Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Apple iMac 27" 2012 A1419 820-3299-A - LED de diagnóstico #2 piscando

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tenho em mão esse iMac 27" 2012 que apresenta o LED de diagnóstico #1 aceso e o LED de diagnóstico #2 piscando.

Testei todas as linhas e não há curtos evidentes.

As linhas S5 estão com suas voltagens normais (por isso o LED de diagnóstico #1 aceso).

As outras linhas (S3, S4 e S0) piscam juntamente com o LED #2.

Verifiquei as resistências das linhas e encontrei resistência muito baixa nas linhas PPVCORE_S0_CPU e PPVAXG_S0 (0,4 ohms).

Removi a CPU e constatei que as resistências baixas tem origem nela.

Instalei o resistor necessário para funcionar a placa sem CPU e todas as linhas estão presentes com as voltagens esperadas.

Nessa condição o LED de diagnóstico #2 não pisca mais.

Testei a VRM e a voltagem aumenta gradativamente até 1,5V. Aparente normal, já que está em loop aberto, pois está sem a CPU.

Acredito que a CPU está comprometida e por isso a substituirei.

A dúvida que persiste é que as CPUs não costumam queimar sem razão e por isso estou preocupado em simplesmente instalar outra CPU, deixar passar algum detalhe, e acabar queimando a nova CPU.

 

Que verificações os amigos sugerem que sejam feitas antes de tentar a nova CPU?

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2020 às 15:28, Alessandro Scultetus disse:

Testei a CPU em uma placa PC e está boa. 
Alguma dica do que poderia ser? Alguém viu problema parecido?

Estava com um IMAC 21.5 assim mesmo, todos estes sintomas e era a falta da fonte de 1.8 v, estava oscilando muito e quando ficava firme dava apenas 0.4 v 

 

Troquei U7080

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica Roberto!

Nesta placa a linha de 1,8v está estável.

Fiz mais alguns testes e confirmei que não estão sendo geradas as linhas PPVCORE_S0_CPU e PPVAXG_S0, ambas para o processador.

Testei os MOSFETs de alta e baixa do VRM e não achei nada que indique que estão em curto ou abertos.

Agora estou olhando o controlador PWM, que é um ISL6364, e os drivers dos MOSFETs.

Esse controlador tem várias proteções como OVP, OCP e OTP (tensão, corrente e temperatura).

O pino VR_RDY está sendo aterrado, o que indica que o controlador está em proteção. 

Não achei nos pinos IMON e IMONS tensões que indiquem proteção por sobrecorrente.

Estou batendo cabeça para decifrar o problema.

Talvez eu tente forçar esse chip a rodar em loop aberto para ver se aparece uma luz no fim do túnel... (tomara que não seja um trem... kkkk)

De qualquer forma, encomendei um substituto (que demorará para chegar).

Vou postando as atualizações por aqui e, claro, se alguém puder ajudar agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...