Jump to content
elias.girardi

notícia Descoberta nova forma de gerar cores

Rate this topic

Recommended Posts

010160201123-nova-forma-gerar-cores-1.jpg.49fb309a9defe24532680d50583218d8.jpg

Neste caso especial, a cor depende da direção de onde vem a luz que ilumina o objeto. [Imagem: Eser Metin Akinoglu et al. - 10.1002/adom.202001307]

 

Novo tipo de cor

 

A maioria dos materiais ao nosso redor tem uma determinada cor porque cada um absorve apenas parte do espectro solar. Por exemplo, as folhas de uma árvore nos parecem verdes porque absorvem a luz vermelha e a azul.

 

Alguns objetos, por sua vez, incluindo animais, criam cores de uma maneira diferente, baseando-se não em sua composição química, mas em variações na sua forma - são as chamadas cores estruturais.

 

As cores estruturais geralmente são criadas por difração, que acontece quando os raios de luz interferem uns nos outros conforme refletem nas superfícies. Os arco-íris e as manchas de óleo coloridas sobre a água são exemplos de cores estruturais, e o efeito também é responsável pelos incríveis tons vívidos das penas do pavão e das asas das borboletas.

 

Agora, cientistas australianos descobriram um mecanismo inesperado para gerar cores que ninguém havia percebido antes.

 

Para criar o efeito, Eser Akinoglu e seus colegas juntaram uma película muito fina de nitreto de silício a outra película um pouco maior de alumínio metálico. O campo elétrico - uma força criada pela atração e repulsão das cargas elétricas dos átomos - é muito forte onde os dois materiais se tocam.

 

Quando esse sanduíche inusitado foi iluminado, a interação de diferentes ondas de luz - chamada interferência óptica - na superfície do material criou cores brilhantes que não podem ser explicadas pela química (composição do material) e nem pela física (no sentido da estrutura física do material). Basta mudar as condições de iluminação para que a cor do material mude.

 

Isso amplia nossa compreensão do comportamento e das propriedades da luz e também pode ter aplicações práticas em tecnologias de detecção (sensores) e em dispositivos de segurança, diz a equipe.

 

010160201123-nova-forma-gerar-cores.jpg.a63bd4d69df00908506ee463fb30210b.jpg

A cor que você verá (ou não) depende da direção da iluminação, sendo gerada pelas conexões atômicas entre os dois materiais. [Imagem: Jasmine Lynch]

 

Cor direcional

 

Sob luz normal, o material funciona como um espelho, refletindo quase toda a luz visível. Mas quando ele é iluminado por apenas um feixe direcional de luz, o material assume cores vivas e iridescentes.

 

"Se você usar uma lanterna para iluminar a amostra em uma sala escura, o feixe de luz refletido se afastará de você para o outro lado da sala. A luz refletida nunca atinge seus olhos, apenas a luz dispersa pode atingir seus olhos.

 

"Quando a luz da sala está ligada, a luz vem de todos os lugares até a amostra e, portanto, você sempre verá a luz refletida viajando até seus olhos.

 

"O efeito é uma curiosidade completamente desconhecida que resulta em vermos cores. É algo fundamentalmente diferente," disse Akinoglu.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberta-nova-forma-gerar-cores&id=010160201123#.X7urLZxKgps

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By FNAJARVIS
      1. conheci pelo google pesquisando sobre bios de computadores
      2. meu nivel é técnico em eletrônica com carteira
      3. tenho habilidades com computadores e eletrônica em geral
      4. sou técnico em eletrônica recém formado e pretendo me aperfeiçoar a cada dia
      sou designer gráfico e desenhista
      gostei bastante deste forum
       
    • By Robson Santana 2020
      Samfirm é um software muito conhecido para baixar Stock Roms (FIRMAWRE) Samsung. Um software muito eficiente mas que há algum tempo já não funciona mais, de maneira nenhuma. Assim que o SAMFIRM começou a apresentar "erros", (isso há mais de um ano atrás), era possível corrigi-los instalando três programas; o Microsoft Visual C++ 2008 e 2010 e o Microsoft Net Framework 3.5.  Mas até que parou de vez. (Pelo menos eu não achei mais nenhuma maneira em parte alguma de o SAMFIRM voltar a funcionar).  Mais alguns desenvolvedores "fabricaram" uma ferramenta bem parecida. Encontrei e baixei, testei e está funcionando muito bem. Fiz o upload dela. 
    • By djsync
      Píxel azul
      Pode ter sido vencido o último grande desafio para dar eficiência máxima aos monitores e telas que usam OLEDs, ou diodos emissores de luz orgânicos: Uma fonte de luz azul que alcança o mesmo desempenho das cores vermelha e verde.

