Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Microondas Consul cm020 - Não liga

Avalie este tópico:


brlacerda

Posts em destaque

Salve salve amigos,

Estou com esse microondas na bancada com o seguinte defeito, aparelho não liga, ao abrir a porta acende a lampada e o prato gira. Esse microondas não usa transformador na pci e sim uma placa. Realizando as medições encontrei as tensões normais na placa. Por coincidência ao encostar o multímetro no cristal a placa liga e funciona normalmente. Fiz a troca do cristal, a troca dos capacitores ligado ao cristal e nada resolve. Alguém ja pegou esse tipo de defeito? Estou desconfiando do micro.

Editado: por brlacerda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, brlacerda disse:

Salve salve amigos,

Estou com esse microondas na bancada com o seguinte defeito, aparelho não liga, ao abrir a porta acende a lampada e o prato gira. Esse microondas não usa transformador na pci e sim uma placa. Realizando as medições encontrei as tensões normais na placa. Por coincidência ao encostar o multímetro no cristal a placa liga e funciona normalmente. Fiz a troca do cristal, a troca dos capacitores ligado ao cristal e nada resolve. Alguém ja pegou esse tipo de defeito? Estou desconfiando do micro.

Amigo @brlacerda. Pelo que entendi está inoperante com a porta fechada (não aciona nem o contador regressivo do tempo no painel) mas quando vc abre a porta aciona o motor do prato e a iluminação interna.

Com mais de 90% de certeza lhe digo que é alguma das CHAVES CONTATORAS da porta.

Saliento em dizer com todo o respeito que o que o nosso amigo @mariomendes77 disse, está errado. O relé do qual ele citou é responsável SOMENTE pelo acionamento do setor do trafo de alta, capacitor de alta, Magnetron e microondas, o que não é este o caso (só pelo fato de abrir a porta acionar o motor do prato).

Pode partir para as chaves de acionamento da porta amigo que garanto que irá resolver.

👍

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, mariomendes77 disse:

Tenta trocar o rele que liga a magnetron (é o que tem dois fios ligados em cima) e/ou o transistor de atuação deste rele.

Caro amigo @mariomendes77, fiz os testes como o senhor mencionou porem está tudo dentro dos conformes. agradeço a atenção. Os reles se encontram funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, LuisStegel disse:

Amigo @brlacerda. Pelo que entendi está inoperante com a porta fechada (não aciona nem o contador regressivo do tempo no painel) mas quando vc abre a porta aciona o motor do prato e a iluminação interna.

Com mais de 90% de certeza lhe digo que é alguma das CHAVES CONTATORAS da porta.

Saliento em dizer com todo o respeito que o que o nosso amigo @mariomendes77 disse, está errado. O relé do qual ele citou é responsável SOMENTE pelo acionamento do setor do trafo de alta, capacitor de alta, Magnetron e microondas, o que não é este o caso (só pelo fato de abrir a porta acionar o motor do prato).

Pode partir para as chaves de acionamento da porta amigo que garanto que irá resolver.

👍

caro amigo @LuisStegel, foi verificado as chaves também e tudo se encontra dentro dos conformes.

vou tentar explicar melhor a situação. coloco o aparelho na tomada e não acende o painel, posso abrir e fechar a porta varias vezes que a unica coisa que acontece é acender a luz e girar o prato. se eu encostar no cristal o aparelho liga e funciona normalmente quantas fezes eu quiser, so não posso tirar da tomada novamente se não o defeito volta. Não é a primeira vez que pego esse tipo de defeito nesse modelo. tenho varios parados aqui com mesmo sintoma.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, brlacerda disse:

caro amigo @LuisStegel, foi verificado as chaves também e tudo se encontra dentro dos conformes.

vou tentar explicar melhor a situação. coloco o aparelho na tomada e não acende o painel, posso abrir e fechar a porta varias vezes que a unica coisa que acontece é acender a luz e girar o prato. se eu encostar no cristal o aparelho liga e funciona normalmente quantas fezes eu quiser, so não posso tirar da tomada novamente se não o defeito volta. Não é a primeira vez que pego esse tipo de defeito nesse modelo. tenho varios parados aqui com mesmo sintoma.

A sim. Não tinha percebido que tinha citado "não liga". Desculpe.

Percebi que citou que vc encosta no cristal ele liga mas que já trocou o mesmo e não adiantou.

Vc citou também que existem todas as tensões. Normalmente este c.i. controlador trabalha com 5V. Já peguei um com defeito similar de não ligar nada e era um zener em curto que por consequencia "torrou" um resistor controlador de corrente no mesmo circuito (circuito regulador de tensão de baixo custo).

Verifique qual a tensão que chega para alimentar este c.i.

No meu caso estava chegando 1,2v, troquei o resistor de baixo valor e o zener 5v1 e resolveu pois a tensão retornou para os 5v.

Tomara que consiga amigo. Boa sorte 👍

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2020 às 18:06, LuisStegel disse:

A sim. Não tinha percebido que tinha citado "não liga". Desculpe.

Percebi que citou que vc encosta no cristal ele liga mas que já trocou o mesmo e não adiantou.

Vc citou também que existem todas as tensões. Normalmente este c.i. controlador trabalha com 5V. Já peguei um com defeito similar de não ligar nada e era um zener em curto que por consequencia "torrou" um resistor controlador de corrente no mesmo circuito (circuito regulador de tensão de baixo custo).

Verifique qual a tensão que chega para alimentar este c.i.

No meu caso estava chegando 1,2v, troquei o resistor de baixo valor e o zener 5v1 e resolveu pois a tensão retornou para os 5v.

Tomara que consiga amigo. Boa sorte 👍

vou verificar e retorno amigo, obrigado pela dica.

Em 27/11/2020 às 20:08, mariomendes77 disse:

Os sintomas que você descreveu sugerem ou o circuito de reset do micro ou uma contaminação por maresia ou outro agente .

Eu inicialmente lavaria a placa com alcohol isopropilico e um pincel de cerdas não muito moles.

farei isso amigo e ja retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de alguns dias parado voltei a trabalhar nesse aparelho, fiz um pouco de cada coisa que me informaram. Apesar de não ter nenhuma oxidação removi o display, fiz uma limpeza geral e ressoldei o micro. Após isso o aparelho voltou a funcionar com um detalhe, se a porta estiver aberta e eu colocar ele na tomada a pci não liga preciso tirar da tomada e fechar a porta, assim ele funciona normalmente. Por enquanto vou colocar como resolvido, visto que o microondas é da minha residência, se voltar a apresentar algo abro o tópico novamente.

Quero agradecer aos amigos @mariomendes77 @LuisStegel e @ivanilton que contribuíram com esse tópico e com a solução mesmo que parcial do defeito. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...