Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido TV de Plasma LG, Modelo 50PJ350, Com imagem escura e manchas no centro da tela.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde, senhoras e senhores.

 

Estou com uma TV de plasma, LG de 50 polegadas, 50pj350 me tirando o juízo. Ela chegou a mim secundariamente. Um amigo, que não tem experiência com eletrônica, disse que ela apresentou manchas na tela, ele abriu ela, limpou os flat's, mas nessas limpezas, conexões, desconexões, a tv acabou não mais ligando. Com isso ele abandonou. Uns 8 meses após notar a tv encostada, perguntei se ele ainda queria e ele disse que não. Então resolvi me debruçar sobre ela, pois bem: Assim que peguei ela só batia relé, identifiquei curto na placa Y-sus em diversos componentes então substitui:

 

K3667 (Q11)

51N25 (Q26 e Q27)

RJP63F3 (Acabei não vendo a posição, mas foram dois)

30F124 (Q02 e Q03)

Resistor de 2R2, se não me engano (R426, R528 e R529) todos abertos

 

Com isso a TV voltou a ligar mas com a imagem escura e manchada, interessante ainda é que nas extremidades tem pontos que estão perfeitos, por exemplo na indicação do canal (canto superior esquerdo) ainda identifiquei mais um resistor aberto na Zsus R361, substitui mas a imagem não teve alteração, ressoldei todos os transistores, bobinas, fusíveis, limpei os flats novamente com álcool isopropílico e nada. Fiz o autogen e as manchas continuam, indicando que não se trata de placa principal. 

 

Enfim, estou bastante desconfiado de que se trate de painel PDP, mas não quero acreditar nisso kkkk, alguém tem sugestão de algo que ainda possa verificar? pode ser t-con?

 

Editado: por Marcondes Cardoso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde 

em mais de dez anos  nunca peguei um painel com defeito a nao ser se estiver tricado, pelo menos nesse modelo de tv

de uma conferida nos resistores baixo perto dos igbt e perto dos foto aclopador esses tempois peguei uma e ja estava abandonando a tv por ser minha

quando do nada vi um resistor do lado de um foto aclopador aberto de 2r2 mais todo caso eh um caso, poste uma foto da tela e confira todas as tensoes do painel

ja pequei diodo tambem com fuga ou curto na zsus perto da entrada de energia , se eu nao me engano no vs , diodo essa que fica junto a uns tres resistores, tem que retirar pra medir e de preferencia no teste analogico x100k

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, SansuiAT disse:

Boa noite amigo!

 

Onde achou este kit das 50pj???

 

Aliexpress comprei todos os transistores queimados e o ADUM da Y-sus. Os resistores comprei aqui mesmo na minha cidade. Vi que no ML também tem vários kits, mas no Ali saiu bem mais em conta, aproveitei e comprei um pouco mais do que eu precisava, caso, durante os testes, eu queimasse mais alguma coisa.

Editado: por Marcondes Cardoso
Faltaram informações relevantes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcondes Cardoso disse:

 

 

Aliexpress comprei todos os transistores queimados e o ADUM da Y-sus. Os resistores comprei aqui mesmo na minha cidade. Vi que no ML também tem vários kits, mas no Ali saiu bem mais em conta, aproveitei e comprei um pouco mais do que eu precisava, caso, durante os testes, eu queimasse mais alguma coisa.

bom  dia

amigo de uma conferida nesses kits pois tem muitos componentes falso

eu compro de la direto mais tem fornecedor que nao vende material de qualidade

por exemplo ja peguei 30j124 que nao chega a 300 volts quando o certo seria pra 700 pelo datashit

sempre testo e procuro compra do mesmo fornecedor  embora pague mais caro , mais ainda assim mais em conta que aki

pois ja aconteceu de colocar e ficar mancado a tela e nao descobria qual problema

trocando por outro original sumnia o defeito por isso hoje eu testo eles sempre

pelo menos os igbt

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1757218543_Antesdosajustes.thumb.jpg.e55eba4934780128e06337e46686b8ea.jpg

5 horas atrás, eletronica jp disse:

bom  dia

amigo de uma conferida nesses kits pois tem muitos componentes falso

eu compro de la direto mais tem fornecedor que nao vende material de qualidade

por exemplo ja peguei 30j124 que nao chega a 300 volts quando o certo seria pra 700 pelo datashit

sempre testo e procuro compra do mesmo fornecedor  embora pague mais caro , mais ainda assim mais em conta que aki

pois ja aconteceu de colocar e ficar mancado a tela e nao descobria qual problema

trocando por outro original sumnia o defeito por isso hoje eu testo eles sempre

pelo menos os igbt

Boa tarde! Seguindo seu conselho, substitui os mosfets 30f124 por originais (Comprei aqui na minha cidade pela "bagatela" de 40R$ a unidade). A imagem melhorou razoavelmente, como mostra a primeira foto, parti então para ajustes nos trimpot's da Y-sus e no trimpot da Z-sus. Notei que melhorou bastante a imagem, como mostra a segunda foto, mas ainda continua bem ruim, a imagem tipo granulada e com muitos pixels vermelhos...Além disso, na tela preta a tela ficou tipo acesa nas extremidades. As tensões estão 100% ajustadas conforme informações do painel VS 210 e VA 61V. Importante lembrar que acabei mexendo em todos os trimpo'ts (Além do Step UP e Step Down) na tentativa de melhoria, mas só notei melhoria no step down, os outros ou não dão diferença alguma, ou mudam muito pouco. 

