Jump to content
GameMax

devolvido Sony Vaio PCG21313L - M9f1 1P-0103J00-6011 Rev 1.1 - Não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Estou com esta placa que quando aciono a tecla power acende o led verde e as únicas tensões presentes são na PL4 e PL5 3v e 5v, PU2 trabalhando normalmente mas não ativa as outras tensões no PL6, PL7 e PL8, detalhe é que acende o led verde mas não indica nenhum consumo na fonte. Ja regravei a bios e ressoldei super IO mas continua na mesma. 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Edited by GameMax

@GameMax Segue o tensão +ECVCC nos pinos do I/O, pinos 85, 94 verifique se chega no bios?

Edited by Leonildo

Um ponto que esta estranho nesta sequência de start pra mim é quanto ao PWRBTN# que sai do pino 26 do super IO. Com a placa alimentada ele não teria que esta em 3.3v? Neste caso esta com 0v e quando aciono o power ele fica oscilando de 1.61v a 1.75v direto. Seria uma falha do super IO?

@GameMax 

Em 30/11/2020 às 17:25, Leonildo disse:

pinos 85, 94

Como mencionei acima o pino do S/IO precisa está em nível alto para que o I/O possa sair do estado de reset. Sem essa tensão nesse pino o I/O ficará travado.

Os sinais PM_RSMRST#, PWRSW#, PWRBTN# todos segundo o esquema tem que está em nível alto com a placa em stand! 

Se caso já tenha aferido isso, descarta esse post! Faz uma ressolda no EC, pode ser falha nele mesmo, pois o sinal para o PU2 liberar as tensões de 3/5v foi enviado no momento que o I/O recebeu ACIN no pino 101. 

Edited by Leonildo

@GameMax percebeu o "Tiger Point" aquecendo em stand? Esse sinal SB_RST# (SYS_RESET#)creio eu que é outro reset do chipset, ele recebe a tensão de 3.3v stand que passa por resistor de 10k! 

@Leonildo Opa amigo tudo bem, pino 85 VCC_POR 9ECRST#) fica sempre com 3v não altera.

Pino 94 PWRSW#R Fica em alta acionando o power vai a 0 e volta a alta.

PM_RSMRST# Fica em 0 e após acionar o power fica com 3v.

SB_RST# Ok recebendo os 3v.

Nada aquece em stand by e nem quando da o start.

• Nice 1

Em 02/12/2020 às 15:01, GameMax disse:

Seria uma falha do super IO?

Pode se isso mesmo! 

• Like 1

@GameMax tanto pode ser defeito no SIO como no Tiger Point. Já fez ME pra vê se muda essa oscilação no sinal PWRBTN# e verificou a trilha?

@master7 ME feito e sem alteração no comportamento. Encontrei este tópico e nele diz que o 781 substitui o 783, não tenho no momento o 783 para realizar os testes e esta bem complicado de conseguir um cliente acelerando, ja o 781 consigo mais facilmente acredito que até tenho aqui em sucatas levando em conta esta tabela da para afirmar que os dois modelo de 781 pode ser colocado no lugar do 783?

Parece realmente que são compatíveis vou fazer os testes e dou retorno obrigado a todos por enquanto.  

Só para finalizar o tópico fiz a troca do super IO e continuou na mesma sem nenhuma alteração no defeito apresentado inicialmente, então passei o orçamento da troca do Tiger mas o cliente não aprovou, estou devolvendo. Obrigado a todos.

• Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By scr92
      Olá a todos.

Estou com uma Sony KDL-40ex725 que está apresentando um problema que estou com certa dificuldade em resolver, principalmente porque é um problema aleatório.
      Cliente relata que ele estava assistindo TV e ela simplesmente apagou e ele não conseguiu mais ligar.
      Apagou totalmente, sem luz de standby, sem responder ao controle remoto nem ao power do teclado. Retirou da tomada, deixou algumas horas desconectada e ao reconectar continuava totalmente apagada e sem resposta.
      TV chegou pra mim, também tentei ligar e nada.
      Abri a TV, toda parte do primário da fonte OK, no conector de saída para a placa principal tinha 3,3V de standBy no pino 10 do conector. Só tinha esta voltagem porque ela não estava em standby, estava totalmente desligada. 

