Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise nobreak Engetron SS2000S capacitor de saída queimado

Avalie este tópico:


Jose Lucas Teixeira

Posts em destaque

Comprei um nobreak ss2000s para remover o transformador e criar um inversor com a placa  EGS OO2, ao abrir o mesmo percebi somente a queima de alguns capacitores na saída do transformador  testei os componentes de oscilação aparentemente normais tenho certeza que vale a pena o conserto!

 Recentemente com a ajuda do fórum consertei minha impressora HP laser Jet 100  color mfp175a, e também vi alguns posts sobre nobreak no canal, como não vi nenhuma foto da placa igual a minha não sei o valor deste capacitor será que alguém pode me ajudar??

         Desde já agradeço!!

placa ss2000s engetron.jpg

placa ss2000s.jpg

Inkedplaca ss2000s_LI (2).jpg

Editado: por Jose Lucas Teixeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CJ Sim, dá para ver, como tudo estava chamuscado pensei ser um  fusível limpei a área  e vi que a ligação era entre as  fases aí só cabe um capacitor se fosse fusível entraria em curto!! E junto tem em cada fase um capacitor MKP  0015 uf x 300vac e um varistor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esse capacitor é o filtro da saída mesmo. Ele fica em paralelo com o enrolamento do transformador. Como esse nobreak é senoidal PWM, se não tiver o capacitor a forma de onda na saída fica 'serrilhada' quando ele opera em modo bateria. 

 

Como esses capacitores de polipropileno para circuito impresso não são muito fáceis de achar por aqui, eu costumo adaptar um desses no lugar: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

esse capacitor é o filtro da saída mesmo. Ele fica em paralelo com o enrolamento do transformador. Como esse nobreak é senoidal PWM, se não tiver o capacitor a forma de onda na saída fica 'serrilhada' quando ele opera em modo bateria. 

 

Como esses capacitores de polipropileno para circuito impresso não são muito fáceis de achar por aqui, eu costumo adaptar um desses no lugar: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 Beleza! vou trocar os capacitores mkps pequenos que só queimaram por estarem do lado deste refazer a tomada de saida e vou testar depois posto o resultado!! valeu  igual a este eu tenho  de um ventilador !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2020 às 19:05, zazulak disse:

Buenas,

 

esse capacitor é o filtro da saída mesmo. Ele fica em paralelo com o enrolamento do transformador. Como esse nobreak é senoidal PWM, se não tiver o capacitor a forma de onda na saída fica 'serrilhada' quando ele opera em modo bateria. 

 

Como esses capacitores de polipropileno para circuito impresso não são muito fáceis de achar por aqui, eu costumo adaptar um desses no lugar: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

   boa tarde! fiz o conserto nas trilhas coloquei o capacitor indicado o nobreak funcionou, só que  a tensão de saída ficou com 276 volts; tem como estabilizar esta tensão em  227volts?? não vi nenhum trimpot para estabilizar!!!

 deixei ligado por umas quatro horas em carga  a saida do carregador funcionou perfeitamente sai 36volts em aberto e conectado ao nobreak estabiliza em 28volts carregando as baterias acho que só falta acertar  a voltagem de 220volts, ainda  não coloquei no osciloscópio  para ver a onda senoidal porque estou usando  o osciloscope  no pc e fiquei com medo de queimar meu audio vou conseguir um transformador para rebaixar a tensão e isolar meu pc para depois ver a forma de onda, mas testei com cargas resistivas funcionou bem!! 

Editado: por Jose Lucas Teixeira
complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, joao lima RV disse:

Este equipamento é de núcleo saturado , a tensão de saida varia com o valor do capacitor

perfeito, só que eu não consegui o valor do original porque tinha explodido e na internet não vi nenhuma foto do mesmo, hoje entrei em contato por email com a engetron  vamos ver se me dizem qual ou me enviam um diagrama mais detalhado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Jose Lucas Teixeira disse:

   boa tarde! fiz o conserto nas trilhas coloquei o capacitor indicado o nobreak funcionou, só que  a tensão de saída ficou com 276 volts; tem como estabilizar esta tensão em  227volts?? não vi nenhum trimpot para estabilizar!!!

 deixei ligado por umas quatro horas em carga  a saida do carregador funcionou perfeitamente sai 36volts em aberto e conectado ao nobreak estabiliza em 28volts carregando as baterias acho que só falta acertar  a voltagem de 220volts, ainda  não coloquei no osciloscópio  para ver a onda senoidal porque estou usando  o osciloscope  no pc e fiquei com medo de queimar meu audio vou conseguir um transformador para rebaixar a tensão e isolar meu pc para depois ver a forma de onda, mas testei com cargas resistivas funcionou bem!! 

Colocou um capacitor de quantos uF?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...