Jump to content
LuisStegel

notícia Quando as baterias de sódio começarão a substituir as baterias de lítio?

Rate this topic

Recommended Posts

Bateria.png.d72e42422f3fe83c6b521a40a1258ba9.png

Baterias de sódio contra baterias de lítio

As baterias de íons de lítio são os sistemas de armazenamento de energia eletroquímica preferidos para uma ampla variedade de aplicações.

No entanto, outros tipos de tecnologias emergentes já estão se preparando para oferecer baterias mais baratas e menos danosas ao meio ambiente.

Entre elas, as baterias de íons de sódio (Na) têm mostrado grande potencial para representar a próxima geração de solução de armazenamento de energia de baixo custo e ecologicamente correta.

Para fazer um balanço da situação, um time de especialistas na área, de pelo menos oito universidades europeias, combinou seu conhecimento e experiência para avaliar o status atual da tecnologia de íons de sódio, avaliando desde os materiais até o desenvolvimento das células, oferecendo uma comparação realista dos indicadores-chave de desempenho para as baterias de lítio e de sódio.

Eles afirmam que as baterias à base de sódio oferecem uma combinação de propriedades atraentes. Elas são de baixo custo, usam precursores sustentáveis e têm um abastecimento seguro de matéria-prima. Além disso, elas são promissoras porque podem ser produzidas nas mesmas instalações de fabricação das baterias de íons de lítio já existentes.

 

Bateria1.png.11bcf8655bd16c679bc40dc316d4dfad.png

Tipos de baterias de sódio

Assim como as baterias baseados em lítio, as baterias baseadas em sódio vêm em diferentes formas, como íons de sódio, baterias de sódio de estado sólido, baterias sódio-ar e baterias de sódio-enxofre.

Embora as duas últimas sejam vistas como tecnologias revolucionárias do futuro, a tecnologia íons de sódio representa uma tecnologia atraente quase pronta para desafiar as baterias de íons de lítio em aplicações específicas.

Os especialistas indicam que, com o desenvolvimento recente, os melhores materiais atuais disponíveis para células de íons de sódio devem permitir fabricar baterias com uma densidade de energia muito próxima à da atual geração de células comerciais de íons de lítio.

Um dos campos de aplicação mais importantes para os protótipos de baterias de íons de sódio são certamente os sistemas de armazenamento de energia estacionários, onde o custo e o ciclo de vida representam dois parâmetros fundamentais.

"Neste campo, as baterias de íons de sódio têm o potencial de dominar o mercado futuro, representando o sistema mais promissor para preencher a lacuna entre a produção e a utilização de energia, garantindo o fornecimento de energia. No entanto, as aplicações de alta potência no campo automotivo eletrificado são um nicho potencial de aplicação para as baterias de íons de sódio," disse a professora Ivana Hasa, da Universidade do Warwick, membro do painel de especialistas.

Bateria2.png.320600f49f89c776fd44a03798bdafef.png

Roteiro tecnológico para baterias de sódio

A equipe também aponta o que falta fazer.

Por exemplo, melhorias tecnológicas são necessárias para aumentar o desempenho das baterias de sódio, especialmente em termos de densidade de energia.

Mas é preciso levar em conta que resultados extremamente encorajadores foram alcançados para a tecnologia de íons de sódio em um tempo mais curto do que o que se obteve com a tecnologia de íons de lítio, quando essas baterias começaram a ser desenvolvidas.

Segundo a equipe, o aprimoramento tecnológico será alcançado pela otimização da fabricação e da montagem dos componentes das células, como ocorreu nos últimos trinta anos para a tecnologia de lítio.

"Do ponto de vista da pesquisa aplicada, os esforços de pesquisa futuros devem ser dedicados à pesquisa fundamental, descoberta de materiais e compreensão dos processos termodinâmicos e cinéticos que governam a química desses sistemas. Além disso, a investigação de baterias de íons de sódio em larga escala é de importância fundamental para se obter dados realistas para avaliar o progresso da tecnologia, bem como a adoção de uma metodologia comum para relatar os avanços entre a comunidade científica, permitindo uma comparação justa entre os resultados de desempenho," disse Hasa.

 

Bibliografia:

Artigo: Challenges of today for Na-based batteries of the future: From materials to cell metrics
Autores: Ivana Hasa, Sathiya Mariyappan, Damien Saurel, Philipp Adelhelm, Alexey Y. Koposov, Christian Masquelier, Laurence Croguennec, Montse Casas-Cabanas
Revista: Journal of Power Sources
Vol.: 482, 228872
DOI: 10.1016/j.jpowsour.2020.228872

 

Fonte: Site Inovação Tecnológica

https://www.inovacaotecnologica.com.br

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By pedrorosasb
      Boa noite, pessoal, tudo bem?

