Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Usar ou não usar diodos nos MOSFETs - Gerador

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Minha duvida é: usar ou não esses diodos ? posso ligar as bobinas do gerador diretamente aos mosfets ?

 

Não posso usar somente os diodos, porque devo ligar e desligar o sistema no tempo certo,

farei isso usando Arduino ou ESP8266, visto que pretendo fazer uma experiencia retirando energia de um motor brushless.

 

Um  motor brushless de RC (aeromodelo)  ligado em 12v produz picos de 20, 30, 40v, dependendo da velocidade, e gera uns 12v 

em velocidade máxima. 

 

Pretendo retirar toda energia possível, sem prejudicar a rotação do motor e ver quantos mA consigo.

 

Agradeço quem puder me ajudar com a questão dos diodos.

 

Obrigado.

 

 

1.png

a_pulse.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque você não usa somente os diodos em ponte e um único mosfet na saída sincronizado pelo Arduino?

Se o teu motor é de três pinos, seria mais bem representado com uma configuração em delta e não em estrela, pois essa configuração presume o centro comum dos enrolamentos ligado à referencia (terra).

Não entendi essa frase "Um  motor brushless de RC (aeromodelo)  ligado em 12v produz picos de 20, 30, 40v,..."

como você liga um motor em 12V e ao mesmo tempo quer que ele gere uma tensão?

Descreva melhor o que você quer fazer e como.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, mariomendes77 disse:

Porque você não usa somente os diodos em ponte e um único mosfet na saída sincronizado pelo Arduino?

Se o teu motor é de três pinos, seria mais bem representado com uma configuração em delta e não em estrela, pois essa configuração presume o centro comum dos enrolamentos ligado à referencia (terra).

Não entendi essa frase "Um  motor brushless de RC (aeromodelo)  ligado em 12v produz picos de 20, 30, 40v,..."

como você liga um motor em 12V e ao mesmo tempo quer que ele gere uma tensão?

Descreva melhor o que você quer fazer e como.

Olá amigo, isso é apenas experiencia. Quero ver quantos mA consigo retirar de um motor BLDC ao fazer a comutação das bobinas.

Sei que um ESC normal usa 6 passos pra fazer essa comutação (1 volta - 360º), mas sei também que quando você  desliga uma bobina ele produz pulsos, e que a bobina que esta desligada ( motor girando) também produz energia.

 

A ideia é separar tudo isso e ver quanto de energia consigo, sei que é pouca energia, mas por curiosidade vou fazer assim em cada passo.

 

1º:   2 bobinas ligadas girando o motor (como todo motor BLDC)

: 1 bobina gerando pulsos e em seguida gerando energia (já que sempre uma bobina fica desligada)

3º:  Desligar todas as bobinas pra gerar pulso nas 3, e em seguida gerar energia.

4º:  Ligar as bobinas novamente e repetir o ciclo.

 

Então nesse caso meu Esc teria 12 passos de comutação, e não apenas 6, e esse tempo que ficaria desligada seria de apenas alguns mile segundos.

 

Para quem já ta pensando em dizer que isso é uma "viagem impossível", vejam esse motor, funciona +/- da maneira que descrevi:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Gostei da ideia de usar diodos e 1 unico mosfet na saída, obrigado.

 

É isso.

 

Editado: por ubnt-reparos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, ubnt-reparos disse:

Olá amigo, isso é apenas experiencia. Quero ver quantos mA consigo retirar de um motor BLDC ao fazer a comutação das bobinas.

Sei que um ESC normal usa 6 passos pra fazer essa comutação (1 volta - 360º), mas sei também que quando você  desliga uma bobina ele produz pulsos, e que a bobina que esta desligada ( motor girando) também produz energia.

 

A ideia é separar tudo isso e ver quanto de energia consigo, sei que é pouca energia, mas por curiosidade vou fazer assim em cada passo.

 

1º:   2 bobinas ligadas girando o motor (como todo motor BLDC)

: 1 bobina gerando pulsos e em seguida gerando energia (já que sempre uma bobina fica desligada)

3º:  Desligar todas as bobinas pra gerar pulso nas 3, e em seguida gerar energia.

4º:  Ligar as bobinas novamente e repetir o ciclo.

 

Então nesse caso meu Esc teria 12 passos de comutação, e não apenas 6, e esse tempo que ficaria desligada seria de apenas alguns mile segundos.

 

Para quem já ta pensando em dizer que isso é uma "viagem impossível", vejam esse motor, funciona +/- da maneira que descrevi:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Gostei da ideia de usar diodos e 1 unico mosfet na saída, obrigado.

 

É isso.

 

Cuidado amigo, esse gerador é um conto do vigário (171) não é possível gerar energia do nada!!! A energia se transforma, não se cria, pelo menos nas condições atuais, se isso fosse verdade, a poluição do mundo estaria resolvida!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia o artigo abaixo, pode ser esclarecedor:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mariomendes77 disse:

não é possível gerar energia do nada

@mariomendes77 Realmente esta afirmação é certa, pois para podermos gerar mesmo que pouca eletricidade, é necessário que outro tipo de energia se converta nela.

Um exemplo é a famosa célula peltier que ao ser aquecida num lado acaba gerando corrente elétrica nos seus terminais. Inclusive é um esquema parecido de geração de energia que as famosas sondas Voyager 1 e 2 utilizam para obter a energia necessária para que seus instrumentos operem. No caso delas o calor se obtém a partir de uma cápsula com plutônio radioativo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...