Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gigabyte GA-78LMT-S2P rev 5 teste componentes

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá boa tarde para todos.

Usando um filtro de linha de qualidade mediana aonde o mesmo estava um pouco molhado internamente nao causando curto circuito, mas causou dano em uma fonte de PC e de monitor.

Na fonte de monitor o mesmo nao oqueimou, mas depois de colocar nesse filtro de linha o mesmo estando ligado começou a sair um forte cheiro de queimado.

A fonte de PC ficou alterada, mas nao parou de ligar. A placa ligada nessa fonte é uma Gigabyte GA-78LMT-S2P do seguinte link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Com a maquina ligada de repente um som forte de curto (da parte de cor vermelho proximo do conector do cabo fonte)  foi causado dentro da placa apesar que a mesma estava ligada quando ocorreu esse curto. O curto nao causou desligamento da placa. Eu desliguei imediatamente a placa aonde a mesma nao voltou a ligar.

Ate esse momento nao tinha noçao que o filtro tinha danificado a fonte. Eu troquei a placa por outra de mesmo modelo que chegou a ligar, mas ocorreu o mesmo problema sem ter feito o som forte de curto. Eu senti que enquanto a placa estava ligada algo ocorreu que alterou algo na voltagem devido ao som de quase desligar e continuar ligado. Imediatamente eu desliguei a placa e quando eu religuei a mesma nao ligou.

Nisso foi descoberto o problema no filtro de linha e na fonte.

Eu troquei a fonte por outra com essa ultima placa. A placa ligou corretamente e sistema foi iniciado. Eu abri um video e o mesmo funcionou sem problemas, mas depois de poucos minutos a placa parou de dar sinal de video e nao ligou novamente.

As duas placa queimaram componentes. A primeira o chipset (na foto tem componentes com a marca verde tem capacitores queimados) e a segunda trocando o regulador de voltagem (na foto ao redor da cor amarela) voltou a funcionar, mas de momento eu nao tenho feito testes se esta funcionando corretamente. A primeira placa nao foi feito mais testes para ver se tem chance de conserto.

Assim sendo estou preocupado se tem mais componentes com algum problema  apesar que esteja ligando.

Eu nao vi outro modo de explicar a situaçao sem as informaçoes acima.

 

É possivel eu testar se os componentes (cor verde e vermelho) estao com problema sem tira-los da placa e com a mesma desligada ?

Aonde eu posso ter informaçao do nome exato desses componentes e quais sao seus valores ?

Eu tenho multimetro digital Hikari, mas nao é profissional.

 

Muito grato por sua atençao.

 

 

 

501.jpeg

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem ? Grato por sua reposta.

O que parece que ocorreu foi retorno na tomada que danificou uma fonte e acabou queimando duas placas.

Ja foi trocado a fonte e aparentemente uma placa foi consertada, mas tenho preocupaçao se tem mais alguns componentes que estao com defeito ou desregulados porque a fonte anterior com defeito colocou voltagem muito alta na placa queimando as duas placas.

Eu apenas preciso agora entender a mediçao desses componentes antes de ligar para evitar mais problemas.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 aqui teria mas tem q pagar se alguem for socio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Anderson Bottesini said:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 aqui teria mas tem q pagar se alguem for socio

Eu nao sabia totalmente sobre isso. O forum esta correto nessa atitude.

Anderson eu apenas precisava saber se os componentes marcados estao em curto e nem tanto os valores da linha de voltagem.

Apenas ter a certeza se nao tem mais outros componentes danificados.

Muito grato por sua informaçao.

 

6 hours ago, ilosantana said:

Qual foi o processador utilizado ? Pois existe alguns AM3+ que puxa bastante TDP .

Ahtlon 2 X2 usa menos de 60 watts.

Bem eu nao entendi direito o porque dessa pergunta.

 

Eu fiz mediçao de resistencia e continuidade nos mosfets e alguns capacitores.

Eu nao tenho estaçao de solda e nao vou arriscar tirar esses componentes com soldador.

O unico capacitor que nao dá nenhum valor é o da foto abaixo localizado na area do socket do processador estando no contorno de cor vermelha.

Eu sei que para testar corretamente capacitores tem que tirar, mas fiz isso devido a nao ter recursos no momento para fazer o teste dessa maneira. No entanto me preocupa esse capacitor nao dar nenhum valor nesses dois testes que em outros capacitores mostraram resultados similares. Agora se eu coloco no valor de voltagem em 20V esse capacitor dá valor variando entre 3 e 4 Volts. Todos os capacitores ceramicos proximos do socket de CPU dao valores de resistencia e continuidade similares.

Estaria com problema esse capacitor ?

Eu estou apenas preocupado de ligar essa placa e causar algum dano apesar que aparentemente parece que esta consertada depois da troca do regulador de voltagem.

502.jpeg

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...