Ao desconectar o conector da placa principal e conectando novamente (com a TV energizada), a luz do standby ligava na hora, e a TV liga tanto pelo controle como pelo power do teclado.
      E assim ela funciona por dias ou horas, até acontecer novamente: apaga do nada e só liga ao desconectar e reconectar a placa da fonte com a TV energizada. 

Observações:
      1 - A placa da fonte liga normalmente quando ligo ela "na mão", ou seja, ligo ela fora da TV na bancada.
      2 - Deixei a TV com a placa do controle remoto e do sensor de presença desconectada e também desligou nos testes (depois da várias horas). Ja peguei problemas nesse placa em alguns modelos da Sony, mas nao foi desta vez.
      3 - Deixe a TV ligada com o teclado desconectado. Também deu problema, depois de 2 dias funcionando normalmente. Já peguei problemas também com teclado na Sony que por algum motivo conduzia, devido a impurezas que se formavam debaixo dos metais que das chaves tácteis. Nesse modelo da Sony esse teclado é bem melhor, com teclas tácteis de otima qualidade, mas mesmo assim desconectei.
      4 - Testei a fonte do pé a cabeça e não tem nada de errado aparentemente. Cheguei a cogitar em trocar os acopladores óticos, mas não quero fazer nada sem ter mais informações.
      Pra mim o problema está na principal, mas ainda nao dá pra ter certeza. Estou sem placa desse modelo pra fazer teste.

Alguem já passou por algo assim com esse modelo ?

• By micxnet
      Ola amigos! 

Ao analisar essa placa, encontrei o PWM (IC131) em curto, os Diodos (D138, D139) em curto e o Fusível Radial (FU102) aberto. O Mosfet 13N60 (Q131), ponte retificadora (DA101) não estavam queimados mas nao sei se outra pessoa chegou a fazer a troca dos mesmos... Verifiquei os diodos restantes e após realizar a troca do PWM, diodos e o fusivel radial, a fonte ligou e ao checar as duas bobinas do secundário, obtive os 25 e 3V.
      Mesmo após esse procedimento, a impressora continua nao ligando...
      Tornei a retirar a fonte e ao aplicar uma carga na saida dos 25v (usei uma lampada de 24v 21/5w) no conector J204 (25v), a tensão zera e a fonte fica tentando armar os 25v

infelizmente nao tenho osciloscópio para chegar os sinais PWM. Será que faltou algo circuito primário?

• By marciojsilva71
      Boa tarde, entrou um Dell Latitude e5450, que não liga, o consumo na fonte é de 30 mili amperes.
       - os 18 volts chegam nos pontos A, B e na alimentação do PU700, não tem o +PWR_SRC.
      - Já troquei o PQ705.
      - não há sinal de PWM nos gates do PQ705
      Não entendo a fundo o esquema, tenho conhecimento de eletrônica, mas ainda estou apanhando um pouco com estes esquemáticos. Principalmente no funcionamento do CI.
      Qualquer ajuda agradeço.

• By Betinhodaeletronica
      Esse som so tem as duas tencoes de 12 v no cn901
    • By Zas Tras Informática
      Olá pessoal entrou esse Dell com a placa FX3MC que está derrubando a fonte, estou tentando analisar a linha 19V mas cheguei num ponto que não consigo desenvolver, isolei uma parte do circuito que está em curto retirando a PR4402 e o PU4404 então a parte assinalada em amarelo na imagem do esquema ainda está apresentando curto (no PU4403 só nos S), já testei o PC4403 não está aberto mas estou com dificuldades de encontrar os componentes na placa, sem um boardview fica difícil pra mim que ainda estou tentando aprender análise, tem componentes no esquema que não tem na placa, se alguém puder dar uma força serei grato.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...