Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV TCL 55P65US Sem imagem

Avalie este tópico:


LedCanastra

Posts em destaque

Bom dia pessoal,

A minha TV TCL 50P65US ficou sem imagem. Estava assistindo e de repente, a imagem foi esmaecendo até apagar como se eu tivesse diminuído o brilho pelo controle.

Atualmente, consigo mudar de canal.  Sei disso, porque escuto o som dos canais.

Quando eu ligo a TV, tenho a impressão de que o backlight acende normalmente, mas não tenho certeza.

Não tenho acesso às configurações pelo controle pra tentar aumentar o brilho ou coisa desse tipo, pois o menu não aparece na tela.

Se pudessem me indicar alguns testes pra confirmar se a luz de fundo está realmente acendendo e me dar outras dicas, eu agradeço.

Aceito qualquer outra dica.

OBs: já fui profissional da área, mas hoje me dedico a outra atividade. Só conserto ou tento consertar meus próprios aparelhos.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Caso encontre uma tensão baixa no conector de alimentação para o backlight, pode existir leds em curto. Se encontrar o valor muito alto indica leds abertos. Desconecte o cabo de alimentação dos leds e meça o terminal LED+ e se encontrar o valor igual ao do esquema indica problema nas barras de leds.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, boa tarde.

Ontem tive tempo de abrir o aparelho.

1. Constatei apenas observando visualmente a parte de trás da TV que tem backlight (os leds acendem)

O conector tem 4 fios: 1 preto, 2 vermelhos e 1 branco.

Com a ponteira negativa no preto, fiz a medição para cada um dos fios vermelhos. Cada um mediu 95,2v.

 

2. Fiz algumas medições com o multímetro na T-COm:

O fusível da placa T-com está normal (tinha esperança que estivesse aberto ou algum curto queimando ele)

Em alguns pontos de teste encontrei 3,2v e 12v.

Chamou a atenção um ponto na placa que dizia ter 32v (trinta e dois),  mas só media 12v.

 

Se tiverem mais algum teste que eu possa fazer apenas com multímetros (digital e analógico) eu agradeço.

Não tenho osciloscópio. Como disse, há tempos eu deixei a profissão. Na época estavam chegando por aqui os primeiros TVs LCD.

Seguem imagens das placas Tcom e fonte.

 

IMG_20201201_175017361.jpg

IMG_20201201_174952723.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para o barramento de leds, meça cada par de fios ( vermelho e preto e depois vermelho e branco ).

meça com a tv somente em stand by( tv conectada em 110 mas desligada)

depois teste logo apos ligar.(power on)

por ultimo depois de algum tempo ligada.

 

compare os valores entre os pares e veja se tem diferença.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, LedCanastra disse:

Amigos, boa tarde.

Ontem tive tempo de abrir o aparelho.

1. Constatei apenas observando visualmente a parte de trás da TV que tem backlight (os leds acendem)

O conector tem 4 fios: 1 preto, 2 vermelhos e 1 branco.

Com a ponteira negativa no preto, fiz a medição para cada um dos fios vermelhos. Cada um mediu 95,2v.

 

2. Fiz algumas medições com o multímetro na T-COm:

O fusível da placa T-com está normal (tinha esperança que estivesse aberto ou algum curto queimando ele)

Em alguns pontos de teste encontrei 3,2v e 12v.

Chamou a atenção um ponto na placa que dizia ter 32v (trinta e dois),  mas só media 12v.

 

Se tiverem mais algum teste que eu possa fazer apenas com multímetros (digital e analógico) eu agradeço.

Não tenho osciloscópio. Como disse, há tempos eu deixei a profissão. Na época estavam chegando por aqui os primeiros TVs LCD.

Seguem imagens das placas Tcom e fonte.

 

 

 

 

Amigo, se existe iluminação dos leds, e a luz de fundo está acendendo.

 

Está faltando imagem LVDS.

 

Verifique se chega os 12v na t-con provenientes da Principal.

 

Se chega, como está a alimentação das v-cons(plaquinhas coladas ao display).

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, SansuiAT disse:

 

Amigo, se existe iluminação dos leds, e a luz de fundo está acendendo.

 

Está faltando imagem LVDS.

 

Verifique se chega os 12v na t-con provenientes da Principal.

 

Se chega, como está a alimentação das v-cons(plaquinhas coladas ao display).

 

Poderia me dizer de quantos volts é essa alimentação das v-cons? 12v, 3,2, 3,5 ou outro valor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você pode medir cada par de sinal lvds com o multímetro. Quando tem sinal lvds a tensão em média  é de aproximadamente 1.3v em uma via e na outra  de 1v a 1,2 em média. Verifique se na placa T-Con tem algum ci esquentando muito e, caso encontre algum, troque a placa T_CON.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite aos colegas.

 

Como mencionado acima, precisa ver o sinal LVDS, apesar de ser possível verificar o nível de tensão com o multímetro, só é possível ter certeza que o SINAL, não tensão, do LVDS esta correto com o uso do osciloscópio.

Outras verificações que precisam ser feitas, tensões de VGH(20-30V), VGL (-5) , AVDD (16V em torno), HVDD (12V em media), 1.8V e 3.3V na T-con.

Outra opção é tentar executar o o Auto-GEN. ligando apenas o 12V na T-con.

