Jump to content
LuisStegel

notícia Memória magnética bate recorde e atinge velocidade de transistores

Rate this topic

Recommended Posts

Mem.png.bcdec758a9a4d5c010f9d8c2ad4512a3.png

Memória magnética rápida

Uma equipe internacional de pesquisadores e engenheiros criou uma nova técnica para inversão da magnetização - o processo usado para gravar e apagar informações em memórias magnéticas - que é quase 100 vezes mais rápida do que os dispositivos spintrônicos de última geração.

O avanço promete viabilizar o desenvolvimento de memórias magnéticas ultrarrápidas para chips de computador - além de gastar pouca energia, elas mantêm os dados mesmo na falta de energia.

Componentes spintrônicos são alternativas atraentes às memórias de computador convencionais - a família das RAMs -, mas têm ficado restritos aos discos de backup por suas velocidades relativamente lentas, já que dependem de memórias magnéticas, que demoram mais para serem manipuladas do que as elétricas.

Kaushalya Jhuria e seus colegas demonstraram agora uma técnica que usa pulsos elétricos extremamente curtos - 6 picossegundos de duração - para alternar a magnetização de um filme fino em um dispositivo magnético com grande eficiência energética.

Um picossegundo equivalente a um trilionésimo de segundo, o que coloca as memórias magnéticas na mesma casa com que é medida a velocidade das memórias RAM atuais.

Memória spintrônica

Nas memórias convencionais, os 0s e 1s dos dados binários são armazenados como os estados "ligado" ou "desligado" de transistores de silício individuais. Nas memórias magnéticas, essa mesma informação é armazenada como polaridades opostas da magnetização, que geralmente são consideradas como os estados "para cima" ou "para baixo".

Componentes spintrônicos de última geração são feitos com componentes que apresentam um efeito conhecido como torque spin-órbita. Nesses componentes, uma pequena área de um filme magnético (um bit magnético) é depositada sobre um fio metálico. Uma corrente fluindo através do fio gera um fluxo de elétrons com um momento magnético, também chamado de spin. Isso, por sua vez, exerce um torque magnético - chamado de torque spin-órbita - no bit magnética. E o torque spin-órbita pode então mudar a polaridade do bit.

Componentes de última geração que funcionam com base nesse princípio exigem pulsos de corrente de pelo menos 1 nanossegundo para gravar ou apagar o bit magnético, enquanto os transistores nas memórias RAM de última geração alternam em apenas 1 a 2 picossegundos (1 nanossegundo equivale a 1000 picossegundos).

A equipe conseguiu chavear sua memória spintrônica em 6 picossegundos, o que a torna vantajosa para muitas aplicações, considerando que ela consome menos energia e é não-volátil.

"A alta eficiência energética deste novo processo de comutação magnética ultrarrápida foi uma grande e muito bem-vinda surpresa," disse o professor Jeffrey Bokor, da Universidade de Berkeley. "Esse dispositivo spintrônico de alta velocidade e baixo consumo de energia pode potencialmente enfrentar as limitações de desempenho dos sistemas de memória de nível de processador atuais e também pode ser usado para aplicações lógicas."

 

Bibliografia:

Artigo: Spin-orbit torque switching of a ferromagnet with picosecond electrical pulses
Autores: Kaushalya Jhuria, Julius Hohlfeld, Akshay Pattabi, Elodie Martin, Aldo Ygnacio Arriola Córdova, Xinping Shi, Roberto Lo Conte, Sebastien Petit-Watelot, Juan Carlos Rojas-Sanchez, Gregory Malinowski, Stéphane Mangin, Aristide Lemaître, Michel Hehn, Jeffrey Bokor, Richard B. Wilson, Jon Gorchon
Revista: Nature Electronics
DOI: 10.1038/s41928-020-00488-3

 

Fonte: Site Inovação Tecnológica

https://www.inovacaotecnologica.com.br

  • Like 3
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By johw
      Estou com um positivo premium, de placa mãe modelo 6-71-M74S0-D06A.GP, aparelho chegou morto e em curto no capacitor c771, depois de resolver o curto ele ligava mas não dava imagem, então depois de verificar toda a placa fiz reball nos dois chips ponte norte e sul pra aproveitar o aquecimento da placa.. Continuava sem imagem, então troquei a ponte norte Sis M672, e ligou com imagem, mas reconhecendo apenas um slot de memória... Já tentei de tudo e não consigo encontrar o defeito, alguem já passou pelo mesmo problema?
    • By [T18]NickLoad
      Skskks
    • By KLEBER19
      olá amigos, eu estou com essa tv com as duas tensão do vertical que não  bate com a do esquema +14 -14 estão dando +20 -20 sem o vestical no lugar e o + b esta com 109 voltes, achei tambem o 2n5551 em curto. alguem que tem esperiencia nessa tv pode mim ajudar?
    • By atomo
      Placa-mãe não dá vídeo e não carrega o Post
       
      Modelo: A13G+ V3.0
      Socket: AM2
      Memória RAM: DDR2 de 800
       
      Processador, memória ram, bateria CR2032, fonte de alimentação, monitor, cabos de forças, cabo VGA esta funcionando normalmente.
       
       
       
    • By 14bis
      Essa conversa é de um primo de quarto grau que trabalha também com eletrônica e venda de peças no Mercado Livre
       
      Ele já disse algumas vezes que é crescente o número de pessoas leigas que assistem tutoriais na internet e partem sozinhas para comprar a peça e resolver o problema do equipamento eletrônico por conta. Na maioria dos casos, não resolve e abrem reclamação para a devolução
       
      Para quem não sabe, não importa se a peça está boa ou não, se o cliente selecionou na reclamação como defeito, isso ferra a reputação do vendedor e fica amarelo de reputação
       
      Meu primo já comentou também que empresas de peças usadas de informática que eram muito fortes no Mercado Livre e que ele se baseava para criar os anúncios dele, hoje são pequenas ou desapareceram, porque tiveram a reputação prejudicada
       
      Trouxe aqui porque foi interessante a conversa com ele
       

       



       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...