Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer ES1-572 B5W11 LA-E061P Não liga

Avalie este tópico:


Cyro Corte Real

Posts em destaque

Bom pessoal, essa placa está com um defeito meio variado, uma hora liga outra hora não. O botão power dessa notebook é integrado no teclado, porém não é o teclado o defeito. É algum tensão secundária da placa mãe. Pois as vezes falta os 3V no pino 26. Mas ai quando eu fecho curto com o pino 27 que tem os 3V e o 26 que não tem, a placa mãe liga e funcionar normalmente.

O componente circulado na foto o (PU702) não tem nenhuma voltagem em nenhuma perna.

PU702.jpeg

Observação: As vezes, mesmo eu tendo os 3,3V nos pinos 27,26,25,24 e etc. A placa não liga.
Tenho 3V e 5V normalmente.
Porém o PU702, não tem voltagem nenhuma.

Editado: por Cyro Corte Real
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Cyro Corte Real disse:

Pois as vezes falta os 3V no pino 26. Mas ai quando eu fecho curto com o pino 27 que tem os 3V e o 26 que não tem, a placa mãe liga e funcionar normalmente.

@Cyro Corte Real na verdade a tensão tem que está presente no pino 27, e o breve curto é entre ele e pino 28! Essa tensão +3VLP é LDO pode oscilar sim se o buck control estiver com problema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Cyro Corte Real disse:

Injetando 3V no pino 1 do PU702

@Cyro Corte Real não sei se estou analisando o esquema correto, pois o PU702 deu bem no regulador de +1.8VALWP é isso mesmo? Você tem dúvidas se ele quem está causando o não ligamento da placa?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leonildo disse:

@Cyro Corte Real não sei se estou analisando o esquema correto, pois o PU702 deu bem no regulador de +1.8VALWP é isso mesmo? Você tem dúvidas se ele quem está causando o não ligamento da placa?

Isso amigo, exatamente isso. Ele que é o regulador de +1.8VALWP
Eu só queria confirmar, se não poderia ser outra coisa, pois quando injeto 2-3V no pino 1, aumenta a amperagem para 1A. Porém nada aquece. E pelo fato da placa ligar uma hora sim, e outra hora não. Ai achei que poderia não ser ele diretamente.

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Cyro Corte Real disse:

Pelo que vi aqui no datasheet dele, o pino 1 é o GND (Terra)

@Cyro Corte Real isso, esse pino é gnd! Não vejo problema com esse regulador. Sobre o pino 27 do JKB1, você conferiu novamente esse pino se tem oscilação nele? Fecha o curto no pino 27 e procura o gnd pino 28 para fazer isso e veja se as tensões sobem nesse regulador ou mesmo se a placa liga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Leonildo disse:

@Cyro Corte Real creio que se você injetar tensão em um pino que é gnd, vai apresentar consumo até mesmo desamar o fonte dependendo de qual ela é.

Sim, exatamente! É porque não sabia e não tinha visto ainda que era GND. Só fui ver depois no datasheet e entender o porque estava subindo a amperagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leonildo disse:

@Cyro Corte Real isso, esse pino é gnd! Não vejo problema com esse regulador. Sobre o pino 27 do JKB1, você conferiu novamente esse pino se tem oscilação nele? Fecha o curto no pino 27 e procura o gnd pino 28 para fazer isso e veja se as tensões sobem nesse regulador ou mesmo se a placa liga?

Então, é para eu fechar curto entre os pinos 27/28 e ver se apresenta alguma voltagem no PU702?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Cyro Corte Real disse:

Então, é para eu fechar curto entre os pinos 27/28 e ver se apresenta alguma voltagem no PU702?

@Cyro Corte Real também! Mas se a placa chega a ligar em algum momento, tem que verificar em qual estagio da sequencia está parando quando não liga principalmente a tensão do power foi a tensão relatada por você.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Leonildo disse:

@Cyro Corte Real também! Mas se a placa chega a ligar em algum momento, tem que verificar em qual estagio da sequencia está parando quando não liga principalmente a tensão do power foi a tensão relatada por você.