      Chegou para mim esse Itautec que não ligava. Fiz a troca do P2808 e do PWM e a máquina voltou a ligar.
       
      Contudo, a máquina não liga na bateria e nem carrega a mesma.

      Fiz a troca do mosfet comutador de carga (P24) e mesmo assim não resolveu. Além disso, as tensões no conector da bateria são:
       
      Sem a bateria
      1-GND
      2-3.3V
      3-3.3V
      4-3.3V
      5-0V
       
      Com a fonte conectada e a bateria plugada (com 10% de carga):
      1-GND
      2-0.50V
      3-3.3v
      4-3.3v
      5-2.2v

      A bateria é usada mas, segundo o dono, ela funcionava normalmente. Quando no Windows, marca 10% de carga mas não aparece o status "carregando". Fica apenas mostrando 10%.
       
      Algum teste a ser feito ou sugestão, pessoal?
       
      Abraço a todos.

       
    • By fozzy
      Olá a todos; Cliente relata ter testado a bateria e estar "BOA"; Note liga na fonte normal, indica bateria totalmente carregada no windows, mas ao tirar a fonte, note desliga; chequei circuito de charger, mas ao medir os 12 vts da bateria não chega no DRENO do Q3 (AON7403),que me parece ser o comutador entre bateria e fonte ( posso estar errado);  como estou iniciando no ramo de conserto de placas de note, baixei esquema e fui com cuidado; procurei ajuda nos casos daqui, mas nesse modelo não vi nenhuma com esse defeito ( e ainda pode ser a bateria, que está totalmente zerada de carga), Percebi que ao plugar a fonte de bancada,COM A bateria do cliente, qndo o consumo chega a 014,016 miliampéres APARECE OS 12 VTS no dreno do Q3, mas vai caindo aos poucos até ficar 300,250 milivolts; No GATE desse Q3 AON7403 tenho 18 vts e uns quebrados, no SOURCE idem. Já medi os 3 vts dos outros pinos da bateria quando encaixada no note, 02 primeiros aparecem, o 3º não, o BAT3_DETECT#, mas imagino estar ok, pois  vai pro diodo A7, onde os 2 primeiros 3,3 que vem da bateria aparecem, mas esse não, mas creio estar normal pois tem o # no fim, tendo que estar zerado para estar ok certo ?  Fico imensamente agradecido a quem puder dar uma força😊
       Como tenho algumas sucatas de Samsungs, troquei o Q6, AP4232BGM, mosfet duplo canal N, mesma coisa....Regravei BIOS,peguei aqui no site, comparei com a original, é igual, mesmo resultado...😶
       
        aproveitando que estamos aqui...
       
       Já existe  alguma gambiarra. ou alguém já teve a ideia de fazer uma bateria testadora de charger UNIVERSAL ? pois não seria "apenas" dar uma carga de 12 vts na entrada dos carregadores de bateria, 3.3 no pino de data  e clock e 0 vt no detect para a maioria dos chargers de note " serem" tapeados e testados ? Uma bateria de qualquer modelo , ESTANDO BOA E CARREGADA poderia ser essa ferramenta, abrindo ela e fazendo vários encaixes pros diferentes modelos de notebooks; ou  estou falando asneira ? rsrs; Acabaria esse purgatório de não saber se é o note que não carrega ou a bateria que está ruim; 
       
                    obrigado pela atenção e abraços;✌️


    • By Oliveira Tec
      amigos estou com esse no breack que quando ligo ele na tomada funciona normal,mas depois de um tempo ele entra em modo bateria.
      alguem ja pegou esse defeito,e tem o esquema dele.
    • By Robson Santana 2020
      Samfirm é um software muito conhecido para baixar Stock Roms (FIRMAWRE) Samsung. Um software muito eficiente mas que há algum tempo já não funciona mais, de maneira nenhuma. Assim que o SAMFIRM começou a apresentar "erros", (isso há mais de um ano atrás), era possível corrigi-los instalando três programas; o Microsoft Visual C++ 2008 e 2010 e o Microsoft Net Framework 3.5.  Mas até que parou de vez. (Pelo menos eu não achei mais nenhuma maneira em parte alguma de o SAMFIRM voltar a funcionar).  Mais alguns desenvolvedores "fabricaram" uma ferramenta bem parecida. Encontrei e baixei, testei e está funcionando muito bem. Fiz o upload dela. 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...