Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E1-471 - dazqsamb6e1 - Não liga - sem consumo

Avalie este tópico:


Tato.resende

Posts em destaque

Da forma que entendi, a PL 17 no teste de continuidade com o terra da placa, está bipando. O bip do multiteste começa a bipar em torno de 50 ohms.

Qual é o valor medido de resistencia ohmica ?

Caso esteja com duvida em possível curto, pode injetar tensão e verificar se algum componente esquenta.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, regisfatef disse:

Da forma que entendi, a PL 17 no teste de continuidade com o terra da placa, está bipando. O bip do multiteste começa a bipar em torno de 50 ohms.

Qual é o valor medido de resistencia ohmica ?

Caso esteja com duvida em possível curto, pode injetar tensão e verificar se algum componente esquenta.

Obrigado desde já, regisfatef. 

Ao injetar tensão, apenas o processador aqueceu na placa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renato.macdias qual esquema você está utilizando para analisar sua placa? O esquema que eu tenho aqui, PL17 não fica na linha de 5V de stand. Fica na linha de 1.05V esse linha faz alimentação de bloco ds PCH. Post aqui o esquema por favor!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for a linha de tensão do processador, vai bipar mesmo, a resistencia é baixa do processador, porem não deve apresentar curto total.

De acordo com o esquema, seria esta a PL 17 :

image.png.ff6031958458691a52d87696b3e7aebf.png

Verifique a linha de tensão de 3 V, na PL 14.

 

image.png.5ad1a2d42932ebd935d8c93dfa0efb81.png

 

Verifique tambem a linha de tensão de 5 V, na PL 15 :

 

image.png.a26f388eb6957bc2db222fd056cb7970.png

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renato.macdias você está injetando tensão então no pad que fica do lado do PU9? No lado oposto tem curto? Remove o integrado e meça os pads onde o integrado é fixado e veja se tem algum em curto tipo pinos 8,17,16,24,12,20,11 e 18 em relação ao gnd!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Leonildo disse:

@renato.macdias o PU9 será que está aquecendo sem injetar essa tensão na PL15 somente com carregador plugado pelo dc-jk? 

Vamos do inicio! Já que você levantou esse bobina da linha de 5v, me diz qual dos pads tem uma resistência baixa acusando curto? 19V Ok? Pinos 12,13,3,6 e 20 do PU16 por favor?

Removi o PU9 e verifiquei, nenhum deles em continuidade com o GND.

Editado: por renato.macdias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renato.macdias esse PU9 que pedir essas aferições é de outro esquema que estou analisando aqui! Os pinos é diferente no PU9 da sua placa. Foi mau, já editei meu post acima! 

Reformule seu poste com base no post acima. Vai no botão editar e refaz amigo. Peço desculpas pela minha confusão!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Leonildo disse:

@renato.macdias entendi! Você levantando a PL15 a possibilidade que tem do CI aquecer é o mosfet PQ58 está em curto entre gate e source! Como base no seu relato o que você acha?

Eu recoloquei o PU9 e fiz a troca do PQ58 (7702), porém continua na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renato.macdias vou entrar com vcs nessa análise. Primeiro com o pwm na placa, posta a resistencia em escala de 2k da PL14 e PL15. Depois posta as tensões dos pinos 1, 3, 6, 8, 10, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 21 do PU9.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2020 às 16:08, regisfatef disse:

Verifique o PU9 - RT 8223 = TPS 51123.

 

2027479002_tps51123pinagem.thumb.png.c5d6b5a03aa4d86c9983728e1fea89e9.png

 

 

 

Regisfatef, uma anormalidade que encontrei é que chegam os 19v no PR134, porém ele derruba para 13.95v e é essa tensão que está chegando no pino 16 do pwm. É um 10R0, to procurando aqui nas sucatas para trocar e testar.

Editado: por Tato.resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2020 às 15:25, master7 disse:

@renato.macdias vou entrar com vcs nessa análise. Primeiro com o pwm na placa, posta a resistencia em escala de 2k da PL14 e PL15. Depois posta as tensões dos pinos 1, 3, 6, 8, 10, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 21 do PU9.

Boa noite, Master.

Ambas com resistência 0.

pinos: 1 - 0v, 3 - 2,04v, 6 - 0v, 8 - 0v, 10 - 0,07v, 12 - 0,03v, 13 - 6,42v, 16 - 13,63v, 17 - 0,02v, 18 - 0v, 19 - 0v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, master7 disse:

Levantar as duas PLs e medir em qual pad delas a resistência está com 0 ohm, para sabermos se o curto está no PWM ou nas linhas por ele alimentadas.

Boa noite, master7. Desculpe a demora, trabalho de escala daí tem dias que fico agarrado.
PL14 3v: 1.141k e 9.25k
PL15: pino que vem do PQ58 0,632k, o outro 31,5k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Tato.resende disse:

PL14 3v: 1.141k e 9.25k
PL15: pino que vem do PQ58 0,632k, o outro 31,5k

 

Em 29/11/2020 às 20:15, Tato.resende disse:

Ambas com resistência 0

@Tato.resende acho que pode ter havido alguma confusão referente a resistência das PLs. Quando se pede a resistência de uma PL, o que se quer é o valor em ohm de qualquer um dos lados dela em relação ao GND da placa, ou seja, multímetro em escala de resistência com uma ponteira em um dos lados da PL e a outra ponteira em um ponto de terra da placa. Pergunto: foi isso que vc fez quando disse ambas estavam com resistência de 0 ohm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, master7 disse:

 

@Tato.resende acho que pode ter havido alguma confusão referente a resistência das PLs. Quando se pede a resistência de uma PL, o que se quer é o valor em ohm de qualquer um dos lados dela em relação ao GND da placa, ou seja, multímetro em escala de resistência com uma ponteira em um dos lados da PL e a outra ponteira em um ponto de terra da placa. Pergunto: foi isso que vc fez quando disse ambas estavam com resistência de 0 ohm?

Desculpe, master7: medi a resistência direto nas extremidades das PLs, uma ponteira de cada lado. Posso recolocar as PLs?

Editado: por Tato.resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...