 

Depois de todas essas verificações ai é possível que o display esteja ruim.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, amigos.
Seguindo a orientação dos colegas fiz uma série de testes com o multímetro digital posicionado na escala 20v.

Como não tenho o esquema, fiz os testes nos pontos indicados na placa.

Não encontrei na placa nenhum ponto marcado com a inscrição LVDS.

Seguem as medições

Na Tcom:

VIN = 12V

SDA = 3,2V

SCL = 3,2V

WP = 0V

SPI_CS = 3,2V

SPI _ DI= 0,05

SPI_OD = 0V

SPI_CSK = 0V

PGAMA WP = 3,2V

HVAA = 0V

LVAA = 0V

 

PO TEST 1:

0,4V

1,6V

3,1V

 

CS_S = 0V

DO_S = 0V

SCK_S = 0V

DI_S = 0V

 

TEST 2 = 3,2V

GVON = 3,2V

DO_M = 0,01

VDD18 = 1,5V

VDD33 = 3,2V

SPI_EN = 3,2

VD33 = 3,2V

VGL = -7,8V

VGHF = 11,8V

 

CK_F (PONTOS DE 1 a 8 =1,2v. Apenas o 5 = 0V)

VDD12 = 1,2V

NaS VCONS

VDD33 = 3,2V

HVAA = -0,17V

VAA = 0,04V

VCM = 0V

POL = 1,62

SPI_VDD  = 3,2

 

É isso, meus caros. Essas letras são como estão marcadas na placa.

Se me indicarem algum meio de eu identificar os LVDS, eu agradeço. Não consegui visualizar na placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LedCanastra alterou o título para TV TCL 55P65US Sem imagem
Em 07/12/2020 às 16:38, Ayrton Freitas disse:

A tensão de GVON está correta? Não seria 32 Volts? Vê se encontra VCOM, AVDD,HAVDD.

Boa tarde,

A tensão GVON tá dando 3,2V mesmo.

Encontrei a VCOM, mas não encontrei AVDD e HAVDD.

Resolvi fazer as medições com os flats da tela desligados pra comparar com as medições anteriores. Seguem as principais.

 

FLATS LIGADOS (TELA)

VIN = 12V

HVAA = 0V

LVAA = 0V

RVAA = 0V

GVON = 3,2

VDD18 = 1,5V

VDD12 = 1,1V

VDD33 = 3,2V

VGL = -7,8V

VGHF = 11,8V

VSS1 = 0,2

VCOM = 0V

 

FLATS DESLIGADOS (TELA)

VIN = 12V

HVAA = 7V

LVAA = 15V

RVAA = 15V

GVON = 3,2

VDD18 = 1,5V

VDD12 = 1,1V

VDD33 = 3,2V

VGL = -7,8V

VGHF = 27,9V

VSS1 = -5,9

VCOM = 6,2V

 

É isso, amigos.

Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2020 às 18:29, Ayrton Freitas disse:

Amigo você pode medir cada par de sinal lvds com o multímetro. Quando tem sinal lvds a tensão em média  é de aproximadamente 1.3v em uma via e na outra  de 1v a 1,2 em média. Verifique se na placa T-Con tem algum ci esquentando muito e, caso encontre algum, troque a placa T_CON.

Aparentemente, não tem nenhum componente esquentando demais não. Apenas o CI principal aquece, mas acredito que não vai além do normal. A não ser que o normal seja não esquentar de maneira nenhuma.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que tudo indica voce ta com um defeito no Display, algo no display esta consumindo mais do que o normal, talvez algum curto nos Drivers ou até mesmo nas trilhas da própria tela.

Por esse motivo com os flats desligado está aparecendo algumas tensões.

Faz novamente o mesmo procedimento de testes das tensões, mas agora com apenas um lado de cada vez, e tente identificar qual lado da tela esta consumindo as tensões.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, LealEletronica disse:

Pelo que tudo indica voce ta com um defeito no Display, algo no display esta consumindo mais do que o normal, talvez algum curto nos Drivers ou até mesmo nas trilhas da própria tela.

Por esse motivo com os flats desligado está aparecendo algumas tensões.

Faz novamente o mesmo procedimento de testes das tensões, mas agora com apenas um lado de cada vez, e tente identificar qual lado da tela esta consumindo as tensões.

Fiz esse teste também. As tensões aparecem quando eu desligo o flat da esquerda. Será que dá pra fazer alguma verificação nessa V-con?. Tipo, será que dá pra identificar o componente defeituoso, se o defeito for nessa Vcon e não na tela propriamente dita?

Editado: por LedCanastra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, LedCanastra disse:

Fiz esse teste também. As tensões aparecem quando eu desligo o flat da esquerda. Será que dá pra fazer alguma verificação nessa V-con?. Tipo, será que dá pra identificar o componente defeituoso, se o defeito for nessa Vcon e não na tela propriamente dita?

Exato, agora aprofunda a pesquisa, desmonta ela e verifica a Vcon, procure bem, talvez algum capacitor ou diodo.

Cuide que as vezes os capacitores smd nao entram em curto direto, apenas ficam com uma pequena passagem do terra para o positivo, as vezes passa despercebido por nos, mas para a tcon ja é o suficiente para entrar em proteção.

Verifique bem!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...