Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte HP M125 liga mas Não inicializaNão fica pronta

Avalie este tópico:


ronaldgmiranda

Posts em destaque

Esta fonte veio sem ligar, consertei ela trocando capacitor, ponte de diodo, Fet , fusivel e o FCH1015 (dois diodos internos na saida). Passou a ter 24v na saída. A maquina ligou mas depois de todo o boot inicial, Não fica Pronta, fica no painel HP o tempo todo. Eu coloco uma fonte nova e em 39 segundos a maquina fica pronta. Eu volto a placa consertada e ela faz todo o boot mas não fica pronta. Alguma dica?  Certeza ser a fonte o problema de não ficar pronta, pois coloco uma nova e a maquina fica pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Em 01/12/2020 às 15:31, ronaldgmiranda disse:

está melhor?

um pouco melhor.. pelo menos não tive mais episódios de vômito com sangue. Fiz a endoscopia hoje e confirmaram algumas lesões na mucosa do estômago. Tô me tratando com omeprazol pra baixar a acidez e buscopan pra dor, até saírem os resultados dos exames de sangue. 

 

Em 01/12/2020 às 15:31, ronaldgmiranda disse:

Já pegou este problema antes?

Não é comum, mas já peguei algumas dessas fonte com 4 optoacopladores em que as vezes a impressora travava na inicialização, e as vezes inicializava normalmente, e o defeito era o transformador. Se você tem uma fonte OK aí, experimente trocar o transformador entre elas e ver se o defeito muda. Uma característica que notei nas com defeito no transformador é que se deixar só a fonte ligada na bancada por alguns minutos, ela fica batendo o relé aleatoriamente. E, estranhamente, se medir a indutância do primário do transformador, ele mede exatamente igual um transformador sem defeito.. imagino que o defeito seja provocado por algum faiscamento interno. 

-------------------

Quando a impressora é ligada, ela gira o mecanismo normalmente, ou nem chega a acionar o motor? Se não aciona o motor, pode ter algum defeito no circuito de acionamento da resistência do fusor. 

 

ps. Veja se a tensão de 24V não cai para cerca de 15V em algum momento durante a inicialização. Essa fonte tem no secundário um FET canal P que funciona como uma 'chave geral' da alimentação das fontes de alta tensão. Se esse fet estiver com fuga, a fonte aciona uma proteção que faz a saída cair para cerca de 15V. 

 

ps2. Os 3.3V que alimentam o processador que tem na fonte estão ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulakA M125 roda o fusor, movimenta o scanner, tudo normal mas não fica "pronta", ela fica piscando a logo HP indefinidamente.  Esta é a Fonte 1 para não confundir.  Eu vou ver se consigo testar/inverter o transformador

 

Aproveitando o que você falou,  ontem entrou outra fonte HP M125 (chamarei de fonte 2) , depois que fiz ela aparecer tensão na saída, aconteceu o que você falou, a saída vai para 24v e depois cai para 15V. Este FET seria este da foto? Se for sabe a referencia ou equivalencia?

FET HP M125.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nunca procurei equivalente direto para esse fet.. eu adapto no lugar um AO3401 (3 pinos).

 

O pino embaixo à esquerda aí na imagem é o gate, o embaixo à direita é o source, e os outros são o dreno. Para colocar um fet de 3 pinos é fácil: é só raspar o verniz da trilha entre os 4 pads do dreno, e soldar o novo fet ali, gate na esquerda, source na direita e dreno em cima, na área raspada.  

 

Antes de trocar veja se realmente ele está pifado.. tem outras coisas que podem fazer ela entrar em proteção e cair para 15v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulakEu resolvi me concentrar em uma fonte por vez. A fonte HP M125 boa, leva 40 segundo para ficar em estado de pronta.  depois de 40 segundos fica pronta "1".  A Fonte ruim, depois de 40 segundos continua com a logo HP piscando e nunca fica pronta.

 

As duas fontes ligadas em bancada tem 24v e depois de alguns segundos cai para 15V. Mas isso é dela mesmo, Inverti o transformador da boa com a ruim e os dois transformadores estão bons. A fonte de 3.3V está OK.

 

Como não consegui inclui video aqui, eu relatei o que vi nos videos. Coloquei no wetransfer mas aqui nao deixa colocar link

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulakConsegui colocar o link dos videos, pode se ver dois videos, uma HP M125 funcionando e a outra não fica pronta (fonte com defeito)  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Agradeços a todos que possam me ajudar

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Embora não  tivesse problema de fonte, entrou uma M1132 que inicializava e não ficava pronta, igual a o relatado. Conectei ela ao computador, instalei o driver e pelo monitor de estado ela dava erro 52.0 erro de escaner, na verdade a unidade laser.

Então sugiro ver se ela comunica com o computador e te da alguma mensagem de erro, poder ser por exemplo a falta de tensão na unidade laser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu coloco outra fonte e funciona. Está comprovado ser a fonte

 

16 minutos atrás, edimarps disse:

Embora não  tivesse problema de fonte, entrou uma M1132 que inicializava e não ficava pronta, igual a o relatado. Conectei ela ao computador, instalei o driver e pelo monitor de estado ela dava erro 52.0 erro de escaner, na verdade a unidade laser.

Então sugiro ver se ela comunica com o computador e te da alguma mensagem de erro, poder ser por exemplo a falta de tensão na unidade laser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Não quis dizer que o defeito é na unidade laser. Pensei estar faltando alguma tensão, tipo a que alimenta a unidade laser ou outra, que sai da fonte. Há dois flats que saem da placa fonte e vão, um pra unidade laser e o outro para uma placa que controla o motor principal e o motor da unidade laser, que certamente estão bons, mas que a fonte com defeito pode não estar entregando alguma tensão. A sugestão de conectar ao computador é pra ver se ela retorna algum erro que ajude a ver onde está o problema. Provavelmente outras tensões são geradas a partir das tensões principais ou pelo menos comandadas pra alimentar outras partes da impressora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...