Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Ajuda - Tv LG 42PG20R não aparecem as entradas hdmi selecionar

Avalie este tópico:


Ffxiv Cloud

Posts em destaque

Boa noite pessoal!!!

 

Tenho uma TV Lg 42pg20r e ao apertar no controle a tecla input (para escolher as entradas) nenhuma entrada hdmi aparece. Todas as demais funções da tv estão ok (av, video componente, antena, imagem, som etc...). Alguém tem ideia do que pode estar causando esse problema? 

 

* Obs: Já fiz o reset de fabrica com o controle de serviço e não resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

essa tv usa um TMDS351 como multiplexador das entradas HDMI. Quando ele pifa, pode provocar esse sintoma. Antes de trocar, veja se ele está recebendo alimentação, e se não está superaquecendo. 

Show!!! Vou verificar aqui e assim que terminar posto o resultado. Btw, sou iniciante no assunto (faço alguns "serviços" para mim mesmo) tenho os equipamentos de medição e conserto, mas não conheço muito bem o sistema de alimentação desse componente. Você poderia me ajudar a identificar de onde vem a alimentação dele e como eu faço para verificar? (Se precisar posso mandar a foto da placa aqui tbm)

 

*Desculpe se a minha pergunta foi muito "imbecil/inexperiente" rssss. É que eu já desconfiava desse componente (inclusive já comprei outro dele) pq quando levei em uma eletrônica aqui perto de casa o técnico de cara falou que teria que trocar a placa e não tinha mais jeito e eu fiquei revoltado pq não acreditei que a placa tinha ido pro espaço se todo resto estava funcionando. Queria confirmar que realmente não teria jeito e por isso estou procurando aprender sobre o assunto e se você puder me ajudar ficarei eternamente grato!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, eletronica jp disse:

bom dia 

hdmi ou av sumiu entra em menu de servico na opcao 1 e na opcao dois como na foto

autera  a opcao hdmi se estiver em 0 e colocar a quantidade que contem na tv

e na opcao av mesma coisa

WhatsApp Image 2020-06-03 at 09.11.24.jpeg

WhatsApp Image 2020-06-03 at 09.11.25.jpeg

Show de bola!!!! As entradas voltaram a aparecer, porém elas ainda estão sem sinal. Acho que é uma mistura do ci de hdmi com essa configuração rssss. Valeu pela dica!!!! Metade do problema resolvido rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Provável que será necessário a regravação das memórias DIM do HDMI, aquela "24C" que ficam junto as entradas HDMI.

 

Algo que voce pode testar, quando voce conecta o HDMI num notebook, a tela do notebook pisca ?

 

Caso a imagem do notebook pisque, é por que as memórias estão boas, o computador reconhece a configuração de video, então provável defeito no CI chaveador do HDMI.

Caso a imagem nao pisque, primeiro regrave as memórias. Geralmente é isso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, LealEletronica disse:

Boa noite. Provável que será necessário a regravação das memórias DIM do HDMI, aquela "24C" que ficam junto as entradas HDMI.

 

Algo que voce pode testar, quando voce conecta o HDMI num notebook, a tela do notebook pisca ?

 

Caso a imagem do notebook pisque, é por que as memórias estão boas, o computador reconhece a configuração de video, então provável defeito no CI chaveador do HDMI.

Caso a imagem nao pisque, primeiro regrave as memórias. Geralmente é isso.

Fiz o teste aqui e a tela NÃO piscou. Nesse caso vou ter que regravar as memórias, correto? Qual seria o procedimento para fazer essa regravação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, LealEletronica disse:

Exatamente como o amigo acima mencionou, você precisa ter uma gravador, daqueles CH431, 60 reais no ML você encontra, e precisa também dos dados de uma placa boa

Perfeito!!! Vou comprar um.

Uma última duvida: Analisando melhor o TMDS351, aparentemente ele está em curto (tenho a impressão de que tem excesso de  solda ligando as pernas em dois pontos da trilha). Sei que isso é um problema, mas isso sozinho seria suficiente para que a TV apresente os sintomas mencionados acima (e consequentemente descartasse a possibilidade de regravar essa memória 24C)?

