Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Usar SCR com Arduino - Retificador de onda completa

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos...

Preciso retificar a tensão gerada em um motor brushless, porém não posso usar apenas diodos

porque o sinal não pode ser retificado (retirado) o tempo todo, vai depender da posição do motor (angulo),

isso eu farei com leitura de Back Emf (sensores hall) usando Arduino. 

 

Essa parte sei fazer, então sem problemas.

 

Mas não tenho conhecimento pra saber qual a melhor maneira de fazer isso com menor aquecimento e menor

perca possível, se com SCR, TRIAC, DIAC ou Mosfets mesmo.

 

Qual seria a melhor maneira de fazer isso ?

 

Tensão gerada: CC trifásica de 4v a 15v com picos de uns 40v.

Corrente de uns 10A no máximo.

 

PS: Isso é apenas para fins didáticos, NÃO pretendo "fazer" energia infinita !!!

 

Agradeço qualquer ajuda.

 

 

 

 

power104.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o motor será usado só como gerador, ou também vai estar ligado a um ESC?

 

A princípio, daria pra substituir os SCRs de baixo por diodos comuns. 

Já os SCRs de cima, pode usar esses optoacopladores para acioná-los: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sugiro colocar um diodo em série com o gate de cada SCR, para evitar que ele seja acionado com polaridade reversa, o que pode causar a sua queima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

Olá amigo...

Sim, na experiencia o motor funcionará com ESC,  e como apenas 2 das 3 bobinas ficam ligadas a cada instante (1 sempre desligada),  será dessa que fica desligada que pretendo "extrair" a corrente, (estou construindo meu prÓprio ESC com ESP8266)

Farei isso com a leitura de back EMF  via LM339 e ESP8266 (3 interrupções, motor trifásico).

 

Minha intensão não é gerar energia infinita, mas sim ver o quanto de energia consigo extrair do motor sem prejudicar sua rotação/torque.