v pino1 = 1.32v

DIMM_DRAMRST# é habilitado em baixa, então acredito que ele deveria tá em alta(1.35v) e quando starta a placa ele dá uma breve ida em baixa e volta pra alta.

- mede o r184 vê se ele tá ok, se tiver ok, faça o que @Leonildo sugeriu no item item #22.

- tendo os sinais que @Leonildo mencionou, parta pra minha sugestão no item #20, regravação da bios, senão resolver reball no processador (ele é conjunto com a PCH) pra tirar dúvida de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...