Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Usar SCR com Arduino - Retificador de onda completa

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos...

Preciso retificar a tensão gerada em um motor brushless, porém não posso usar apenas diodos

porque o sinal não pode ser retificado (retirado) o tempo todo, vai depender da posição do motor (angulo),

isso eu farei com leitura de Back Emf (sensores hall) usando Arduino. 

 

Essa parte sei fazer, então sem problemas.

 

Mas não tenho conhecimento pra saber qual a melhor maneira de fazer isso com menor aquecimento e menor

perca possível, se com SCR, TRIAC, DIAC ou Mosfets mesmo.

 

Qual seria a melhor maneira de fazer isso ?

 

Tensão gerada: CC trifásica de 4v a 15v com picos de uns 40v.

Corrente de uns 10A no máximo.

 

PS: Isso é apenas para fins didáticos, NÃO pretendo "fazer" energia infinita !!!

 

Agradeço qualquer ajuda.

 

 

 

 

power104.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o motor será usado só como gerador, ou também vai estar ligado a um ESC?

 

A princípio, daria pra substituir os SCRs de baixo por diodos comuns. 

Já os SCRs de cima, pode usar esses optoacopladores para acioná-los: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sugiro colocar um diodo em série com o gate de cada SCR, para evitar que ele seja acionado com polaridade reversa, o que pode causar a sua queima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

Olá amigo...

Sim, na experiencia o motor funcionará com ESC,  e como apenas 2 das 3 bobinas ficam ligadas a cada instante (1 sempre desligada),  será dessa que fica desligada que pretendo "extrair" a corrente, (estou construindo meu prÓprio ESC com ESP8266)

Farei isso com a leitura de back EMF  via LM339 e ESP8266 (3 interrupções, motor trifásico).

 

Minha intensão não é gerar energia infinita, mas sim ver o quanto de energia consigo extrair do motor sem prejudicar sua rotação/torque.

No inicio havia pensado em colocar MOSFETS (como na ultima imagem), mas parece que com SRC´s é a melhor solução.

Acho que o circuito seria +/- esse da imagem.

Agradeço qualquer sugestão.

Muito obrigado.

 

 

MOC_SCR.png

fa72f5c5991be5f790f088ced2b8b4e0a0303a53.jpeg

Editado: por ubnt-reparos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde! Sou novato no fórum e espero poder contribuir bastante aqui, sempre que possível!

 

Estou precisando fazer algo similar, mas no meu caso preciso acionar um motor trifásico, seguindo basicamente esse mesmo esquema, usando os tiristores para controlar os dois semiciclos.

Você conseguiu fazer o que precisava? Pode compartilhar o código pra eu estudar em cima dele? Porque sinceramente sou novato em arduino, e não faço idéia de por onde começar. Sei que preciso de um circuito pra identificar o zero cross, e até aqui tudo bem. Agora, como acionar os tiristores de forma concatenada, é onde está minha dificuldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os MOSFETs com toda certeza, têm uma resistência baixa quando estão ligados e uma resistência alta quando estão desligados. Isso significa que eles não desperdiçam muita energia e não esquentam tanto. E também possuem um chaveamento rápido, por isso muito utilizado em sistemas que exigem comutação rápida. (inversores, conversores de energia, controladores de motor eólico...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...