 

Segue abaixo a imagem (não sei se dá para ver direito rsss)

P_20201129_101132.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ffxiv Cloud disse:

tenho a impressão de que tem excesso de  solda ligando as pernas em dois pontos da trilha)

Nestes casos, pode medir continuidade, a fim de descartar que os pontos estão unidos, ou em curto.

O uso de microscópio ajuda nestes tipos de análise.

Caso seja necessário abrir estes pontos unidos de solda, a técnica utilizada seria colocar pasta para uso em circuito smd sobre este local, com auxílio de estação de solda ponta fina e malha para dessoldagem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ffxiv Cloud disse:

Perfeito!!! Vou comprar um.

Uma última duvida: Analisando melhor o TMDS351, aparentemente ele está em curto (tenho a impressão de que tem excesso de  solda ligando as pernas em dois pontos da trilha). Sei que isso é um problema, mas isso sozinho seria suficiente para que a TV apresente os sintomas mencionados acima (e consequentemente descartasse a possibilidade de regravar essa memória 24C)?

 

Segue abaixo a imagem (não sei se dá para ver direito rsss)

P_20201129_101132.jpg

 

 

Sem duvida isso pode causar o problema sim. Pelo visto o CI foi retirado e colocado novamente, primeiro a se fazer nesse caso, se não foi voce que tirou o CI do lugar, é se perguntar por que tiraram o CI? Pode ser que ele esteja ruim.

 

Nesse caso eu trocaria o CI primeiro por desencargo de consciência, se nao tiver um CI desse em mãos de alguma sucata ou coisa assim, ressolde ele da maneira correta e faca o teste.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, estou com uma tv dessa aqui na minha oficina e esta com o mesmo problema nos conectores de hdmi, efetuei a troca dos cis (802) Epromm e ci (803)Memória flash na placa principal, e não resolveu o problema do hdmi agora fiz o pedido do ci multiplexador de hdmi e estou esperando chegar para a troca do mesmo e se der certo, postarei aqui com certeza!

 

O ci 802 éra por causa da tela avermelhada e o 803 por garantia de problemas futuro!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2020 às 23:30, julicell disse:

Boa noite, estou com uma tv dessa aqui na minha oficina e esta com o mesmo problema nos conectores de hdmi, efetuei a troca dos cis (802) Epromm e ci (803)Memória flash na placa principal, e não resolveu o problema do hdmi agora fiz o pedido do ci multiplexador de hdmi e estou esperando chegar para a troca do mesmo e se der certo, postarei aqui com certeza!

 

O ci 802 éra por causa da tela avermelhada e o 803 por garantia de problemas futuro!

Show!!! Assim que vc trocar se vc puder compartilhar o resultado ficaríamos muito agradecidos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2020 às 10:21, LealEletronica disse:

 

 

Sem duvida isso pode causar o problema sim. Pelo visto o CI foi retirado e colocado novamente, primeiro a se fazer nesse caso, se não foi voce que tirou o CI do lugar, é se perguntar por que tiraram o CI? Pode ser que ele esteja ruim.

 

Nesse caso eu trocaria o CI primeiro por desencargo de consciência, se nao tiver um CI desse em mãos de alguma sucata ou coisa assim, ressolde ele da maneira correta e faca o teste.

Fui eu sim 😬😬😬😬. Fui tentar fazer "por conta" e deu nisso rsssss. Eu já retirei ele da placa novamente e vou tentar fazer a ressoldagem. Acho que a ponta do ferro de solda que usei (não tenho estação) era muito grossa. O pessoal fala de usar a ponta do tipo fenda, mas estou com dificuldade de encontra-la para ferro de solda. Você acha que ela é suficiente para esse serviço ficar melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ffxiv Cloud disse:

Fui eu sim 😬😬😬😬. Fui tentar fazer "por conta" e deu nisso rsssss. Eu já retirei ele da placa novamente e vou tentar fazer a ressoldagem. Acho que a ponta do ferro de solda que usei (não tenho estação) era muito grossa. O pessoal fala de usar a ponta do tipo fenda, mas estou com dificuldade de encontra-la para ferro de solda. Você acha que ela é suficiente para esse serviço ficar melhor?

