Jump to content
POKKOYO

Estou fazendo um TCC e preciso de uma dica sobre micro controladores

Rate this topic

Recommended Posts

Ola, estou trabalhando em um projeto de um carregador de celular seguro, a premissa é um carregador que permitira o contato entre a fonte e o cabo USB (uma chave fechada) apenas quando fosse detectado um celular na ponta do cabo USB, caso o contrario, a fonte estaria isolada do cabo(chave aberta). desta forma impedindo acidentes como um caso que houve esse ano, onde uma criança de 2 anos colocou a ponta do carregador na boca e tomou um choque que causou sua morte

 

RESUMO DO PROJETO: 

- microcontrolador identifica conexão com o celular através dos cabos de dados do cabo USB

- Se o celular estiver conectado. o micro libera a passagem de corrente para o celular, se não houver conexão, não há passagem de corrente para a ponta do cabo

- o micro agiria em cima de um transistor atuando como chave ou algo do tipo

 

 

 

O carregador seria exclusivo para celulares

 

"desculpe o desenho"

OBS: eu tenho 16 anos estou fazendo um curso de eletrônica, porém devido ao Covid19, minhas aulas acabaram sendo EAD, ent meu conhecimento na Área não é muito grande :( 

 

 

No caso da imagem abaixo;;;eu n sei que micro usar para identificar a conexão USB

spacer.png

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O cabo de carregador de um celular tem as linhas de dados chamadas de Data+ e Data-(como uma pendrive ou outro dispositivo USB, por exemplo) quando originais (conforme seu próprio desenho, as linhas verde e a cinza que seria o fio branco).

 

Entretanto em cabos do carregador não originais ou na fonte do carregador, há um resistor em uma das linhas de dados (se não me engana no Data+) e o GND. 

 

Neste caso terá que fazer duas validações, se receber dados ou a linha de dados estiver com pulldown (cabo original e não original).

 

Alguns microcontroladores da família PIC tem Host USB integrada, por exemplo, neste caso pelo ID, você poderia ativar a saída.

 

Pode ainda, usar um Arduino ou outro microcontrolador com um circuito de interface com USB, por exemplo os FTDI... Onde o FTDI fará a identificação do Celular, caso utilize produtos originais.

 

Mas no caso acima, deverá ter uma tensão no aparelho para ativar o envio do HID. Sem tensão, a fonte terá que estar funcionando, e neste caso o risco de choque elétrico não foi sanado!

 

Flw...

Edited by nagkiller

Share this post


Link to post
Share on other sites

Buenas,

 

o que causou o choque não foram os 5V presentes no cabo USB, foi falha de isolação entre o primário e o secundário do carregador. 5V causam uma sensação de azedo e uma contração involuntária na língua, mas não matam ninguém. Existem algumas bugigangas (lanternas, por exemplo) made in China que tem uma porta de carga usb sem isolação da rede. 

 

Você pode usar um conversor usb-serial e isolar as linhas de comunicação serial com optoacopladores, mas mesmo assim terá que mandar 5V para o celular (se a usb dele não for OTG, ele só vai detectar que tem algo conectado nele quando receber os 5V na linha de alimentação do cabo). E, mesmo que isole a comunicação com optos, você terá que alimentar esse circuito de alguma forma. Uma opção seria um transformador impresso, onde os enrolamentos são trilhas em loop, cada uma de um lado da placa. Ou um transformador com o isolamento reforçado. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...