Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Leitor de tensão AC

Avalie este tópico:


Krizar

Posts em destaque

Boa tarde pessoal,

 

Estou querendo montar um projeto para poder ler tensões que variam de 5Vac a 150Vac, isto com uma precisão de leitura de 1%.

Tenho algumas opções e gostaria da opinião de vocês sobre qual seria a mais viável.

 

Para o circuito de leitura e adequação do sinal, pensei em algo parecido como este:

 

image.png.a16c378b78ca9c5db11965a37e25c559.png

 

Fazendo uma retificação em meia onda (o diodo em série é para caso um queime ainda tenha outro de proteção), e depois um simples circuito divisor de tensão com um zenner na saída para limitar a tensão e não queimar a entrada do MCU.

Ainda é a ideia inicial, porém não estou achando muito elegante e a precisão ficará afetada. Alguém já fez algo parecido, ou teria alguma sugestão para melhorar o circuito?

Já na parte de controle, estou na dúvida se uso apenas um ATmega88, ou se já parto direto para um arduino nano ou Raspberry PI 2 (são os recursos que tenho disponível no momento).

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Krizar O único problema que vi aí é C1, pois ele vai acabar fazendo com que a tensão que chega em pr1 seja aproximadamente 211V, e seu divisor resistivo está configurado para no máximo 185V (supondo que o ADC utilizado aceite até 5V).

Um capacitor de 0.1uf ou preferencialmente algo ainda menor poderia ser utilizado no ponto de medição apenas para assegurar uma tensão bem definida para a leitura, isso depois de conectar o divisor resistivo a um buffer ou a um amplificador (neste caso daria pra configurar um ganho apropriado para compensar a queda gerada pelos dois diodos na entrada, se usar um buffer teria que tratar os resultados via software) para impedir que o capacitor, e que a própria corrente utilizada para fazer a medição, influenciem nos valores lidos. 

Não sei se é possível obter 1% de precisão com os ADCs embutidos nestes chips de placa protótipo para uma tensão máxima tão alta, teria que avaliar os datasheets e fazer os cálculos.

 

Algo como isto na figura abaixo.

 

2018101614.jpg

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo

Sim, a tensão de pico no C1 ficou bem alta. Na verdade o primeiro protótipo que montei esqueci desse pequeno detalhe e coloquei um capacitor com uma tensão de ruptura baixa, já imagina o resultado né? Ganhei uma bolha de sangue no meu dedo por causa dessa falta de atenção.

 

A ideia do Buffer é extremamente válida, isolando a parte que será medida do MCU.
Com relação a precisão, estou bem desacreditado que conseguirei atingi-la. Já estou pensando outras alternativas.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Krizar Capacitores são armas ueauheauhaeuhae, certa vez bem no início da carreira, consertando uma placa mãe da ASUS removi todos os capacitores para repor por novos, não atentei ao fato de que todas as marcações de capacitores nas placas de PC da marca vem ao contrário (o lado com a meia lua pintada indica o positivo do capacitor) um dos foguetinhos me acertou bem no meio da testa...

Ganhei um bindi natural que durou vários dias...  :))

 

bindi-indiano-D_NQ_NP_921781-MLB32018189451_082019-O.jpg.d57a8a0f23f8b00d850240410f7b8535.jpg

 

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...