Na verdade da pra fazer com qualquer tipo. O que manda é um bom fluxo, aí não vai grudar as pernas juntas, e caso aconteça fica fácil de tirar. E prática também, claro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2020 às 10:21, regisfatef disse:

Nestes casos, pode medir continuidade, a fim de descartar que os pontos estão unidos, ou em curto.

O uso de microscópio ajuda nestes tipos de análise.

Caso seja necessário abrir estes pontos unidos de solda, a técnica utilizada seria colocar pasta para uso em circuito smd sobre este local, com auxílio de estação de solda ponta fina e malha para dessoldagem.

Eu acabei retirando o CI novamente. Aparentemente ele estava em curto mesmo. Agora que ele está fora vou fazer alguns testes (por desencargo de consciência) para confirmar se todas as tensões de alimentação estão chegando nas ilhas para garantir que o problema seja lá mesmo (na vdd devia ter feito isso antes, como a primeira etapa 🤦) rsssss. Na verdade fui eu quem retirou e ressoldou esse componente, acho que ainda me falta um pouco de habilidade rsssss

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LealEletronica disse:

Na verdade da pra fazer com qualquer tipo. O que manda é um bom fluxo, aí não vai grudar as pernas juntas, e caso aconteça fica fácil de tirar. E prática também, claro 

Legal!!!! Eu tenho o liquido da Tapcamp e o pastoso da Implastec. Vc acha que eles são suficientes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz muito disso até aprender, eu uso um bom fluxo de solda e na estacão de retrabalho eu uso a ponta fina no ferro de solda e fica muito bom o trabalho e depois de feita a solda eu uso aquelas lupa de cabeça que auxiliam e muito para ver se tem ilhas em curto, chegou hoje meu ci multiplexador do hdmi da tv lg 42pg20r e amanhã irei trocar e ir para o teste!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas atualizando meu problema: Retirei o CI e fiz todas as medições no vcc das trilhas que alimentam o mesmo. Todas estão OK 🙏🙏🙏Desta forma é extremamente provável que o problema esteja no CI. Sobre o caso da memória DIM (do Hdmi) alguém sabe se existe uma forma prática de testar ele?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos. 

 

Quanto ao teste da DIM, não tem uma maneira de testar que seja comprovado, talvez possa conseguir alguma indicação com o osciloscópio, observando o pacote de dados na leitura, mas é algo incerto. O bom mesmo é regravar de outra funcionando, caso a troca do CI não resolva. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2020 às 10:36, LealEletronica disse:

Boa tarde amigos. 

 

Quanto ao teste da DIM, não tem uma maneira de testar que seja comprovado, talvez possa conseguir alguma indicação com o osciloscópio, observando o pacote de dados na leitura, mas é algo incerto. O bom mesmo é regravar de outra funcionando, caso a troca do CI não resolva. 

Valeu, vou testar isso caso o CI não resolva. A propósito, acabei de reinstalar o CI. Ocorreu tudo bem até o momento em que fui realizar a limpeza e percebi dois pinos em curto 😭😭😭. Esses pinos são o 36 e 37 (SDA e HPD da porta 1). O fato destes pinos estarem em curto inutiliza todo o CI ou somente a porta 1 do hdmi que não irá funcionar?

P_20201205_114557_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ffxiv Cloud disse:

Valeu, vou testar isso caso o CI não resolva. A propósito, acabei de reinstalar o CI. Ocorreu tudo bem até o momento em que fui realizar a limpeza e percebi dois pinos em curto 😭😭😭. Esses pinos são o 36 e 37 (SDA e HPD da porta 1). O fato destes pinos estarem em curto inutiliza todo o CI ou somente a porta 1 do hdmi que não irá funcionar?

P_20201205_114557_1.jpg

É só desentortar com um estilete, com cuidado coloque a pinta da navalha entre os pinos e puxe para o lado 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...