 

 

Estou pensando em abrir mão logo desse dinheiro e comprar os outros que têm por aqui também, que é o 51N25 e RJP63F3. Já verifiquei todos os diodos e resistores. Algo ainda que possa olhar? Pelas fotos, pode ser ainda Mosfet's de má qualidade?

 

 

 

Depois dos ajustes.jpg

Depois efeitos colaterais.jpg

Editado: por Marcondes Cardoso
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o 51n25 nao precisa

mais o 63f3 tem que colocar original 

me diz aí vc comprou o 30f124 ou 30j124

 

pois assim se vc tiver o 30j124

pode colocar no lugar do 63f3

esse defeito que está apresentando 

está neles 

 

mais naonpode confundir com o 30f124

 

e estão explorando vcs aí em onde já se viu

40 pilas eh um assalto a mao armada

se vc substituir elas vai resolver

 

Mesmo defeito da minha essa sua está 

 

Editado: por eletronica jp
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, eletronica jp disse:

Amigo o 51n25 nao precisa

mais o 63f3 tem que colocar original 

me diz aí vc comprou o 30f124 ou 30j124

 

pois assim se vc tiver o 30j124

pode colocar no lugar do 63f3

esse defeito que está apresentando 

está neles 

 

mais naonpode confundir com o 30f124

 

e estão explorando vcs aí em onde já se viu

40 pilas eh um assalto a mao armada

se vc substituir elas vai resolver

 

Mesmo defeito da minha essa sua está 

 

Comprei os dois 30f124... Pois é, cara... Nessa loja eles roubam na maior cara dura, mas em compensação o estoque deles é bom, só encontrei lá esses mosfet's. Então show, amanhã vou comprar os 63f3 (ou, caso não tenham, os 30j124, né isso?). Quanto ao K3667? Devo me preocupar com a qualidade dele? Pq esse não vai ter nessa loja, nem na minha cidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Marcondes Cardoso disse:

Importante lembrar que acabei mexendo em todos os trimpo'ts

Aí deve estar de acordo com o painel também 

ajuste as tensões nesse trípode aki

nos set DOW e set UP pode mecher de acordo que fique melhor a imagem

na placa zsus também tem que estar de acordo 

com a voltagem 

se vc melhorou a imagem na z pode ser os componentes delas que estão ruins também tipo má qualidade 

aconselho o amigo a olhar todos os componentes que comprou da china

se tiver peça sucata melhor

nao se esqueca de ver o diodo que eu lhe falei na entrada da zsus junto a tres resistores 

mais a certeza está quase sempre nos 30j e rjp63f3

Os 51n25 não lembro de ter pego com defeito 

 

 

60255BD4-6047-433E-BB95-E2A0A9F149F5.jpeg

6E1128CE-05DD-418A-A7C9-FCEC502E6E59.jpeg

78C6495F-8FDC-4001-A008-5EACA1AFE9D8.jpeg

B9DA45F5-EF7E-4B2D-AD1B-897E3A8F87A1.jpeg

Editado: por eletronica jp
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, eletronica jp disse:

 

Senhores, apesar do esforço, triste resultado... Substitui os 63f3 por originais (claro, me informaram que eram) e o resultado foi a queima de todos os mosfet's, de novo. . . Então acho que vou desistir... Já venho gastando um bocado e não estou mais tão animado não... Kkkkk mesmo assim, obrigado a todos que contribuíram! São verdadeiros profissionais!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Marcondes Cardoso disse:

Senhores, apesar do esforço, triste resultado... Substitui os 63f3 por originais (claro, me informaram que eram) e o resultado foi a queima de todos os mosfet's, de novo. . . Então acho que vou desistir... Já venho gastando um bocado e não estou mais tão animado não... Kkkkk mesmo assim, obrigado a todos que contribuíram! São verdadeiros profissionais!

 

bom dia

poxa vida que pena amigo

mais essa tvs sao um saco mesmo geralmente acontece isso

pra tentar evitar tal problema  

geralmente eu coloco uma lâmpada em série ao vs

as vezes desoldos os capacitores maiores  tenho um testador de componetes

e olhos bem atensiosamente pois uma simples letra tipo do 30j124 pro 30f124 ja faz o pior estrago 

resistores aberto  os diodos com fuga, n possibilidade de dar errado

mais assim mesmo quando nao da certo 

vc ganha experiência pelo menos assim comigo

mais compre componente no ali, mais vai pelos maiores valores 

e olhe as qualificações geralmente tem comentários dos compradores

eu pago em torno de 3 à 5 reais nesses transistores lá e aki no ml custa em torno de12reais 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...