       
      Chin-Yiu Chan e seus colegas da Universidade Kyushu, no Japão, sintetizaram OLEDs que produzem emissão de azul puro com alta eficiência, mantêm o brilho por tempos relativamente longos e não têm nenhum átomo de metal caro - um conjunto de propriedades nunca alcançado até agora.
       
      A inovação foi obtida quando Chan dividiu os processos de conversão e emissão de energia entre duas substâncias orgânicas diferentes.
      Ao contrário das tecnologias de LCD - o que inclui as telas de LEDs inorgânicos tradicionais -, que empregam cristais líquidos para bloquear seletivamente a emissão de uma luz de fundo filtrada cobrindo muitos píxeis, uma tela OLED usa píxeis separados de vermelho, verde e azul.
       
      Cada píxel pode ser completamente ligado e desligado individualmente, reduzindo o consumo de energia e produzindo pretos mais profundos, o que ajuda a melhorar a qualidade da imagem.
       
      Embora as telas de OLEDs disponíveis no mercado usem emissores azuis estáveis, baseados em um processo conhecido como fluorescência, eles apresentam uma eficiência máxima baixa. Os chamados emissores fosforescentes podem alcançar uma eficiência quântica ideal de 100%, mas geralmente apresentam tempos de vida operacionais mais curtos e requerem metais caros, como irídio ou platina.
       
      Hiperfluorescência
      O que Chan e seus colegas fizeram foi desenvolver duas moléculas orgânicas que emitem luz com base em um processo que a equipe chama de "fluorescência retardada termicamente ativada", que dispensa os átomos metálicos.
       
      Adotando uma estrutura que basicamente empilha dois componentes um em cima do outro, um feito de cada uma das moléculas, a emissão de luz praticamente dobra para a mesma corrente elétrica, um patamar de eficiência que a equipe chama de "hiperfluorescência".
       
      Além disso, a vida útil quase dobrou, com a equipe estimando que os dispositivos poderiam manter 50% de seu brilho por mais de 10.000 horas.
       
      "Embora isso ainda seja muito curto para aplicações práticas, o controle mais rígido das condições de fabricação geralmente leva a vidas úteis ainda mais longas. Portanto, esses resultados iniciais apontam para um futuro muito promissor para esta abordagem para finalmente obter um OLED azul puro eficiente e estável," disse o professor Chihaya Adachi, cuja equipe já havia desenvolvido os primeiros materiais orgânicos que brilham no escuro e um laser orgânico, ou O-Laser.
      Bibliografia:
       
      fonte: inovacaotecnologica.com.br
    • By pulapulabrinquedoslocaçoes
      eletronica br atraves do google conheci.
      sou formado tecnico eletroeletronica senai roberto mange campinas turma 2010-2012. formado tecnico eçletromecanica senai americana/sp. 2014-2015
      faço manutençao dentro de casa, pesquisador,manutentor,reparador de informatica,eletrodomesticos,industrial,predial e residencial.
      sou eletricista de manutenção industrial á 20 anos no mercado, atuei varias multinacionais regiao campinas. hoje sou apaixonado pela eletronica,eletricidade,mecanica,hidraulica pneumatica. ainda sonho formar engenharia eletromecanica. prazer anderson, sejam benvindos, obrigado! 
    • By LuisTadeu
      Olá pessoal to com TS Shara UPS700 TS 42 que esta assim :
       
      1- Ao desligar da tomada ele apita e desliga imediatamente,
      2-Ao deixar ligado na tomada e desligar o conector da bateria Idem
      3- Ao tentar ligar só com bateria sem energia ele apita e desarma
      isso com ou sem carga .om bateria ou quando desligo da tomada a voltagem cai para 9.05v Aprox
      4- Ao tentar ligar c
       
      Ja medi as voltagens esta dando 10,60v aprox na carga (baixo) 
      MEdi todos resistores e Transistores esta OK na medição
      Troquei eletrolitico 
      Diodos OK
      Bateria nova e carregada 
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...