Então. fechei curto entre os pinos. E a placa não ligou e também não apresentou voltagem nenhuma no PU702

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cyro Corte Real tem 3.3v no pino 27?

3 horas atrás, Cyro Corte Real disse:

Pois as vezes falta os 3V no pino 26. Mas ai quando eu fecho curto com o pino 27 que tem os 3V e o 26 que não tem, a placa mãe liga e funcionar normalmente.

Aqui você disse que tem e que a placa ligou! Conferi os pinos direitinho. 

Captura de tela 2020-11-23 171952.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal, boa tarde! Olhando alguns componentes aqui e medindo eles. Descobri que esse componente pretinho, de um lado tem 3V e do outro nada. Aí injetei 3V do outro lado e o led da bateria acendeu e a placa ligou normalmente, tanto pelo teclado e fechando curto com o pino 28 e 27. Gostaria de saber que componente é esse.

WhatsApp Image 2020-11-29 at 14.37.56.jpeg

Do lado onde está a cor azul tem os 3V, do outro lado que aponta para o PQ201 não tem os 3V.

Editado: por Cyro Corte Real
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cyro Corte Real esse componente é um resistor de 100k. Segundo o esquema, os componentes ligado ao PQ201 são os resistores PR212 de 100k ligado o gate, PR2017 (0 ohm) que tem o símbolo (@) ele não vai existir em sua placa.

O PR2012 de 100k vai passar a tensão de +RTCVCC (bateria CMOS). O gate do PQ201 só vai a nível baixo quando pressiona o botão de rest. É aquele circuito do reset da bateria...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Cyro Corte Real esse componente é um resistor de 100k. Segundo o esquema, os componentes ligado ao PQ201 são os resistores PR212 de 100k ligado o gate, PR2017 (0 ohm) que tem o símbolo (@) ele não vai existir em sua placa.

O PR2012 de 100k vai passar a tensão de +RTCVCC (bateria CMOS). O gate do PQ201 só vai a nível baixo quando pressiona o botão de rest. É aquele circuito do reset da bateria...

Certo, qual seria esse circuito?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cyro Corte Real não vejo ligação desse resistor com o circuito do botão power da placa considerando que você deva está testando a placa com o carregador. Você deveria focar no circuito do power já que a placa não liga pelo botão do teclado. Veja imagem abaixo o resistor RK1 marcado em vermelho, ele recebe a tensão de +3VLP e essa tensão vai chegar ao pino 27 do JKB1. 

A placa ligou normal com a bateria sem o carregador? Liga somente com carregador agora?

 

Captura de tela 2020-11-29 185229.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cyro Corte Real eu somente fiz uma pequeno resumo de como o resistor Pr212 e PQ201 se comportam no circuito do Reset Circuito (Liberação: bateria desligada, empurre: Bateria LIGADA) junto com o pino 6 do conector da bateria. 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Leonildo disse:

@Cyro Corte Real não vejo ligação desse resistor com o circuito do botão power da placa considerando que você deva está testando a placa com o carregador. Você deveria focar no circuito do power já que a placa não liga pelo botão do teclado. Veja imagem abaixo o resistor RK1 marcado em vermelho, ele recebe a tensão de +3VLP e essa tensão vai chegar ao pino 27 do JKB1. 

A placa ligou normal com a bateria sem o carregador? Liga somente com carregador agora?

 

Captura de tela 2020-11-29 185229.png

Bom dia, a placa não liga só com a bateria. Ela só liga no carregador. Depois que a placa liga o led laranja da bateria fica piscando 1x laranja. Não sei se é alguma indicação que a bateria esteja ruim ou o circuito dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu conecto o notebook no carregador e com a bateria plugada na placa mãe, não aparece o led laranja da bateria acesso, só depois que eu injeto 3V naquele resistor que marquei de azul.

E liga pelo teclado sim, porém só depois de injetar os 3v naquele componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O botão power do teclado, funciona normalmente depois de injetar os 3v naquele resesitor. Ligo a placa, seguro o botão e desligo a placa. Tudo normalmente. Ai queria saber se o problema é só o resistor, ou se pode ser algum circuito.

Mas eu vou procurar um resistor igual para efetuar a troca e testar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...