Jump to content
elias.girardi

notícia Descoberto buraco negro mais próximo da Terra

Rate this topic

Recommended Posts

010130200506-buraco-negro-mais-proximo-da-terra-1.jpg.b6250a4061867e86d973f50dd49189fe.jpg

Esta concepção artística mostra as órbitas dos objetos no sistema estelar triplo HR 6819. Este sistema é composto por um binário interior com uma estrela (órbita azul) e um buraco negro recentemente descoberto (órbita vermelha), assim como por uma terceira estrela numa órbita mais afastada (também azul). [Imagem: ESO/L. Calçada]

 

Buraco negro mais próximo da Terra

 

Uma equipe de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriu um buraco negro situado a apenas 1.000 anos-luz de distância da Terra.

 

O corpo celeste encontra-se mais próximo do nosso Sistema Solar do que qualquer outro buraco negro encontrado até agora e faz parte de um sistema triplo que pode ser visto a olho nu. A equipe afirma que este sistema pode ser apenas a ponta do iceberg, já que muitos outros buracos negros semelhantes poderão ser descobertos.

 

"Ficamos bastante surpresos quando percebemos que este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que podemos observar a olho nu," disse Petr Hadrava, da Academia de Ciências da República Tcheca.

 

Localizado na constelação do Telescópio, o sistema se encontra tão próximo de nós que suas estrelas podem ser vistas do Hemisfério Sul em uma noite escura e clara sem binóculos ou telescópio.

 

Como se descobre um buraco negro

 

A equipe observou originalmente o sistema, chamado HR 6819, como parte de um estudo de sistemas de estrelas duplas.

 

No entanto as observações revelaram que uma das duas estrelas visíveis orbitava um objeto invisível com um período de 40 dias, enquanto a segunda estrela se encontrava a maior distância desse par interno. Como nenhum outro corpo celeste foi encontrado lá, durante meses de observação, a conclusão é que se trata de um buraco negro.

 

Se a conclusão estiver correta, o buraco negro escondido no binário HR 6819 seria um dos primeiros buracos negros estelares descoberto que não interage violentamente com o meio que o circunda e, portanto, parece ser verdadeiramente negro, não emitindo outro tipo de radiação, como acontece quando os buracos negros engolem massa ao seu redor.

 

Apesar disso, a equipe conseguiu detectar a sua presença e calcular a sua massa ao estudar a órbita da estrela do par interno. "Um objeto invisível com uma massa de pelo menos 4 vezes a massa do Sol, só pode ser um buraco negro," concluiu Thomas Rivinius, que liderou as observações.

 

010130200506-buraco-negro-mais-proximo-da-terra-2.jpg.0d0d89e95856de896fb69673a7929688.jpg

Este mapa mostra a localização do sistema triplo HR 6819 na constelação do Telescópio, onde se encontra o buraco negro mais próximo da Terra descoberto até agora. [Imagem: ESO/IAU/Sky & Telescope]

 

Buracos negros na Via Láctea

 

Até agora, os astrônomos descobriram apenas cerca de duas dúzias de buracos negros na nossa galáxia, quase todos em interação violenta com o seu meio envolvente e dando provas da sua presença pela forte emissão de raios X.

 

No entanto, os cientistas estimam que, durante todo o tempo que a Via Láctea já existiu, muitas estrelas devem ter colapsado sob a forma de buracos negros no final das suas vidas.

 

A descoberta de um buraco negro "silencioso e invisível" no sistema HR 6819 fornece pistas sobre onde podem estar esses muitos buracos negros ocultos na Via Láctea. "Deve haver centenas de milhões de buracos negros, mas nós apenas conhecemos alguns. Saber o que procurar nos dá agora uma melhor oportunidade de os encontrar," disse Rivinius.

 

Os astrônomos acreditam também que sua descoberta poderia lançar alguma luz sobre um segundo sistema que eles vêm observando há algum tempo.

 

"Acreditamos que outro sistema, chamado LB-1, também possa ser um sistema triplo deste tipo, apesar de necessitarmos de mais observações para ter certeza," disse Marianne Heida, membro da equipe. "O LB-1 se encontra um pouco mais afastado da Terra, mas ainda está bastante próximo em termos astronômicos, o que significa que provavelmente existem muitos destes sistemas.  Encontrá-los e estudá-los nos dá a oportunidade de aprender bastante sobre a formação e evolução das estrelas raras que começam as suas vidas com mais de cerca de 8 vezes a massa do Sol e terminam as suas vidas numa explosão de supernova, deixando como resto um buraco negro."

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=buraco-negro-mais-proximo-terra&id=010130200506#.X7PWMPlKgdU

Edited by elias.girardi
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By enotebook
      Boa tarde a todos, gostaria de pedir uma ajuda aqui, pois este note não encontrei  o esquema dele e esta placa pra ajudar não tem serigrafia.
      este note, está ligando mais não apresenta vídeo.
       
      fiz todos os teste na fonte primaria
      tenho os 19v e os 3v
      botão de start ok 3,2v
      seguindo o start, apresenta as tensão de 3v e 5v nas bobinas e encontrei outra próximo ao PCH que também tem 0,99v, e nada de tensão na bobina da memoria, e nas do PCH
      Bios tem a tensão de 3v e o SIO também.
      alguém que conheça mais um pouco desta placa poderia me ajudar?
       
    • By adilsonsilverio
      Estou com um ps4 pro da placa nva-001 não apresenta curto, funciona tudo, literalmente tudo! Depois de um tempo indeterminado (pode ser minutos ou duas horas) ele desliga e não liga mais, nem dá bip.
      Aí preciso esperar um tempo para ligar novamente.
      O estranho é que a fonte continua mandando 5v, mas o botão não faz nem bip. 
      Troquei os capacitores de tantalo, mas ainda continua apresentando defeito.
      Já testei com outra fonte, mesmo defeito.
      Fiz um reflow no CXD mas ainda suspeito que ele esteja com solda fria... o cliente não aprovou ressolda bga, apenas outros reparos.
      Obrigado à todos, Deus abençoe!
    • By joaowp
      peguei essa placa mãe para fazer uma limpeza, testei antes da limpeza ligou normal, depois de limpo ela só acende o led e não faz mais nada não liga


    • By Jakers Binder
      Medição (Multímetro, Capacímetro, Frequencímetro, Osciloscópio, etc...)

























       
      Ferramental para testes





















       
      Fonte assimétrica (bancada)



















       
      Gravação  (bios nand sio...)

























       
      Ferramental e componentes para soldagem / dessoldagem








































       
      Exaustor










       
      Fluxos






       
      Referente a óptica e iluminação


















       
      Referente a temperaturas





       
      Desumidificação










       
      Bancada / Organização / Suporte

























       
       
      Reparo partes plásticas e metais 






       
      Limpeza





       
      Outros


























      You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...